Por TV Anhanguera


Escola cria estratégia para melhorar o comportamento dos alunos dentro e fora da escola

Escola cria estratégia para melhorar o comportamento dos alunos dentro e fora da escola

Há poucos anos a Escola Municipal Mestre Pacífico Siqueira Campos, na região norte de Palmas, era vista como uma das piores da capital. Hoje, a situação é diferente e a unidade teve um salto no aspecto disciplinar e no desempenho dos alunos. Tudo isso graças a um projeto simples, pensado e desenvolvido pelos professores: a Ficha de Ocorrência Individual, ou FOI.

Cada um dos 468 alunos têm uma ficha e tudo o que eles fazem durante o tempo que estão na escola é anotado, seja algo positivo ou não. O controle é feito pelos próprios professores durante as aulas e por alunos escolhidos como monitores. (Veja vídeo)

"Isso aqui é um documento que nos auxilia muito. Quando vem um pai a gente mostra tudo que está acontecendo na vida do filho. Todos os professores têm acesso ao FOI e esse registro é mostrado aos pais quando chega em um limite. Por exemplo, com três FOIs negativos o pai é comunicado e consegue ver o que o aluno está fazendo na sala de aula", disse o professor Pedro Henrique Gomes.

Na hora do intervalo, enquanto muitos alunos vão brincar alguns ficam com a prancheta na mão. Isso porque eles se destacaram e acabaram se tornando monitores. "Muitas pessoas que desobedecem às regras da escola. Daí eu anoto o nome e vão para a diretoria", disse o estudante Jamerson Monteiro.

O FOI existe há três anos é já modelo para outras escolas de Palmas. O resultado do projeto também está nos números. Em 2013, a média da escola no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para os alunos do 9º ano, por exemplo, era de 4,4. Dois anos depois, a média subiu para 5,3.

"Foi uma ideia abraçada por todos a equipe escolar e o reflexo está no desempenho que a gente tem conseguido. A escola tem melhorado seus índices em todas avaliações internas e externas", disse o professor Josélio Chagas, um dos idealizadores do projeto.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1