Por TV Anhanguera


Escola com mais de 60 anos pode fechar em Araguaína e população faz protesto

Escola com mais de 60 anos pode fechar em Araguaína e população faz protesto

A Escola Paroquial Sagrado Coração de Jesus tem 60 anos de história e é uma das mais tradicionais de Araguaína, mas deve acabar fechando as portas. Segundo a direção, o motivo do fechamento é a estrutura do prédio que está deteriorada por causa do tempo e precisa de reforma.

A escola tem convênio com o Estado, mas a decisão do possível fechamento é do Coselho Orionita, ligado à igreja Católica e responsável pela unidade. A direção foi procurada, mas o padre responsável não foi encontrado. Quase 700 alunos estão matriculados na escola.

O índice de desenvolvimento da educação da escola é maior do que muitos colégios municipais e estaduais de Araguaína. Com a notícia do possível fechamento, pais, alunos e professores organizaram um protesto. Com gritos de "queremos a escola", os alunos levantaram cartazes pedindo pela continuidade das atividades da unidade.

Escola de Araguaína com sessenta anos de história pode ser fechada neste ano — Foto: Reprodução TV Anhanguera

"Essa escola é muito relevante e ensina para nós os bens comuns, que são coisas que precisamos e que vai nos levar para o caminho do bem", argumenta a aluna de 11 anos, Letícia Silva.

Os pais também participaram e pediram que a direção reveja a decisão. "Queremos pedir ao padre que volte atrás, que reveja essa situação da escola e que nossos filhos possam continuar nessa escola ", comenta o pai de um dos estudantes, Márcio Altino de Oliveira.

A professora Aylçana Coelho Rodrigues diz que os vários anos de história formaram diversos profissionais. "Nós estamos aqui unidos porque acreditamos nessa escola. Essa escola tem resultados visíveis. Ela está funcionando há sessenta anos e por aqui já passaram muitas pessoas que hoje são grandes profissionais".

A comissão de pais da escola, está recolhendo assinaturas na internet com o objetivo de sensibilizar as autoridades políticas e religiosas, qualquer pessoa pode assinar.

Quer saber mais notícias do estado? Acesse o G1 Tocantins.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1