31/03/2017

Escola americana tem modelo semelhante ao novo ensino médio

Cerca de dois anos atrás, Camila Batista estava a ponto de prestar concurso para a Polícia Militar de Minas Gerais. Questões familiares, no entanto, deram outros rumos à vida da jovem, que acabou se mudando para os Estados Unidos. Atualmente, Camila estuda na Clarksburg High School, situada nos arredores de Washington, que recebeu a visita do ministro da Educação, Mendonça Filho, nesta quinta-feira, 30.

A escola, que é pública, aplica uma metodologia de ensino semelhante ao proposto pelo novo ensino médio brasileiro. Os alunos, protagonistas, escolhem as disciplinas, que podem incluir o ensino profissionalizante ou mesmo esporte, teatro e música. "Aqui, aprendemos muito mais do que apenas as disciplinas normais”, destaca Camila. “É um prazer ficar mais tempo na escola".

A Clarksburg High School também desenvolve um trabalho com a língua portuguesa. Assim como propõe o novo ensino médio, a escola americana oferece aos alunos, de forma optativa e flexível, o ensino do idioma. “É importante que a língua portuguesa seja internacionalizada”, celebrou o ministro.

Mendonça Filho destacou que a oferta da disciplina ajuda os filhos de brasileiros que moram fora do Brasil a não perderem o contato com o português. Mas o interesse pelo idioma não se restringe aos brasileiros, constatou o ministro durante a visita. A apresentação da escola coube aos estudantes, em sua maioria americanos, que apresentara cada parte da instituição em português.

Assessoria de Comunicação Social - MEC (30.03.2017)

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×