Por G1 ES


O Espírito Santo foi o estado que teve o melhor resultado na Prova Brasil entre os estudantes do 3º ano do Ensino Médio, do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), de 2017, que avalia o conhecimento de Língua Portuguesa e Matemática. A avaliação é feita por todos os estudantes de escolas públicas, mas na rede particular é facultativo.

O Saeb é a avaliação usada pelo governo federal, a cada dois anos, para medir a aprendizagem dos alunos ao fim de cada etapa de ensino, com provas realizadas no 5º e no 9º ano do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio.

A avaliação é um dos componentes do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), um indicador que estabelece metas bianuais com o objetivo de monitorar a qualidade e os avanços da educação básica no Brasil.

De acordo com os dados do 3º ano do ensino médio, o estado foi o que tem a melhor média nacional tanto na prova de português, com 283,7 pontos e crescendo 6,2 pontos, comparada a prova de 2015, tanto na de matemática com 291,6 pontos, e cresceu 10,5 pontos comparada a prova anterior.

Proficiência média dos estudantes por estado — Foto: Divulgação/ Saeb

Proficiência mpedia dos estudantes em matemática — Foto: Divulgação/ Saeb

No mesmo período o Brasil cresceu apenas um ponto de média em Língua Portuguesa e três em matemática.

A subsecretária de Planejamento e Avaliação da Secretaria Estadual de Educação (Sedu), Andressa Buss, avalia como positiva a trajetória de crescimento da pontuação em português e matemática pelos estudantes.

Secretária comemora trajetória de crescimento no Saeb

Secretária comemora trajetória de crescimento no Saeb

Proficiência

A escala do Saeb vai de 0 a 500 pontos. Ela é única para todos os níveis avaliados, então permite acompanhar o desenvolvimento ao longo da educação básica. A escala numérica é acompanhada de uma lista de habilidades esperadas para cada pontuação.

O Ministério da Educação (MEC) ainda classifica por níveis de proficiência de acordo com a escala Saeb, que varia de 0 a 9 - quanto menor o número, pior o resultado. Níveis de 0 a 3 são considerados insuficientes; entre 4 e 6 os alunos têm nível de conhecimento básico; e a partir de 7 até 9, avançado.

Insatisfatório

Apesar de ser o melhor resultado do país do ensino médio, que apresenta nível 2 em proficiência, o resultado do Espírito Santo está no nível 3, que ainda é considerado insuficiente.

Andressa explica que a pontuação do nível 3 vai até 300 pontos, e o estado, de acordo com os resultados das provas, caminha para atingir o nível 4, já considerado básico e que segue uma importante trajetória de crescimento desde a criação da avaliação.

Secretária do ES explica avaliação Saeb

Secretária do ES explica avaliação Saeb

A meta do Ministério da Educação é atingir, até 2024, o índice 6 de proficiência.

Programas

O secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, atribui a melhora no resultado a implantação de três programas prioritários: Escola Viva, Jovem de Futuro e o Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes).

"A educação brasileira é a política pública mais avaliada no país. O Ensino Médio é um grande desafio e nós conseguimos um crescimento absolutamente extraordinário”, declarou.

Comparação

A subsecretária compara os resultados obtidos no Espírito Santo com o Maranhão, que apresenta uma diferença de 43 pontos em Matemática.

“Se a gente compara o resultado dos dois estados, podemos interpretar que é como se os estudantes do Espírito Santo tivessem estudado dois anos a mais”.

Prova Brasil

A prova é considerada obrigatória para estudantes da rede pública e facultativo para particulares, que manifestam interesse em participar da prova ou são escolhidas por sorteio.

No total, 31.893 estudantes realizaram a prova em 2017, correspondendo a 90% do total de matriculados no 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio. Desses, 7.535, são estudantes do 5º ano, 9.572 no 9º ano, e 16.706 do 3º ano do ensino médio.

Ensino Fundamental

No 5º ano Ensino Fundamental, o Espírito Santo aparece com 219,5 pontos de proficiência em Língua Portuguesa, acima da média nacional (215 pontos), sendo o sétimo estado que mais cresceu no País. Já em Matemática, o Estado alcançou 219,4 enquanto a média nacional foi 224.

Já no 9º ano Ensino Fundamental, o resultado de proficiência em Língua Portuguesa foi de 264 pontos e em Matemática 268,3. Nas duas disciplinas, o Estado ficou acima da média nacional, que foi de 258.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1