O Futuro Se Equilibra: primeira temporada já está disponível
Créditos: Regiany Silva

Blog

Equidade na educação: a primeira temporada do podcast “O Futuro Se Equilibra” já está disponível

por Mariana Rossi ilustração relógio 12 de agosto de 2022

Na última semana, entrou no ar o #20 episódio de “O Futuro Se Equilibra”, podcast do Porvir realizado com apoio do Instituto Unibanco, encerrando a primeira temporada do projeto. Ao longo dos 20 programas, debatemos, ao lado de convidados, temas relevantes para garantir a equidade na educação.

“A equidade alia a igualdade ao senso de justiça social, que é baseado na ideia de equilíbrio entre os desiguais. Ela reconhece as características e as necessidades de cada pessoa e, com isso, fomenta oportunidades, reconhecendo e considerando essas diferenças”, definiu Ricardo Henriques, superintendente executivo do Instituto Unibanco, no primeiro episódio.

Na educação, a equidade “deveria ser um caminho para que alcancemos uma educação democrática no sentido pleno da palavra, e isso implica uma mudança institucional no campo das políticas educacionais, no currículo, na relação professor-aluno e na formação inicial e continuada de professores. Essa mudança implica um reinventar junto com os sujeitos da educação”, afirmou Nilma Lino Gomes, professora, pesquisadora e ex-ministra das mulheres, igualdade racial e direitos humanos, também no episódio “O que é equidade na educação”.

Com esse ponto de partida, em cada episódio discutimos temas que colaboram para a desigualdade de acesso e oportunidades na educação, como a pobreza menstrual, a fome, a falta de moradia. Também trouxemos questões sociais urgentes, como a conciliação da maternidade com os estudos, a acessibilidade para pessoas com deficiência e a equidade racial no ensino superior – este último, finalista do Prêmio ABMES de Jornalismo, da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior.

Para fechar a temporada, o último episódio aborda um aspecto fundamental para a garantia da equidade: as políticas públicas. Embora ações individuais também sejam necessárias, é a partir das políticas que conseguiremos garantir direitos a todos e todas. Quem participa da discussão é Anna Penido, Diretora Executiva do Centro Lemann e conselheira do Porvir.

Todos os episódios, que variam entre 16 e 25 minutos de duração, trazem histórias reais de pessoas que passam por dificuldades para estudar por conta do assunto abordado, além de conversas com especialistas. O Futuro Se Equilibra está disponível no nosso canal do YouTube e nas principais plataformas de áudio. Clique abaixo para ouvir.


TAGS

equidade, poraqui

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x