Brasil
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Rafael Rosas, Valor — Rio


Entidades ligadas à educação manifestaram-se nesta terça-feira contra os dispositivos do substitutivo da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 186 que extinguem as vinculações constitucionais de recursos para a área, assim como para a saúde. A matéria, chamada de PEC Emergencial, deverá ser apreciada na quarta-feira pelo Senado.

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) afirma estar em "veemente desacordo" com tais dispositivos, que "constituem séria ameaça de retrocesso no financiamento da educação pública brasileira".

Em nota, o Consed ressalta que o substitutivo propõe a extinção das vinculações constitucionais para aplicação mínima nas áreas da saúde e da educação, com a supressão do § 2º e do inciso I do § 3º do art. 198 e do “caput” e dos §§ 1º e 2º do art. 212.

As faltas na educação — Foto:  Eduardo Zappia/Valor
As faltas na educação — Foto: Eduardo Zappia/Valor

"Além disso, tal proposta, retira, do § 4º do art. 167, a permissão de vinculação de recursos para a educação e para a saúde. Trata-se de sério golpe no financiamento dessas duas áreas, extinguindo disposições que resultam de longa caminhada da sociedade brasileira e que garantem patamares mínimos de gasto público, essenciais ao atendimento das necessidades da população brasileira", afirma.

O Consed ressalta que, "não obstante os esforços despendidos nos últimos anos", o Brasil ainda apresenta resultados aquém do desejável na aprendizagem dos estudantes e cita os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), mantido pelo Ministério da Educação.

"O atendimento educacional nas escolas ainda se faz, como regra geral, em jornadas escolares (quatro ou cinco horas diárias) que se situam entre as mais reduzidas no cenário internacional. É extremamente modesto o número de estudantes da educação básica que têm oportunidade de frequentar a escola em tempo integral", afirma, acrescentando que apenas 36 em cada 100 crianças têm acesso a creches.

O Consed diz ainda que a experiência do ensino remoto, imposta pela suspensão das aulas presenciais em 2020 em decorrência da pandemia, evidenciou o quanto é necessário investir na modernização tecnológica das redes escolares.

"Ainda que pretenda preservar o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o Substitutivo tem o potencial negativo de reduzir significativamente os recursos destinados à manutenção e desenvolvimento do ensino, limitando-os apenas a esse Fundo", diz o comunicado.

O conselho ainda frisa que há "imenso risco de completo desordenamento" do financiamento da educação básica pública, com "notável prejuízo" para os entes federados dotados de menos recursos.

Já a Undime, instituição que reúne os dirigentes responsáveis pela oferta da educação básica pública nos 5.568 municípios do país, diz estar "indignada" com a proposta do substitutivo e destaca a importância da aplicação em educação de pelo menos 18% da arrecadação por parte do governo federal e de 25% no caso de Estados e municípios.

"Em um momento em que os entes federados discutem o processo de reabertura das escolas públicas e implementam os necessários protocolos de segurança sanitária, é impensável propor alterações nesses percentuais", diz a nota assinada pelo presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia.

"Além disso, tal medida também afetaria o Fundeb que recém foi aprovado pelo Congresso Nacional, após cinco anos de discussão", acrescenta.

Mais recente Próxima Ipea revisa de 3,5% para 3,7% projeção para IPCA em 2021

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Algumas marcas que desenvolveram ações para se aproximar dos fãs da popstar e do público de ao menos 1 milhão de pessoas que ela movimenta no Rio

De Itaú a copo Stanley, marcas pegam carona em show de Madonna

Mudança teria o objetivo de “não gerar desequilíbrio com os produtos fabricados no Brasil, que pagam todos os impostos", aponta relatório

Relator inclui revogação de isenção de importações abaixo de US$ 50 em projeto do Mover

Mais de um milhão de pessoas são aguardadas para assistir apresentação da superstar

Copacabana tem ruas fechadas e revista com detector de metais para show de Madonna

Ao longo do dia, o governo estadual chegou a informar que havia 57 mortos, e depois revisou o número

Chuvas: Governo do RS corrige para 55 o número de mortos em temporais

Em coletiva, governador ressaltou que a prioridade no momento são os resgates, mas adiantou que Estado vai necessitar de medidas excepcionais

Leite diz que Rio Grande do Sul precisará de um “plano Marshall” para reconstrução

Ex-presidente seguiu para o encontro do PL Mulher na capital do Amazonas, com a participação de Michelle

Bolsonaro tem alta em hospital de Manaus após atendimento por erisipela

Megainvestidor comparou tecnologia ao advento das armas nucleares

Buffett fala sobre IA: mundo um dia pode se arrepender ter deixado 'o gênio sair da garrafa'