Democracia e educação

Entidades científicas da educação formalizam apoio a Lula

Em live realizada nessa terça-feira, representantes dessas entidades destacaram os avanços no setor nos governos do PT e os retrocessos a partir do golpe de 2016, intensificados no governo de Jair Bolsonaro

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
Programas utilizarão as verbas para manutenção de equipamentos, aquisição de materiais de laboratórios, participação em eventos e publicação de conteúdos científicos

São Paulo – A cinco dias do segundo turno, representantes de entidades científicas da educação formalizaram nesta terça-feira (25) o apoio ao candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em live, o manifesto destaca os avanços educacionais nos governos petistas em contraponto aos retrocessos desde o golpe que destituiu a presidenta Dilma Rousseff em 2016, intensificados pelo atual governo.

Os educadores enfatizam os cortes orçamentários, que chegam a inviabilizar o funcionamento das universidades, institutos e prejudicam a educação básica como um todo. E também perseguições no ambiente acadêmico, os retrocessos e ameaças à democracia.

Entre os participantes da live estiveram representantes da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (Abrapec), Centro de Estudos Educação e Sociedade (Cedes/Unicamp), Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae), Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope), Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf), Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE) e Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE).

“Só existe um caminho neste segundo turno para reafirmar conquistas e defender a Educação e a democracia brasileiras”, foi o mote do apoio à candidatura da coligação Brasil da Esperança.

Signatária do Manifesto Educação com Lula 2022, a Associação Nacional de Pesquisadores em Financiamento da Educação (Fineduca) sistematizou algumas das razões que determinaram a escolha do setor da pesquisa em educação nessas eleições:

  • A população universitária quase triplicou no governo do PT, saltando de 3 milhões em 2003, para 8 milhões em 2016.
  • No governo Lula foram criadas 18 novas universidades federais e 184 campi universitários.
  • No governo do Lula, a formação continuada de docentes da educação teve forte expansão. Só o Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio formou 300 mil professores e professoras em todo país.
  • No governo do Lula foi criado o Observatório da Educação, que expandiu o financiamento de pesquisas sobre a educação básica no Brasil.
  • O financiamento público em educação, com o PT, passou de 4,7% do PIB em 2002 para 6% do PIB em 2014.
  • No governo Lula, a educação profissional técnica e tecnológica teve uma grande expansão. Foram implantadas 422 unidades por todo o pais.

Confira live de lançamento o manifesto


Confira a íntegra

Manifesto Educação com Lula 2022

Nós, entidades educacionais e científicas, pesquisadores/as professores/as, trabalhadores/as da educação abaixo-assinadas, manifestamos nossa profunda preocupação com a situação de descaso, desfinanciamento da educação pública e da pesquisa e ataque aos direitos sociais assegurados pela CF/88, no Brasil. Essa situação, agravada pelos ataques constantes à saúde, às universidades, pelos escândalos de corrupção no MEC e prevaricação no Ministério das Mulheres, tem ocasionado impactos negativos para a nossa soberania nacional. Sabedores de muito a realizar, valorizamos e ressaltamos as conquistas garantidas depois de muito esforço e histórias de lutas do povo brasileiro. Povo que hoje vive sob ameaça do negacionismo, da violência, do racismo, do feminicídio, da fome e da miséria, que precisam ser interrompidos imediatamente, sob o risco de entregarmos o país e seu povo à “política do nós e do eles”, à, ignorância, terror, medo e ódio. Um futuro que garante “aos aliados tudo, aos adversários a morte”. 

Nós, entidades educacionais e científicas, pesquisadores/as professores/as, trabalhadores/as da educação, nos manifestamos em defesa da Democracia, da educação e da ciência como indicativos de soberania, entendendo que para construção de um Brasil com equidade e justiça para todos/as/es é preciso ter como projeto a defesa da sociedade brasileira sob o pilar democrático. Para a concretização desse projeto é urgente e necessária a garantia da educação pública para todos/as/es da educação infantil à pós graduação, com pesquisa e liberdade de cátedra de modo irrevogável e nunca disfarçado por fake news, discursos de ódio e criminalização da ciência, da liberdade religiosa, da defesa do meio ambiente e do direito à diversidade. 

Nós, entidades educacionais e científicas, pesquisadores/as professores/as, trabalhadores/as da educação, diante do processo eleitoral em curso, entendemos que a luta pelo projeto de Brasil democrático, justo, inclusivo, sustentável, exige posicionamento e por isso declaramos nosso apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin como única alternativa para soberania nacional. Única alternativa por representar a defesa da democracia em todas as dimensões da sociedade brasileira, o retorno dos investimentos na educação pública, na saúde e na ciência, a defesa incontornável do meio ambiente e dos povos originários e tradicionais. Única alternativa para defender a vida e o direito de sermos brasileiras/es/os com orgulho da diversidade, da regionalidade, da diferença na unidade. 

Estamos com Lula!

Redação: Cida de Oliveira