Por Colégio Salesiano de Sorocaba


O chamado "Novo Ensino Médio" será realidade nas escolas brasileiras a partir de 2022. A legislação educacional prevê mudanças nesta etapa escolar, como currículo mais flexível e conectado com as expectativas dos jovens, com o mundo do trabalho, com a preparação para o Ensino Superior e também com o contexto regional e local em que o estudante vive.

O currículo do Novo Ensino Médio é composto por duas partes bem definidas:

  • Formação Geral Básica, que concentra as disciplinas e os objetos de conhecimento comuns definidos pela Base Nacional Comum Curricular;
  • Itinerários Formativos, que são as trilhas de aprendizagens organizadas tendo como eixos estruturantes a Investigação Científica, a Mediação e Intervenção Sociocultural, o Empreendedorismo e/ou Processos Criativos.

Em Sorocaba, no interior de São Paulo, o Colégio Salesiano fará a implantação do Novo Ensino Médio de forma gradual e ela estará completa no fim do ano letivo 2024, quando haverá também a implantação do novo ENEM, que acompanhará as mudanças.

Novo Ensino Médio terá currículo mais flexível e será implementado nas escolas a partir de 2022 — Foto: Salesiano Sorocaba/Divulgação

Formação Geral Básica do Novo Ensino Médio

A formação geral básica do Novo Ensino Médio traz os saberes comuns a todos os alunos do Brasil, ou seja, a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio apresenta os objetos do conhecimento comuns a todas as escolas nacionais.

Dentro da Formação Geral Básica da 1ª série do Novo Ensino Médio temos os seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte, Educação Física, Matemática, Química, Física, Biologia, História, Geografia e Filosofia.

No Salesiano Sorocaba, os estudos e práticas da formação geral básica são tratados de forma contextualizada e interdisciplinar, por meio de diferentes estratégias de ensino-aprendizagem. Para acompanhar tal demanda, a Rede Salesiana Brasil de Escolas, em parceria com a Editora Edebê, está lançando a Coleção Didática e Digital Passaporte.

O material permanece embasado nos princípios do Humanismo Cristão e do Sistema Preventivo Salesiano e traz abordagens atuais adequadas ao currículo do Novo Ensino Médio.

Estudos e práticas da formação geral básica são tratados de forma contextualizada e interdisciplinar no Colégio Salesiano — Foto: Salesiano Sorocaba/Divulgação

O que os alunos podem esperar dos Itinerários Formativos?

A flexibilidade dos currículos do Novo Ensino Médio está concentrada nos Itinerários Formativos. Significa que, durante o percurso do Ensino Médio, o estudante continuará aprimorando habilidades e competências nas diferentes áreas de estudo e também trabalhará o autoconhecimento na construção do seu Projeto de Vida, conhecerá as diferentes áreas de atuação e escolherá cursar os Itinerários direcionados as suas potencialidades e interesses, presentes e futuros.

A escolha de Itinerários aumentará gradualmente durante as três séries do Ensino Médio.

Na 1ª série do Novo Ensino Médio Salesiano, os Itinerários Formativos trarão percursos comuns, tais como: Projeto de Vida, Ensino Religioso, Núcleo de Produção Textual, Núcleo de Práticas Laboratoriais e Núcleo de Conhecimento das Áreas e também percursos a serem escolhidos pelos alunos, tais como: Educação Financeira, As artes na cultura brasileira, Salê Science Club e outros.

Rede Salesiana Brasil de Escolas

O Colégio Salesiano São José de Sorocaba é uma das 90 escolas do Brasil pertencentes a Rede Salesiana Brasil de Escolas.

A RSB-Escolas tem acompanhado suas instituições de ensino no processo de conhecimento dos documentos oficiais e estruturação das mudanças referentes a implantação do Novo Ensino Médio.

Além disso, o programa de formação continuada e contínua dos professores e gestores, por meio do Centro Salesiano de Formação, contribui para segurança, eficiência e eficácia e garantia da essência da educação salesiana que há 60 anos forma pessoas comprometidas com seu próprio bem e com o bem comum na cidade de Sorocaba.

Saiba mais pelo site do Salesiano Sorocaba.

Colégio Salesiano de Sorocaba

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!