Brasil

Entenda o que é o Encceja, exame que corre o risco de não ser realizado neste ano após falha de segurança

Avaliação dá certificação de ensino fundamental e médio a jovens e adultos que não puderam concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino
Exame é voluntário, gratuito e destinado a jovens e adultos que não puderam concluir seus estudos na idade apropriada Foto: Márcio Alves / Agência O Globo
Exame é voluntário, gratuito e destinado a jovens e adultos que não puderam concluir seus estudos na idade apropriada Foto: Márcio Alves / Agência O Globo

RIO - O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos ( Encceja ), que sofre o risco de não ser realizado este ano após falha de segurança, é um exame voluntário, gratuito e destinado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino.

À princípio, as provas estavam marcadas para o dia 25 de agosto. A nova data da realização do exame ainda será anunciada. A inscrição é gratuita e permanece pelo site até 31 de maio. O exame já tem 730 mil inscritos, de acordo com o Ministério da Educação.

Desde 2017, após a instituição do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Encceja passou a ser realizado visando à certificação do Ensino Médio Nacional e Exterior. Antes disso, essa certificação era dada a partir do Enem, que destina-se atualmente a aprovação para o ensino superior.

Para certificação do ensino fundamental, é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame. A certificação do ensino médio exige a idade mínima de 18 anos completos no dia de aplicação da prova.

Todos aqueles que tenham realizado o Encceja Nacional em anos anteriores e não obtiveram média para aprovação na área de conhecimento, poderão inscrever-se novamente para eliminação do componente curricular desejado, caso tenham interesse.

Quem atingir a nota mínima em pelo menos uma das áreas de conhecimento, mas não em todas, recebe a declaração de proficiência naquela área. Ela não vale como certificado de conclusão dos ensinos fundamental ou médio, mas libera o candidato de ter que refazer a prova sobre essa área nas próximas edições do exame.

Edição deste ano

Segundo o calendário inicial, as provas seriam aplicadas em 611 municípios do país, no dia 25 de agosto, pela manhã e pela tarde. Esta é primeira vez em que o edital do exame tem uma versão em Língua Brasileira de Sinais (Libras).