Por João Gabriel Alvarenga, Bárbara Gasparelo, Heitor Moreira, g1 Campinas e Região e EPTV


Evasão escolar tem aumento de 110,7% em Campinas em 2023

Evasão escolar tem aumento de 110,7% em Campinas em 2023

O número de alunos que abandonaram os estudos no ensino fundamental em Campinas (SP) disparou em 2023, no comparativo com 2022. Os dados da chamada evasão escolar foram disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação à EPTV, afiliada da Globo.

Segundo a pasta, o número de matriculados na rede municipal caiu de 19.214 em 2022 para 18.846 em 2023, enquanto o total de evadidos subiu de 224 (2022) para 472 (2023), uma variação de 110%.

Mas o que pode ter causado esse aumento? Para o secretário adjunto de Educação de Campinas, Luiz Roberto Marighetti, fatores educacionais, econômicos e sociais explicam a evasão escolar na metrópole. Veja lista:

  • Dificuldade na frequência das aulas;
  • Dificuldade de aprendizagem;
  • Perda de emprego dos pais pós-pandemia;
  • Aumento da orfandade (crianças que perderam os pais);

"Quando a gente vai olhar para os dados a gente observa que são as crianças do final do ensino fundamental que mais evadem porque, em geral, essas começam a gerar algum tipo de renda, ainda que de maneira informal, para contribuir com a renda das famílias", explicou Marighetti.

Busca ativa

Segundo Luiz Roberto, o combate à evasão escolar requer uma atuação conjunta de vários órgãos. Na parte da Educação, diz o secretário adjunto, há um controle bastante sistemático dos alunos.

"Basicamente as ações da Secretaria de Educação estão focadas na questão da busca ativa. Então, a gente procura mobilizar as famílias para que essas crianças continuem com sua frequência e a evasão seja mitigada".

O secretário-executivo ainda ponderou que a pasta já registrou evasão escolar perto de 6% na média histórica, e que o número atual, apesar de alto, já é reflexo de medidas que vem sendo tomadas.

Vagas abertas no EJA e PAI

Uma parceria entre SESI Amoreiras, Guardinha e Fundação FEAC está oferecendo 60 vagas para ingresso nas aulas do PAI (Programa de Alfabetização Intensiva) ou EJA (Ensino de Jovens e Adultos) em duas modalidades.

  • Ensino Fundamental Anos Finais (do 6° ao 9° ano): a partir de 15 anos de idade
  • Ensino Médio (do 1° ao 3º ano): a partir de 18 anos de idade

As vagas são destinadas a jovens, adultos e idosos. Para fazer a inscrição é preciso preencher o formulário clicando aqui. Os estudos iniciam em maio de 2024.

VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!