Brasil
PUBLICIDADE

Por Karolini Bandeira — Brasília

Os secretários estaduais de Educação estão insatisfeitos com pontos da proposta apresentada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, para o Novo Ensino Médio e irão pedir que as mudanças ocorram somente a partir de 2025. Em posicionamento junto ao Conselho Nacional de Educação (CNE) e aos conselhos estaduais, os secretários têm como principal crítica o aumento da carga horária.

O pedido de ajuste será enviado para Santana nesta terça-feira, 22. O ministro apresentou a proposta para o Novo Ensino Médio no último dia 7 e aguardava, até esta segunda, as sugestões do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e demais entidades de educação, além das comissões de educação da Câmara e do Senado.

No documento ao ministro, os secretários afirmam que qualquer modificação da pasta é “inviável para o ano letivo de 2024, cujo planejamento já teve início à luz da legislação vigente”, e que a mudança exige um “período de transição factível”, devendo ser aplicada apenas em 2025.

Já Santana tem pressa em implementar as alterações e espera enviar ao Congresso até setembro uma proposta consolidada para o Novo Ensino Médio.

Os secretários também pedem que a carga horária para a formação básica seja reduzida para 2,1 mil horas. Inicialmente, a reforma previa 1,8 mil horas para disciplinas básicas, como Português, Matemática, Biologia e História. O MEC aumentou a carga básica para 2,4 mil horas após professores acusarem que o tempo original seria insuficiente para o ensino.

Os titulares estaduais defendem que a formação básica tenha 300 horas a menos que a nova proposta do governo, sob argumentação de que a carga dificultaria a oferta do ensino técnico.

Os ajustes no Novo Ensino Médio, apresentados por Santana no início de agosto, tiveram como base a consulta pública feita desde março, quando o governo passou a reavaliar a reforma, alvo de críticas por profissionais e entidades do setor. Em abril, o MEC decidiu suspender o calendário de implementação, que vinha sendo executado nas escolas desde 2022.

No texto, os secretários e os conselhos pedem que “o MEC firme o compromisso de estabelecer maior harmonia na atuação junto às demais instituições responsáveis pela oferta e regulação do ensino médio no Brasil”.

A partir de amanhã, a pasta da Educação passará a construir uma proposta definitiva para levar para a avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Caberá a Lula definir qual melhor formato de encaminhamento das mudanças. Não há definição sobre quais pontos irão tramitar via projeto de lei e quais serão implementados via portaria ou decreto.

Mais recente Próxima PMs agridem e arrastam homem em situação de rua que se abrigava da chuva em supermercado no PR; vídeo
Mais do Globo

Ação foi movida pelo PSD, partido do prefeito Fuad Noman que disputará à reeleição e tem histórico de desavenças com Gabriel Azevedo

Justiça Eleitoral suspende inserção do MDB com imagens do pré-candidato em Belo Horizonte

Cláudio Castro disse que governo estadual e prefeitura negociaram juntos e que evento coloca o Rio no cenário mundial

Governador admite que patrocínio de R$ 10 milhões ao show da cantora pop Madonna só foi divulgado 'agora'

Carioca era finalista de concurso do Now United

Gi Fernandes desistiu de grupo pop internacional para fazer 'Justiça 2'; entenda

Só que... o autor não apareceu em plenário para defender a proposta

Vereador faz projeto de lei para dar o nome do terraplanista Olavo de Carvalho a escola pública

Emissão de mandados de prisão igualaria funcionários do Estado judeu a figuras como o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o ex-presidente deposto do Sudão, Omar al-Bashir, acusados de crimes de guerra

EUA e aliados tentam impedir mandados de prisão do TPI contra autoridades de Israel por guerra em Gaza

Casal acionou a Justiça Federal após o Tribunal de Justiça do Distrito Federal ter rejeitado a ação

Bolsonaro e Michelle pedem R$ 20 mil de danos morais a Lula por fala sobre 'sumiço' de móveis do Alvorada 

Spin-off de 'O rei leão' tem estreia prevista para dezembro

'Mufasa: O rei leão' tem primeiro trailer revelado; assista aqui

Ángel Ojeda chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos na cabeça

Jogador de 23 anos morre após se chocar com muro que cercava o campo na Argentina

Influenciadora digital, que se casa em novembro deste ano, divulga detalhes da celebração nas redes sociais

Casamento às 5h? Noiva viraliza ao decidir horário de cerimônia para aproveitar nascer do sol e evitar calor