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'Ensino médio está no fundo do poço', diz ministro da Educação

Para Rossieli Soares, é inaceitável ter mais de 70% dos alunos no nível 'insuficiente'
O ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, durante entrevista Foto: Givaldo Barbosa / Agência O Globo
O ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, durante entrevista Foto: Givaldo Barbosa / Agência O Globo

BRASÍLIA — O ministro da Educação, Rossieli Soares, afirmou que o ensino médio está "no fundo do poço", ao apresentar os dados do Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb), nesta quinta-feira.

Segundo ele, é inaceitável ter mais de 70% dos alunos no nível "insuficiente".

— O ensino médio brasileiro está absolutamente falido, está no fundo do poço. Está na hora de este país tomar uma decisão e seguir o rumo de buscar uma melhoria. Se quiserem melhorar o PIB deste país, olhem para a educação básica — disse Rossieli.

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O ministro salientou que os estudantes classificados com aprendizagem "insuficiente" no Saeb não têm sequer condições de seguir os estudos sem um "grande reforço", além da chance elevada de abandonarem a escola.

— Se não tiverem um grande reforço, não terão absolutamente nada para dizer que aprenderam dentro da escola. O insuficiente é realmente insuficiente para a continuidade dos estudos — diz.

A proficiência classificada como "básico" também não significa um aprendizado suficiente, afirmou o ministro. Ele apontou que o "básico" precisa de acompanhamento e apoio:

— É fundamental que se entenda isso.

Rossieli disse que somente os alunos que obtiveram o nível "adequado" estão com boa proficiência.

Esse patamar "adequado" estava descrito como "avançado" no material repassado com antecedência para a imprensa para a preparação de reportagens.

— Estamos trabalhando com adequado. Foi erro de digitação. Não trabalhamos com avançado — explicou o ministro.

DIVULGAÇÃO FATIADA

O ministro Rossieli negou que o governo tenha a intenção de esconder dados ao decidir, pela primeira vez, divulgar os dados do Saeb separadamente, dias antes de divulgar o Ideb (que agrega o Saeb com taxas de aprovação, reprovação e abandono). Segundo ele, a mudança foi uma decisão técnica para focar a análise nos resultados de aprendizagem. O Ideb será apresentado na segunda-feira.

— Esses dados (do Saeb) sempre foram disponibilizados, mas não foram discutidos. Queremos dar essa importância para aprendizagem — afirmou. — É necessário colocar luz sobre esses dados, foi uma discussão técnica discutida pelo Inep e MEC.