Por Educa Mais


O ensino integral promove atividades de lazer com orientação e dirigidas para o aluno sempre viver momentos de aprendizado — Foto: Shutterstock

Na correria do dia a dia, os pais vivem um dilema: o que fazer com as crianças no contraturno escolar? Buscar uma forma segura e útil de ocupar o tempo dos filhos durante todo o dia está motivando as famílias a matriculá-los em instituições que ofereçam o ensino integral. E a oferta desse modelo de educação é crescente em todo o país. O Censo Escolar 2017 aponta que, no Ensino Fundamental, por exemplo, o percentual de alunos estudando no período integral, contando as redes pública e privada, passou de 9,1%, em 2016, para 13,9% no ano passado. Mas você sabe como ele funciona?

Educação integral não significa simplesmente que o aluno passa mais tempo na escola. É muito mais do que isso. Nessa modalidade, ele convive com múltiplas oportunidades de aprendizagem, seguindo um programa político-pedagógico. Ou seja, ele estará em contato com atividades culturais, de arte, esporte, ciência e tecnologia, tanto na teoria quanto na prática.

"Para que os alunos possam se desenvolver em todas as suas dimensões, o nosso período integral é dividido em dois momentos: o pedagógico e a parte de recreação. No momento de lazer, eles recebem atividades dirigidas e orientadas, para que o aluno se divirta e também possa ter momentos de aprendizado", diz Antônia Soares, diretora do Colégio Nova Meta, em São Paulo.

Segundo ela, os alunos até 10 anos de idade têm uma rotina bem intensa: chegam de acordo com o horário de cada pai, entre 7h e 8h, fazem atividades de recreação durante a manhã, almoçam, têm momentos de higiene, descansam e vão para o período pedagógico. "Além dos pais ficarem tranquilos por deixar a criança na escola enquanto trabalham, não precisam se preocupar com a forma como ela vai ocupar o dia", afirma.

Um dia todo de aprendizado

No ensino integral, os alunos estão o dia todo envolvidos com atividades que proporcionam o seu constante aprendizado. Para Andrea de Andrade Gutierrez, diretora da Aquarela Creche e Escola, de Salvador, na Bahia, este é o principal benefício desse modelo. A instituição, que trabalha há nove anos com o método, oferece cinco refeições, que vão do café da manhã até o jantar, além de dois banhos por dia, um em cada turno.

"Os alunos chegam à escola às 7h e ficam até as 19h. Em um turno, eles têm tarefas pedagógicas, e no outro, atividades dirigidas de recreação. Oferecemos ainda balé e capoeira, além de momentos de descanso após o almoço", explica.

Mãe de Valentina, de 3 anos e 8 meses, a empresária Cláudia Mendes Rocha, 44 anos, passou a trabalhar mais tranquila depois de matricular a filha no Venha Mundo Berçário e Escola, também em Salvador. “Eu a deixo na escola às 8h30 e busco às 17h30. Além de todas as refeições, minha filha participa de oficinas de música, pintura e capoeira. Ela está aprendendo e se divertindo ao mesmo tempo", afirma. Para ela, o período na escola é mais produtivo. “É mais fácil controlar a rotina dela".

O fato de as crianças estarem o tempo todo ocupadas, com atividades orientadas e dirigidas, faz o projeto ganhar a aprovação da família. Especialmente porque os pequenos não deixam de se divertir e de terem momentos leves dentro da escola. Afinal, o brincar dentro do ensino integral é entendido como uma potência, uma ferramenta para o aprendizado.

Governo planeja crescimento

Além da expansão nas escolas particulares, na rede pública esse modelo também está em crescimento. Entre as metas do Plano Nacional de Educação, está oferecer tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, e que 25% dos alunos da chamada educação básica – como o governo define educação infantil, ensino fundamental e médio – sejam atendidos em tempo integral até 2024.

De acordo com o Censo Escolar 2017, dos 7,9 milhões matriculados no ensino médio, 7,9% estão no período integral. Já no fundamental, que atende 48,6 milhões estudantes, a taxa de alunos em período integral é de 13,9%. Um dos objetivos de aumentar a oferta de vagas nessa modalidade em todo o país é melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e em matemática através da jornada estendida.

Bolsas de estudo em período integral

Se na sua cidade não tem oferta de ensino integral na rede pública, a privada pode ser uma boa opção. O programa Educa Mais Brasil, que oferece bolsas de até 70% de desconto nas mensalidades, tem parceria com diversas escolas neste sistema, da creche ao ensino médio. Já imaginou oferecer uma educação de qualidade e ainda pagar um preço que cabe no bolso? Consulte o site e veja a escola mais próxima de você: www.educamaisbrasil.com.br. São mais de 500 mil bolsas disponíveis. Se quiser conhecer melhor o programa, confira o instagram do Educa Mais Brasil.

Educa Mais
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1