Conteúdo de Marca

Brasil Educação Enem e vestibular

Ensino a distância reforça aprendizado e autonomia do aluno

Cursos online são complementados por aulas práticas e provas presenciais em polos espalhados pelo país
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Se antes os cursos EAD eram ligados à administração, licenciatura e pedagogia, hoje já é possível oferecer online cursos de maior complexidade, como os da área de engenharia e saúde Foto: Divulgação
Se antes os cursos EAD eram ligados à administração, licenciatura e pedagogia, hoje já é possível oferecer online cursos de maior complexidade, como os da área de engenharia e saúde Foto: Divulgação

A tecnologia sempre foi uma aliada na busca por levar educação a diferentes lugares.  Se no início do século XXI, o ensino a distância era oferecido, principalmente, com aulas em vídeo via satélite, neste momento quem amplia as possibilidades é a evolução da internet.

— As novas tecnologias ajudaram muito, mas mais do que isso, houve uma tomada de consciência por parte das instituições de ensino. A educação a distância pela TV foi importante e cumpriu a missão, mas o avanço da internet instalou um caminho “darwinista”, de ver qual modelo sobreviveria. Hoje, os dois coexistem, mas já há uma migração para a internet como mídia principal — explica Flávio Murilo de Gouvêa, diretor Acadêmico de Educação a Distância da Estácio.

A universidade foi uma das pioneiras na Educação a Distância (EaD) e aplica uma metodologia voltada para o desenvolvimento da autonomia e o protagonismo dos alunos. O corpo docente acompanha de perto o crescimento e as dúvidas de cada estudante. Flávio explica que o aluno da EaD é ativo no aprendizado e, por isso, muitas vezes obtém melhores resultados do que os alunos presenciais.

— No curso a distância, o aluno pode retomar os estudos quantas vezes quiser, além de escolher o momento e o tempo ideal para se dedicar às aulas. É um tipo de curso que entende e respeita a velocidade e a capacidade de cada um dos seus alunos — pontua ele.

A Estácio oferece mais de 100 cursos online de graduação, pós-graduação e MBA, além de cursos livres. O conteúdo é dado por meio de experiências em plataformas digitais. As aulas aparecem escritas e o conteúdo pode ser apresentado também em gráficos, desenhos e vídeos em que os professores aprofundam o assunto.

Ao final de cada aula, o aluno responde questões sobre o tema que acabou de ver e, em seguida, recebe um gabarito comentado para que ele veja seu desempenho.

— Só com a tecnologia conseguimos oferecer cursos com preço médio e acessibilidade também quanto à localização, horário e qualidade. A maioria dos nossos alunos faz parte da primeira geração da família a cursar uma faculdade. Estamos transformando vidas. É a verdadeira democratização do acesso ao ensino superior — avalia Flávio.

A Estácio foi uma das pioneiras na Educação a Distância (EaD) Foto: Divulgação
A Estácio foi uma das pioneiras na Educação a Distância (EaD) Foto: Divulgação

Mas não é só a teoria que forma os alunos de EaD da Estácio. Os estudantes aplicam o que aprendem online e também passam por provas e testes em um dos 506 polos práticos distribuídos por todo o país.  Cada um deles tem laboratórios e infraestrutura para aulas práticas, que são previamente agendadas pelo aluno e acompanhadas por um professor.

A eficácia da modalidade de ensino a distância é comprovada nos últimos exames aplicados pelo MEC, já que os cursos de EaD da Estácio obtiveram notas que ficam entre 4 e 5 – pontuação máxima na avaliação. Por conta disso, a área de ensino a distância, que já tem 200 mil alunos matriculados, deve expandir ainda mais seu alcance.

— Temos a autorização do MEC para criar 350 novos polos de EAD por ano devido a esse resultado. Nossos principais polos ainda são nos grandes centros e queremos cada vez mais expandi-los para o interior do país. Queremos levar as propostas de inovação e autonomia do aluno para todos os cantos — afirma Adriano Pistore, vice-presidente de Ensino a Distância da Estácio.

Segundo Pistore, a Estácio já mapeou mais de 1500 municípios que podem receber polos, levando uma educação de qualidade pautada nos valores da Estácio: foco no aluno, inovação, simplicidade e resultado.

— Vamos expandir a atuação, tanto em novos locais quanto em novos cursos — complementa o vice-presidente.

A expansão das tecnologias também permitiu que os alunos tenham acesso a uma biblioteca virtual, o que facilitou também a incorporação de novas áreas. Se antes os cursos tradicionais eram ligados à administração, licenciatura e pedagogia, hoje já é possível oferecer online cursos de maior complexidade, como os da área de engenharia e saúde. Para Flávio Murilo, o futuro da EaD é imensurável:

— No futuro, teremos ainda maior diversidade no ensino a distância. E quando começarmos a falar de realidade aumentada, não teremos limites.

Os interessados que quiserem ingressar na Estácio podem obter mais informações nas unidades mais próximas de suas residências ou por meio do site inscricoes.estacio.br/ . Para realizarem suas inscrições, eles deverão ter nota acima de 300 pontos na redação e mais de 100 acertos nas questões objetivas do ENEM; a prova para o vestibular pode ser agendada pelo link inscricoes.estacio.br/ (basta conferir os horários de acordo com a unidade desejada).

A instituição também aceita transferência externa, ou seja, de estudantes de outras faculdades. Os portadores de diplomas de Ensino Superior não precisam fazer vestibular para sua segunda graduação. Quem quiser saber mais detalhes sobre os cursos EaD da Estácio é só acessar a página portal.estacio.br/ead/ .

Seu navegador não suporta iframes. O formulário de contato não pôde ser exibido. Por favor, use outro modo de contato (telefone, fax, etc)