Economia - Educação Financeira no Paraná

Por g1 PR e RPC — Curitiba


Educação Financeira no Bom Dia Paraná

Educação Financeira no Bom Dia Paraná

Você já parou para pensar sobre a importância da educação financeira na sua vida? Como é a relação que você tem com o dinheiro? Se você é daqueles que chega ao final do mês com dívidas ou falta dinheiro está na hora de mudar essa realidade.

O g1 e a RPC iniciaram nesta terça-feira (26) uma série sobre Educação Financeira que vai ensinar como melhorar a saúde financeira para ter uma qualidade de vida melhor.

Desde 2020 o tema Educação Financeira passou a fazer parte da Base Nacional Comum Curricular como um conteúdo transversal, devendo estar incluída nas diversas áreas de conhecimento, de modo interdisciplinar.

No Colégio Estadual Dom Orione, em Curitiba, os alunos estudam a disciplina de Educação Financeira do programa “Aprender Valor” do Banco Central do Brasil.

Aluno do oitavo ano, de 13 anos, André Mariano Cunha Castro tem a disciplina, pelo menos, duas vezes na semana e aprendeu a importância que tem o dinheiro.

“Ela é uma aula muito necessária não só para mim, mas para todos os alunos, porque ela não ensina apenas sobre o seu dinheiro, sobre você mesmo, ela ensina a pensar também no bem coletivo, a pensar no futuro. ”

A professora Márcia Barroso afirma que muitas vezes o aprendizado da escola passa para as famílias e contribui positivamente com o orçamento da casa.

“A aula de educação financeira ela é muito importante para a mudança de comportamento dos alunos e também para que eles ajudem as famílias nessa mudança de comportamento, ajudando a controlar mais as despesas, a consumir mais conscientemente. Não tomar aquele banho demorado, não gastar tanto dinheiro em coisas desnecessárias, comprar aquela roupa que não precisava, então é algo que eles tão refletindo. ”

Como ter educação financeira?

No Brasil, 79% das pessoas estão endividadas segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e, sem saber como pagar as contas, aprender educação financeira é fundamental e sempre há tempo.

Apesar da pouca idade, Julia Beatriz Maia aprendeu como cuidar do dinheiro que ganha.

“Eu recebo dinheiro da minha vó, então eu sempre guardo para mim. Todo mês eu recebo no começo do mês e eu vou guardando e quando e eu quero alguma coisa eu coloco na minha cabeça que eu vou comprar aquilo e quando eu junto aquele dinheiro eu vou e compro.”

Uma das maneiras de entender o dinheiro e compreender como e onde gastar é por meio dos quatro pilares da educação financeira, os quatro ‘4Rs’.

  • Reconhecer: aqui é importante reconhecer que é necessário reorganizar as finanças, estabelecer o que de fato é importante e assumir o controle dos gastos.
  • Registrar: registre todos os gastos e saiba para aonde o dinheiro está indo.
  • Revisar: é hora de revisar hábitos de consumo, passar a pesquisar preços e comprar de forma consciente.
  • Realizar. com o controle das suas finanças, sem dívidas, é possível realizar metas e sonhos.

Os vídeos mais assistido do g1 Paraná:

Leia mais notícias do estado em g1 Paraná.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!