Depois de três anos de Ensino Médio, é chegada a hora de milhares de alunos avaliarem seus conhecimentos na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Às vésperas da prova, fazer a leitura atenta das anotações referentes aos conteúdos cobrados é extremamente importante, especialmente de matérias como Biologia, que possui grande número de morfologias, termos, processos e conceitos que precisam ser memorizados.
“A revisão sistemática dos conteúdos trará à tona todo conhecimento construído ao longo da trajetória de estudos”, ressalta o professor José Eloy Esdaille, que leciona a disciplina no Colégio Átrio, em Goiânia (GO).
Segundo ele, as provas, de modo geral, são sincrônicas às demandas e aos desafios da atualidade. Por isso, alguns assuntos têm mais probabilidade de serem cobrados. José Eloy aponta, a seguir, os principais temas que poderão ser cobrados e merecem atenção do estudante nessa reta final de estudos para o exame:
1- Discussões sobre alimentação
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- A melhoria e a aplicação de novas tecnologias de produção de alimentos.
- Os impactos da abertura de novas fronteiras agrícolas.
- A preservação do solo e das águas.
- Mudanças climáticas e seus impactos na agricultura.
- Desperdício na produção, transporte, armazenamento, comercialização e utilização do alimento.
- O contraste entre 2 bilhões de pessoas no mundo com sobrepeso e obesidade e os quase 1 bilhão em situação de fome.
- Brasileiros que são simultaneamente obesos e subnutridos.
- A contaminação dos alimentos por agrotóxicos.
- Discussão sobre transgênicos: solução ou ameaça?
- A classificação botânica do alimento de origem vegetal.
- A fisiologia da digestão.
- O reconhecimento bioquímico dos nutrientes.
- Dieta equilibrada, doenças nutricionais e intolerância alimentar.
2-A relação entre a humanidade e o meio ambiente
Um tema sempre recorrente em todas as edições do Enem. Eloy indica a revisão dos seguintes conteúdos:
- O impacto das atividades antrópicas sobre a atmosfera, em especial o aumento do efeito estufa sobre a água e o solo e seus desdobramentos, gerando problemas globais e locais.
- Reconhecer a vida como um processo resultante da interação entre a complexa diversidade de espécies e ser capaz de classificar as principais relações estabelecidas.
- Compreender a biodiversidade planetária como produto da coevolução e identificar perdas e ameaças.
3-Saúde pública
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Como são muitas as doenças infectoparasitárias, é imprescindível revisar esse tema por meio das anotações do caderno ou resumos, pois são aproximadamente 80 doenças possíveis. O professor do Colégio Átrio indica revisar com mais cuidado:
- A difteria.
- A malária e as arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti: febre amarela, chikungunya, zika e dengue.
4-O candidato também deve ser ciente do saneamento deficitário em todo território nacional no que tange a coleta, afastamento e tratamento completo dos resíduos, eternizando verminoses seculares como cisticercose, amarelão e ascaridíase.
5-Outra capacidade importante para a prova é a de relacionar doenças emergentes com a destruição ambiental geradora da expulsão de agentes patológicos e vetores biológicos dos seus habitats e nichos naturais. Estes, resultam em desequilíbrios ecológicos e na inserção de novas patologias na humanidade, a exemplo do Ebola e Hantaviroses.
6-Citogenética
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O domínio dos principais conceitos e temas da citogenética à luz da Teoria Sintética da Evolução é fundamental para o entendimento e a resolução das questões. Lembre-se de rememorar:
- A compreensão do código genético como a linguagem universal da vida, que possibilita a duplicação das moléculas de DNA que compõe o genoma de um indivíduo.
- A transcrição de parte das informações contidas nesses DNAs, em forma de RNAs, que trazem informações para o citoplasma, onde são traduzidos em proteínas específicas com o auxílio dos ribossomos.
- O entendimento do indivíduo como resultado da expressão de sua carga de genes ativos contidos em suas moléculas de DNA.
- O reconhecimento da variabilidade genética observada em uma população como resultado das mutações e das recombinações, produzindo a matéria-prima para a atuação da seleção natural de onde sobreviverão apenas os aptos às condições impostas pelo meio ambiente.
7-A compreensão do mecanismo de seleção natural, especiações e interpretação de cladogramas, que retratam o processo evolutivo, especialmente de táxons. Estudos em zoologia podem colocá-lo em condição de vantagem.
Dicas extras
Para aproveitar ao máximo o tempo de revisão às vésperas do Enem, José Eloy indica elaborar uma boa estratégia de estudos, que é sempre pessoal, construída a partir de suas habilidades específicas, objetivos, pesos aplicados, circunstâncias de prova, entre outras variáveis. “O objetivo principal é a melhor engenharia possível do tempo de prova, resultando em maior velocidade, produtividade e assertividade”, defende.
Para um bom desempenho e aproveitamento máximo do tempo na hora da prova, o professor recomenda ao candidato ler com atenção os enunciados, além de ficar atento aos infográficos e às fontes citadas, pois estas geralmente facilitam a resolução da questão.
“Também é hora de abandonar toda negatividade e de não se ver a partir de suas deficiências. Concentre-se em suas eficiências, que são infinitamente maiores e que o definem verdadeiramente. Não se deixe assombrar por alguns conteúdos que você ainda não domina. Concentre-se em revisar e fixar o que já foi aprendido”, finaliza José Eloy.
O Colégio Átrio está situado na Rua T-53, n˚ 1.336, no Setor Bueno, e tem capacidade para atender 580 alunos da 1ª à 3ª série do Ensino Médio. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (62) 3285-7473 ou acesse o site colegioatrio.com.