Por Colégio Átrio


Depois de três anos de Ensino Médio, é chegada a hora de milhares de alunos avaliarem seus conhecimentos na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Às vésperas da prova, fazer a leitura atenta das anotações referentes aos conteúdos cobrados é extremamente importante, especialmente de matérias como Biologia, que possui grande número de morfologias, termos, processos e conceitos que precisam ser memorizados.

“A revisão sistemática dos conteúdos trará à tona todo conhecimento construído ao longo da trajetória de estudos”, ressalta o professor José Eloy Esdaille, que leciona a disciplina no Colégio Átrio, em Goiânia (GO).

Segundo ele, as provas, de modo geral, são sincrônicas às demandas e aos desafios da atualidade. Por isso, alguns assuntos têm mais probabilidade de serem cobrados. José Eloy aponta, a seguir, os principais temas que poderão ser cobrados e merecem atenção do estudante nessa reta final de estudos para o exame:

1- Discussões sobre alimentação

Divulgação — Foto: Divulgação

- A melhoria e a aplicação de novas tecnologias de produção de alimentos.

- Os impactos da abertura de novas fronteiras agrícolas.

- A preservação do solo e das águas.

- Mudanças climáticas e seus impactos na agricultura.

- Desperdício na produção, transporte, armazenamento, comercialização e utilização do alimento.

- O contraste entre 2 bilhões de pessoas no mundo com sobrepeso e obesidade e os quase 1 bilhão em situação de fome.

- Brasileiros que são simultaneamente obesos e subnutridos.

- A contaminação dos alimentos por agrotóxicos.

- Discussão sobre transgênicos: solução ou ameaça?

- A classificação botânica do alimento de origem vegetal.

- A fisiologia da digestão.

- O reconhecimento bioquímico dos nutrientes.

- Dieta equilibrada, doenças nutricionais e intolerância alimentar.

2-A relação entre a humanidade e o meio ambiente

Um tema sempre recorrente em todas as edições do Enem. Eloy indica a revisão dos seguintes conteúdos:

- O impacto das atividades antrópicas sobre a atmosfera, em especial o aumento do efeito estufa sobre a água e o solo e seus desdobramentos, gerando problemas globais e locais.

- Reconhecer a vida como um processo resultante da interação entre a complexa diversidade de espécies e ser capaz de classificar as principais relações estabelecidas.

- Compreender a biodiversidade planetária como produto da coevolução e identificar perdas e ameaças.

3-Saúde pública

— Foto: Divulgação

Como são muitas as doenças infectoparasitárias, é imprescindível revisar esse tema por meio das anotações do caderno ou resumos, pois são aproximadamente 80 doenças possíveis. O professor do Colégio Átrio indica revisar com mais cuidado:

- O sarampo – relacionado aos imigrantes venezuelanos em Roraima.

- A difteria.

- A malária e as arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti: febre amarela, chikungunya, zika e dengue.

4-O candidato também deve ser ciente do saneamento deficitário em todo território nacional no que tange a coleta, afastamento e tratamento completo dos resíduos, eternizando verminoses seculares como cisticercose, amarelão e ascaridíase.

5-Outra capacidade importante para a prova é a de relacionar doenças emergentes com a destruição ambiental geradora da expulsão de agentes patológicos e vetores biológicos dos seus habitats e nichos naturais. Estes, resultam em desequilíbrios ecológicos e na inserção de novas patologias na humanidade, a exemplo do Ebola e Hantaviroses.

6-Citogenética

— Foto: Divulgação

O domínio dos principais conceitos e temas da citogenética à luz da Teoria Sintética da Evolução é fundamental para o entendimento e a resolução das questões. Lembre-se de rememorar:

- A compreensão do código genético como a linguagem universal da vida, que possibilita a duplicação das moléculas de DNA que compõe o genoma de um indivíduo.

- A transcrição de parte das informações contidas nesses DNAs, em forma de RNAs, que trazem informações para o citoplasma, onde são traduzidos em proteínas específicas com o auxílio dos ribossomos.

- O entendimento do indivíduo como resultado da expressão de sua carga de genes ativos contidos em suas moléculas de DNA.

- O reconhecimento da variabilidade genética observada em uma população como resultado das mutações e das recombinações, produzindo a matéria-prima para a atuação da seleção natural de onde sobreviverão apenas os aptos às condições impostas pelo meio ambiente.

7-A compreensão do mecanismo de seleção natural, especiações e interpretação de cladogramas, que retratam o processo evolutivo, especialmente de táxons. Estudos em zoologia podem colocá-lo em condição de vantagem.

Dicas extras

Para aproveitar ao máximo o tempo de revisão às vésperas do Enem, José Eloy indica elaborar uma boa estratégia de estudos, que é sempre pessoal, construída a partir de suas habilidades específicas, objetivos, pesos aplicados, circunstâncias de prova, entre outras variáveis. “O objetivo principal é a melhor engenharia possível do tempo de prova, resultando em maior velocidade, produtividade e assertividade”, defende.

Para um bom desempenho e aproveitamento máximo do tempo na hora da prova, o professor recomenda ao candidato ler com atenção os enunciados, além de ficar atento aos infográficos e às fontes citadas, pois estas geralmente facilitam a resolução da questão.

“Também é hora de abandonar toda negatividade e de não se ver a partir de suas deficiências. Concentre-se em suas eficiências, que são infinitamente maiores e que o definem verdadeiramente. Não se deixe assombrar por alguns conteúdos que você ainda não domina. Concentre-se em revisar e fixar o que já foi aprendido”, finaliza José Eloy.

O Colégio Átrio está situado na Rua T-53, n˚ 1.336, no Setor Bueno, e tem capacidade para atender 580 alunos da 1ª à 3ª série do Ensino Médio. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (62) 3285-7473 ou acesse o site colegioatrio.com.

Colégio Átrio
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Professores deram dicas e ensinaram macetes das disciplinas, nesta sexta-feira (15).

Historicamente, as questões de matemática apresentam um alto índice de questões de assuntos dos últimos anos do ensino fundamental

Enem: você não pode usar calculadora na prova; e não é preciso

Com altas expectativas de aprendizagem, o maior diferencial da instituição é ter uma escuta ativa e entender o perfil de cada aluno.

Colégio Átrio inova, mais uma vez, o seu método de ensino em Goiânia

Mais de 5 horas de revisão e professores especialistas para a prova.

Colégio Átrio realizará Pulsação on-line para o Enem 2020

Algumas das habilidades que serão esperadas dos candidatos no ano de 2019

‘“Se preparando para o Enem em tempos de Habilidades Socioemocionais”

Alunos são protagonistas no processo de aprendizado no Colégio Átrio

Conheça o Colégio que inova na metodologia de ensino em Goiânia

Professores deram dicas essenciais para a prova.

Professores darão dicas essenciais para os dois dias de prova.

Colégio Átrio realizará aulão para o ENEM com transmissão ao vivo pelo G1 Goiás