Brasil Educação

Enem: terminam neste domingo as inscrição do Enem com gratuidade para alunos que faltaram ao exame em 2020

Medida atende a uma ordem do STF, que determinou que o governo garanta o benefício aos estudantes
Estudantes chegam para o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil / Tomaz Silva/Agência Brasil
Estudantes chegam para o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil / Tomaz Silva/Agência Brasil

RIO - O Ministério da Educação fecha neste domingo, às 23h59, as inscrições com gratuidade do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) para quem faltou o exame em 2020. Elas podem ser realziadas pela Página do Participante. As provas para esses candidatos serão realizadas  em 9 e 16 de janeiro de 2022.

Tião Rocha: ‘A escola pública precisa se reinventar se quiser ser freireana’

A medida atende a uma ordem do STF, que determinou que o governo garanta o benefício aos estudantes.

O MEC não havia autorizado a inscrição gratuita a quem faltou ao último exame, de 2020, por causa da pandemia de coronavírus. Com isso, o Enem deste ano teria apenas 3,1 milhões de candidatos, o menor número desde 2005.

Entenda: Justiça manda suspender avaliação de programas de pós-graduação feita pela Capes

Especialistas e entidades ligadas aos direitos dos estudantes já tinham alertado que a restrição criada pelo MEC teria impacto sobre o perfil do exame porque deixava de fora justamente os alunos mais pobres. Uma estimativa feita por organizações ligadas à área prevê que entre 1,5 milhão e 2 milhões de candidatos serão incluídos após a decisão do Supremo.

Os novos candidatos farão a prova juntamente com pessoas privadas de liberdade, o chamado “Enem PPL”. O novo edital será publicado no Diário Oficial da União.

Aqueles que já tiveram a inscrição confirmada anteriormente farão as provas nos dias 21 e 28 de novembro, conforme o previsto desde o início.

Pesquisa: Quase metade dos alunos de escolas públicas não conhece o ensino técnico

Cronograma atualizado

Inscrição de isentos em 2020: 14 a 26 de setembro

Enem regular: 21 e 28 de novembro

Enem para isentos em 2020 e PLL: 9 e 16 de janeiro de 2022