Enem e Vestibular
PUBLICIDADE

Por Paula Ferreira; Bruno Alfano


Entrada dos candidatos do Enem 2021 na UERJ Agência O Globo — Foto:
Entrada dos candidatos do Enem 2021 na UERJ Agência O Globo — Foto:

BRASÍLIA- Dados do Ministério da Educação (MEC) mostram que apenas 2.179.559 participantes fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021, no total, 930.243 pessoas não compareceram ao exame . Desde que o Enem virou a principal via de acesso ao ensino superior no país, em 2009, este é o menor número de participantes registrado no exame. O índice de abstenção da prova, de acordo com os dados apresentados nesta segunda-feira, foi de 29,9%.

Na edição de 2021, o Enem também teve o menor número de inscritos confirmados desde 2005. O exame se tornou restrito após uma regra adotada pelo MEC que impediu estudantes pobres que não justificaram ausência na edição de 2020 de conseguirem gratuidade na prova desse ano. Realizado no auge da pandemia, em janeiro deste ano, a edição passada registrou recordes de faltosos, com abstenção na casa dos 55%. Somente após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em setembro, o MEC reabriu as inscrições e concedeu isenção de taxa aos alunos pobres.

O Enem deste ano foi aplicado em meio à maior crise institucional vivida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que realiza a prova, em sua história. Às vésperas do exame, 37 servidores pediram exoneração de seus cargos de coordenação após acusações de assédio moral e censura contra o presidente da autarquia, Danilo Dupas.

Segundo os dados apresentados pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, e por Dupas, 2.145.194 estudantes fizeram a prova no formato impresso, que registrou 895.715 ausentes, ou 29,5% de abstenção. No caso do Enem Digital, 34.365 fizeram a prova e 34.528 faltaram, um índice de 50,1% de faltosos.

— Diante dos maus augúrios que tivemos antes da prestação da prova e diante do que efetivamente conseguimos alcançar, creio que não é hora de tripudiar sobre nada nem ninguém, mas dizer que a educação brasileira saiu ganhando. E saiu ganhando porque, como era o previsto e haviamos dito, a questão do Enem havia de ter toda seriedade, transparência e competência que têm os servidores do MEC, dos Correios e da Polícia Federal — afirmou Milton Ribeiro.

O Enem 2021 foi aplicado em meio a suspeitas acerca da possível interferência do governo na prova. Em coletiva, Ribeiro negou que tenha interferido na prova e disse que voltou atrás sobre seu "direito" de ver a avaliação.

— Temos lá citação de Karl Marx e Engels, temos Chico Buarque, que declaradamente é um artista que tem o seu direito democrático de expressar sua vontade, que é partidário de uma visão mais de esquerda — afirmou. — Não houve nenhuma tentativa. Eu não iria tentar, simplesmente ponderei. Diz o ditado que o sábio muda de opinião. Quando percebi a que a possibilidade de ter acesso às questoes da prova traria muito mais prejuízo do que benefício aos estudantes, eu dei um passo atrás. Abri mão de um direito.

Saída de servidores

Outro ponto sensível da edição deste ano foram as denúncias sobre a escassez do Banco Nacional de Itens, utilizado para compor a prova. De acordo com servidores ouvidos pelo GLOBO, atualmente não há questões disponíveis para 2022. Durante a coletiva desta tarde, Dupas afirmou que o banco está em recomposição e não haverá problema em 2022. Questionado se terá governabilidade à frente do Inep após o pedido coletivo de saída dos servidores, Dupas disse que é normal haver resistência. Ele atribuiu a postura dos servidores à contrariedade relacionada à retirada de gratificações e ao retorno presencial ao trabalho.

— Gerir requer alocar com efetividade os recursos disponíveis e precisa ter coragem para enfrentar os problemas. Nessa gestão implantamos assessoria de governança e planejamento estratégico, em poucos meses, (diante) da cultura enraizada é normal que tenha resistência.

Em relação à debandada de servidores de cargos de comando, Milton Ribeiro afirmou que o pedido dos servidores ainda está sendo avaliado pela direção do Inep e do MEC.

— Isso tudo ainda está no mundo do imaginário. Que eles pediram, pediram, mas que foi atendido ou não, nós ainda não ponderamos sobre essas questões — disse. —Estamos analisando. Estamos no meio da prova e não queremos dar nenhum motivo, nenhuma razão para ualquer tipo de crítica.

Ribeiro não comentou sobre a debandada de pesquisadores ligados à Capes, noticiada pelo GLOBO nesta segunda-feira.

Gabaritos e resultados

Os gabaritos do Enem 2021 serão divulgados na quarta-feira. Já os resultados da prova serão disponibilizados aos estudantes no dia 11 de fevereiro. De acordo com Dupas, para os treineiros, os resultados virão a público 60 dias depois.

Nova aplicação do Enem 2021 acontecerá nos dias 9 e 16 de janeiro. Na ocasião, estudantes que conseguiram gratuidade após decisão do Supremo farão o exame, assim como pessoas privadas de liberdade e demais que tiverem pedido de reaplicação aprovado.

Para solicitar a reaplicação, os candidatos que não compareceram ao exame devido a doenças infectocontagiosas devem formalizar o pedido por meio da Página do Participante até 3 de dezembro.

Mais recente Próxima
Mais do Globo

Eugênia tira dúvidas sobre a programação carioca; envie sua pergunta em eugenia.rioshow@oglobo.com.br

Restaurante chinês Dim Sum tem data para abrir em Botafogo

Estamos condenando uma geração inteira à indigência intelectual, a carregar o telefone como se fosse uma prótese

O celular é o cigarro do século XXI

Atrações foram anunciadas para a noite de 14 de setembro, que também terá a participação do NX Zero

Rock in Rio: Palco Sunset terá britânicos do James, blueseiro  americano Kingfish e encontro de Pato Fu e Penélope

Agenda

Estudo mostra que popularidade é maior no subúrbio e cresceu após construção de templo

Pesquisa revela como São Jorge se tornou um dos santos mais populares do Rio

Com 11 jogos seguidos de titular, Pulgar, citado por Tite como um dos mais desgastados fisicamente, pode ficar no banco contra o Bolívar

Flamengo faz rodízio a conta-gotas para evitar queda de performance do time

A ideia é integrar dados clínicos das 55 clínicas oncológicas, presente em 10 estados do país, além dos atendimentos nos 75 hospitais do grupo

Oncologia D'Or e IDOR lançam plataforma para pesquisas sobre câncer

Quatro pessoas morreram e milhares de pessoas precisaram sair de casa em busca de refúgios

Em alerta vermelho, China enfrenta chuvas torrenciais

Primeira ginasta a obter uma nota 10 nos Jogos Olímpicos, romena de 62 anos conta ao GLOBO sobre a expectativa de assistir o prometido duelo entre a brasileira e a americana Simone Biles

Nadia Comaneci se derrete por Rebeca e prevê emoção em disputa com Biles nos Jogos de Paris: 'Ela é como uma diva'