Enem: sala individual e reaplicação de exame são recursos contra Covid

Medidas podem proteger grupo de risco e garantir prova para infectados

Publicado em 23/11/2020 - 21:10 Por Gésio Passos - Brasília

Com um aumento do número de contaminados pelo coronavírus nas últimas semanas, a preocupação com a realização do Enem, com quase 6 milhões de inscritos, também cresce.

Jaynne Leonardo, de Mato Grosso do Sul, tem duas doenças autoimunes, e ficou temerosa em fazer a prova do Enem este ano. Para evitar o risco de contrair Covid, ela solicitou um atendimento especial, com sala individualizada.

O Inep – órgão responsável pela realização das provas – afirmou que vai reforçar ações para garantir a segurança dos estudantes, como o aumento da distância entre os candidatos nas salas em que serão realizados os exames, e a obrigatoriedade do uso de máscara durante a prova, como explica o presidente substituto do Inep, Camilo Mussi.

Os estudantes poderão levar álcool em gel para as salas, mas o Inep vai garantir a disponibilidade do produto.

As provas impressas do Enem serão nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. As provas digitais, uma inovação deste ano, serão nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Se alguém for acometido de uma doença infectocontagiosa, como a Covid, perto da data da prova, também poderá pedir para participar da reaplicação do exame, que será feita em 24 e 25 de fevereiro.

Quem ainda apresentar a necessidade de um atendimento especial, como em caso de gravidez ou de uma nova comorbidade, e que não havia informado na inscrição do Enem, pode solicitar uma análise da situação ao Inep pelo telefone 0800-616161.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo