Brasil
PUBLICIDADE

Por Paula Ferreira — Brasília

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, neste domingo, registrou 26,7% de abstenção em relação ao número de inscritos, índice maior do que o verificado em 2021. Segundo o balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, dos 3,4 milhões de inscritos, cerca de 2,5 milhões participaram do primeiro dia de aplicação.

No ano passado, o índice de faltosos no primeiro dia foi de 26% dos 3,1 milhões de inscritos. A maior abstenção registrada no Enem ocorreu na edição de 2020, que foi realizada em 2021 devido à pandemia, quando 51,5% dos inscritos não fizeram a prova.

De acordo com o Inep, 2.458.504 candidatos fizeram o Enem impresso enquanto 32.376 participaram da versão digital do exame. Considerando o índice de faltosos apenas na prova em papel, foram 27,9%. No Enem digital, a abstenção foi de 51,3%.

Em relação ao Enem impresso, o estado com maior número de faltosos foi o Amazonas, com abstenção de 43,2% dos inscritos. Já no Enem digital, Goiás foi a unidade da federal com maior índice de faltosos, chegando a 55,3% dos candidatos ausentes.

Neste domingo, os estudantes tiveram de responder 90 questões de duas áreas do conhecimento: Ciências Humanas e suas tecnologias, e Linguagens e suas tecnologias. Além disso, os candidatos tiveram de escrever uma redação sobre o tema "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil". No domingo que vem, os estudantes fazem prova de Ciências da Natureza e suas tecnologias, e de Matemática e suas tecnologias. O gabarito do exame será divulgado pelo Inep no dia 23.

Neste domingo, o educador Daniel Cara, que colabora com o núcleo de educação da transição, parabenizou os servidores do Inep pelo trabalho desempenhado na prova. Ele elogiou o corpo técnico do instituto "pela enorme capacidade que tiveram de manter o Enem um Enem bem construído, muito forte, e que nessa edição com todos os problemas teve a coragem e a capacidade de demarcar uma redação essencial para o país relacionada às comunidades tradicionais".

O Enem tem registrado queda no número de participantes desde 2016. Como O GLOBO mostrou, a redução é um dos pontos que preocupa o governo eleito. A percepção é de que a gestão de Jair Bolsonaro esvaziou o Enem e é preciso reverter o quadro.

Mais recente Próxima Líder indígena diz que tema da redação do Enem 'prepara terreno' para criação do ministério dos Povos Originários
Mais do Globo

Caso virou retrato do aumento do custo dos imóveis no país, que tem empurrado imigrantes e portugueses para viver nas ruas ou em situações improvisadas

Brasileiras que moram em barracas em Portugal recebem aviso para sair do terreno

'Senna por Ayrton', do Globoplay, será lançado na quarta-feira e terá três episódios

Documentário conta trajetória de Ayrton Senna por ele mesmo em homenagem aos 30 anos da morte do tricampeão da F1

Documento previa a criação de fundação de incentivo à música e cultura. Primas da cantora entraram com pedido para que documento voltasse a ter validade jurídica

Gal Costa: adoção em 2007 foi motivo de anulação de testamento de 1997; entenda decisão da Justiça

Esta é a segunda grande apreensão de drogas nos últimos quatro dias no país

Guatemala apreende 1,3 tonelada de cocaína em contêiner vindo do Equador

Houve melhora dos índices em 13 das 16 principais vacinas, de acordo com o Ministério da Saúde

Recuperação da cobertura vacinal deve ser celebrada

De 69 denunciados por homicídio entre 2016 e 2018, apenas um foi condenado, revela levantamento

Investigações no Rio são lenientes quando suspeito de crime é policial

Autoridades japonesas afirmaram que estão dispostas a intervir no mercado cambial se houver flutuações repentinas

Dólar no Japão ultrapassa 160 ienes, nível mais alto em 34 anos

Desde quando li sobre o filme de Wim Wenders, supus que tinha algo a ver com minha experiência pessoal

‘Dias Perfeitos’ e o trabalho modesto

Joe Biden cometeu o maior erro de sua longa carreira ao imaginar que exerceria influência decisiva sobre a condução da guerra em Gaza

Nas relações dos EUA com Israel, é o rabo que abana o cachorro

Conferências que seguem até setembro de 2024 têm como objetivo central colocar a favela no mapa do G20

A favela na agenda global!