Enem e Vestibular
PUBLICIDADE

O texto do Novo Ensino Médio, aprovado na noite desta quarta-feira pela Câmara, prevê que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será ajustada a partir de 2027, quando esse novo modelo deverá completar seu primeiro ciclo, com alunos que entrarão nele em 2025 se formando em 2027. A matéria ainda vai para o Senado.

Essa mudança ocorrerá para ajustar a prova ao novo modelo de ensino médio. O texto, no entanto, ainda não define por quais alterações o Enem passará. Há a perspectiva que ele seja definido com um dia de prova para avaliar a formação geral básica e outro para medir o conhecimento dos estudantes do itinerário escolhido. No entanto, isso ainda será definido.

A redação final do Novo Ensino Médio foi resultado de um acordo entre o ministro da Educação, Camilo Santana, e o relator da matéria, o deputado Mendonça Filho (União-PE), e agora vai para o Senado. Santana, que na segunda-feira à noite teve uma forte discussão sobre o projeto com o relator no gabinete do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), acompanhou a votação dentro do plenário. Algumas mudanças foram feitas de última hora.

— Houve calor muito intenso no debate, e a discussão foi tensa muitas vezes — reconheceu Mendonça, em discurso ontem no plenário, em uma menção velada ao debate com o ministro na noite de segunda-feira, em que houve até soco na mesa, antes que o parlamentar e Santana pedissem desculpas um ao outro.

Cargas horárias

A principal discordância, e que impediu a votação do texto no fim do ano passado, dizia respeito às cargas horárias estabelecidas inicialmente pelo projeto. Mas com o acordo entre relator e o ministro, a formação geral básica passará a ser de no mínimo 2,4 mil horas para alunos que escolherem o currículo regular, das quatro áreas de conhecimento (Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e Ciências Sociais). No atual modelo, são no máximo 1,8 mil horas.

No ensino profissionalizante, a formação geral básica terá 2,1 mil horas. Mas as redes estão liberadas para utilizarem até 300 dessas horas de “forma articulada com o curso técnico” nas carreiras que precisem de mil ou 1,2 mil horas de formação. Neste caso, o currículo de disciplinas clássicas, a formação geral básica, cai até 1,8 mil horas.

A formação geral básica é a parte do currículo com apenas disciplinas clássicas (Português, Matemática, Química, Física, Biologia) e que será igual para todos os estudantes. Os itinerários formativos são a parte flexível. Em tese, o estudante pode escolher em qual das quatro áreas do conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Sociais) ele deseja se aprofundar ou se deseja fazer um curso técnico, o que seria um quinto itinerário.

Mendonça Filho também retirou a previsão de contratação de professores de “notório saber”, quando não se referir ao ensino profissionalizante. Outra emenda incluída determinou que a carga horária em qualquer parte do currículo “será ofertada de forma presencial, ressalvadas as exceções previstas em regulamento”.

Com essa emenda do deputado Pedro Uczai (PT-SC), a educação à distância, prática que tem oposição do MEC, está liberada em casos excepcionais, que incluiriam escolas em localização especial, como comunidades ribeirinhas e outras de difícil acesso.

A mudança do Novo Ensino Médio era vista como um urgência pelo MEC, parlamentares e secretários de educação. A aprovação ainda em março possibilita que, se for aprovado no Senado ainda no primeiro semestre, já tenha efeitos no ano letivo de 2025. O tema também estava impedindo que outras questões importantes fossem tratadas no Congresso, como a discussão do novo Plano Nacional de Educação (PNE).

Mais recente Próxima Fies Social: inscrições para o programa estão abertas até esta sexta-feira, saiba como se inscrever
Mais do Globo

Centenas de casas foram destruídas em Omaha, no Nebraska; previsão indica que fenômeno pode voltar a se repetir neste sábado

'Nossa vizinhança desapareceu': mais de 20 tornados atingem os Estados Unidos e deixam rastro de destruição; vídeos

O teor da denúncia foi repassado à Corregedoria da Polícia Militar

Preso por integrar milícia trocava mensagens com oficiais da PM do Rio: 'Penso lá na frente'

Pressão do ar é reduzida nas cabines dos aviões. Especialista sugere quatro passos para evitar sintomas

Vai viajar de avião? Médico explica efeito de viagens aéreas nos pulmões e dá dicas para minimizar desconforto

Advogados argumentaram que crime havia prescrito quando acusação foi feita

Justiça confirma condenação do cantor R. Kelly por pornografia infantil

Acampamento na Universidade Northeastern foi dispersado pela força policial neste sábado

Polícia de Boston detém quase 100 e esvazia acampamento pró-Palestina em universidade nos EUA

O deputado participou da Conferência de Ação Política Conservadora, ao lado do primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán

Na Hungria, Eduardo Bolsonaro diz que Brasil vive censura, defende presos do 8 de janeiro e elogia Elon Musk