Brasil Educação

Enem para presos começa nesta terça-feira: 31 mil inscritos

Entre eles, está o ex-governador Sérgio Cabral e sua mulher, Adriana Ancelmo
Prova do Enem aplicada no Instituto Penal Vicente Piragibe, do Complexo de Bangu, em 2007 Foto: Letícia Pontual/26-08-2007
Prova do Enem aplicada no Instituto Penal Vicente Piragibe, do Complexo de Bangu, em 2007 Foto: Letícia Pontual/26-08-2007

RIO - Começa nesta terça-feira, dia 12, o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL). São 31 mil inscritos, de cordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que aplica a prova.

Entre os presidiários inscritos está o ex-governador Sérgio Cabral (PMDB), que pediu o juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, a alteração da data de duas audiências para poder participar do exame. As audiências estavam marcadas, justamente, para esta terça e quarta-feira, mas o juiz permitiu a alteração. Cabral quer tentar uma vaga no curso de História.

O exame tem início às 13h30 (Horário Oficial de Brasília), em 1.078  Unidades Prisionais e Socioeducativas de 577 municípios brasileiros. O Enem PPL termina amanhã, dia 13, e as provas têm grau de dificuldade equivalente ao do Enem regular, que foi realizado em 5 e 12 de novembro.

No primeiro dia, os participantes chegam às salas de aplicação, em suas próprias unidades prisionais, às 12h15. O período de 12h30 a 13h15 é reservado para preenchimento do Questionário Socioeconômico.

Assim como no Enem regular, as provas no primeiro dia são de Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Redação.

No segundo dia, os participantes entram em sala às 13h15,  para fazer as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

O Enem PPL é uma iniciativa do Inep, em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça e Cidadania (Depen/MJC) e com a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. O objetivo é proporcionar acesso a políticas educacionais e a programas sociais do governo federal.

OUTRAS 3.886 PESSOAS TERÃO DIREITO À REAPLICAÇÃO

Nesta terça e quarta-feira, também será realizada a segunda aplicação do Enem, para aquelas pessoas que foram prejudicadas na primeira aplicação por falta de material necessário para atender deficiências físicas ou intelectuais, por exemplo.

Ao todo, 3.886 pessoas terão direito à reaplicação, que acontece em 37 locais de provas de 29 municípios. Entre os motivos para a segunda aplicação, estão a interrupção do fornecimento de luz, que afetou 3.852 participantes de nove locais de aplicação, em Olinda (PE), Teresina (PI), Paulo Afonso (BA) e Uruaçu (GO).

Outros sete casos são de atendimentos a demandas judiciais e 28 resultam de deferimentos pela Comissão de Demandas do Inep para atender aos participantes que tiveram problemas diversos. Para os participantes com direito à segunda aplicação, o Cartão de Confirmação da Inscrição está disponível na Página do Participante . Todos devem consultar o Cartão para saber o local de prova, que pode ser diferente do local da primeira aplicação das provas.