Enem e Vestibular
PUBLICIDADE

Por Bruno Alfano

O Enem é uma maratona. Por um lado, não adianta começar bem e terminar mal. Por outro, quem não teve um ótimo resultado no primeiro dia pode se recuperar no segundo. Por isso, depois das comemorações ou lamentações pelo resultado deste domingo, é preciso olhar para a próxima prova, que já está logo ali. Mas o que os candidatos devem fazer nesta semana semana entre as avaliações?

O GLOBO ouviu três professores especialistas em Enem e todos recomendam equilíbrio. Divirta-se, descanse, mas mantenha uma rotina de estudo. Marlon Cordeiro, professor de Química do AZ Floripa, escola parceira da Plataforma AZ; Ademar Celedônio, diretor de Ensino e Inovações Educacionais do SAS Plataforma; e Milena dos Passos Lima, coordenadora editorial do Sistema Positivo de Ensino, explicam com detalhes a melhor estratégia para chegar inteiro à segunda prova do Enem, no próximo domingo.

Quais são as principais recomendações para passar a semana entre as provas do Enem?

Marlon Cordeiro: Os estudantes vêm se preparando há algum tempo para a realização das provas. Por isso, após o primeiro dia é importante reservar um período para descansar, praticar atividade física e fazer uma leitura de lazer. Isso é essencial para manter a calma e o bem-estar. E revisar conteúdos de uma forma mais leve e descontraída é recomendado.

Ademar Celedônio: Nesta semana, cuidar da alimentação e da saúde mental é de extrema importância. Não exagerar em horas de estudo e caprichar no sono, dormindo, no mínimo, 8 horas por noite, para que o estudante possa fazer uma prova descansado. Mas é importante manter o foco, fazendo revisões, resolvendo alguns exercícios antes da prova e estudando conteúdos mais leves.

Milena dos Passos: O estudante precisa estar focado na sua vida acadêmica e naquilo que ele já fez para se preparar para este momento. Isso significa que precisa confiar na sua jornada, confiar no que desenvolveu ao longo do ano e estar perto das pessoas que o amam e que estão com ele nessa trajetória. É importante realizar atividades que sejam prazerosas, mas com moderação. Esta é uma semana para prestar atenção ao equilíbrio entre estudo e lazer.

Vale a pena estudar? De que forma?

Marlon Cordeiro: Determinar uma rotina de estudos é essencial, aproveitar os últimos dias para conferir aqueles conceitos que o estudante domina e tirar dúvidas pontuais sobre assuntos considerados mais difíceis é uma estratégia importante. O aluno deve manter um ritmo constante, tomando cuidado para não exagerar com longos períodos de estudo que podem levar a um esgotamento.

Ademar Celedônio: Vale a pena revisar os conteúdos, especialmente os que o aluno já tem mais facilidade, para garantir um bom desempenho nessas disciplinas. Olhar simulados antigos, as últimas três provas do Enem e resolver exercícios são formas mais leves de reforçar o conhecimento já adquirido. Estudar temas em que se tenha muita dificuldade ou que não se conheça muito pode acabar confundindo e cansando intelectualmente, impactando o raciocínio em algumas questões.

Milena dos Passos: Vale a pena estudar porque o cérebro costuma consolidar informações que ele julga importantes, mas sem se dedicar a grandes volumes. A orientação é estudar por resumos e repassar os temas principais, para que você se sinta seguro na hora da prova. Não é hora de ter uma rotina exaustiva. Nada de ficar estudando de madrugada ou privando-se do sono, porque é muito importante estar bem descansado para as duas provas.

O desempenho da primeira prova pode ajudar ou atrapalhar o da segunda? Como uma pessoa que acha que foi mal pode deixar isso de lado?

Marlon Cordeiro: O desempenho da primeira prova pode influenciar o resultado do segundo dia. Para os alunos que tiveram um bom desempenho na primeira etapa temos uma dose extra de motivação, por outro lado, quando o resultado foi abaixo do esperado, o candidato precisa compreender que a segunda prova é uma nova etapa, com questões de outras áreas do conhecimento e que permitem obter um resultado melhor do que o anterior.

Ademar Celedônio: O aluno precisa se desconectar dessa necessidade de corrigir a prova logo de cara e fazer a prova no segundo dia, porque, muitas vezes, por causa da forma da correção da prova, ele acerta 25% numa prova, mas pode ter mais pontos que um aluno que acertou 30%, se houver coerência pedagógica. Se for um aluno muito ansioso, recomendo, ainda, que não olhe o gabarito e deixe para conferir apenas na semana seguinte após a primeira e segunda aplicação.

Milena dos Passos: Não adianta ficar ansioso com a nota do primeiro dia porque o cálculo da nota é muito mais complexo que simplesmente a conferência do gabarito. Portanto, tenha calma e não se preocupe com isso porque temos o segundo dia de provas, que é mais uma etapa importante. Pode conferir o gabarito? Pode, mas procure não se preocupar com relação à nota. Lembre-se que, se a prova for difícil, será difícil para todos.

O que não fazer de jeito nenhum nessa semana?

Marlon Cordeiro: Ao longo desta semana ,os alunos não podem de forma alguma largar tudo e pensar que simplesmente já fizeram tudo que podiam, ou então desistir por causa de possíveis resultados do primeiro domingo. É essencial lembrar que o Enem utiliza o TRI e com isso a comparação do número de acertos com colegas não é a melhor estratégia para avaliar o seu desempenho.

Ademar Celedônio: A uma semana da prova, o que não deve ser feito, de jeito nenhum, é tentar aprender algum conteúdo novo. Especialmente porque, se o aluno não aprendeu até agora, o conteúdo possivelmente é de maior complexidade e leva tempo para ser compreendido de fato. É mais importante olhar as referências daquilo que mais cai.

Milena dos Passos: O que não se pode fazer de jeito nenhum é cometer excessos. Não exagere no lazer, nem na atividade física, nem no hábito de ficar dormindo muito tarde. A palavra de ordem é equilíbrio. Comer bem, dormir bem, estar perto das pessoas que você ama, fazer atividades que te tragam prazer na dose correta.

Se o aluno estiver se sentido muito preparado para a prova, desligar completamente dos estudos é uma boa ideia?

Marlon Cordeiro: Não considero que deixar os estudos completamente de lado seja uma postura adequada. Afinal, por melhor que seja o preparo do aluno, sempre existe um conceito a ser revisado.

Ademar Celedônio: Mesmo para quem está muito bem-preparado, não recomendo que o aluno desligue completamente. Equilíbrio é essencial entre a primeira e a segunda semana e manter o foco, ainda que incluindo atividades de descontração e sem dedicar tantas horas ao estudo, é fundamental para não esquecer tudo o que foi estudado nas últimas semanas e garantir maior concentração no dia da prova.

Milena dos Passos: Ainda que o aluno se sinta preparado, é importante que ele retome alguns pontos dos conteúdos. Revisar aquelas dicas de ouro, os assuntos mais cobrados, repassar os resumos dos assuntos mais cobrados. Não é bom se desligar completamente porque o cérebro guarda melhor todos os assuntos que ele julga importantes. Então, quando você olha novamente um resumo, assiste a algumas dicas e relembra quais são os temas mais cobrados, você reforça que aqueles temas são fundamentais, o que faz com que você se lembre deles na hora da prova. Revisar é importante, mantendo o equilíbrio entre o lazer e o descanso.

Mais recente Próxima Como calcular nota do Enem? Entenda a TRI (Teoria de resposta ao item)
Mais do Globo

O caso está sob investigação, e os quatro amigos que estavam com Monica Reginato, de 55 anos foram ouvidos pela polícia

Montanhista morre após cair de altura de 300 metros em escalada com amigos na Itália

Na esteira do movimento, bancada antiambientalista aproveita para tentar nova ‘boiada’ contra proteção

Greve no Ibama paralisa fiscalização e prejudica atividades econômicas

O que mais me impactava era a ausência do antipático “você sabe com quem está falando?”, tão autoritário quanto trivial no Brasil

Um estranho na Europa

Enquanto o costume é tabelar uma mercadoria para impedir que se cobre a mais, nessa girafa pretende-se impedir que o comerciante cobre menos

Proibir descontos na venda de livros é ideia ruim

Marcelo Rebelo de Sousa quer força-tarefa que resolva problema de milhares de emigrantes em tempo recorde: "Eu acho uma coisa de outro mundo. Causada por inércia política"

Presidente de Portugal cobra do governo regularização de brasileiros

Executivo se queixa do Congresso, que banca o bonzinho com o Judiciário, e todo mundo infla os gastos --e ainda reclama de quem aponta para isso

Todo mundo quer gastar

Veja o horóscopo do dia 24/04 para os signos de Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes

Horóscopo de hoje: veja previsão para seu signo no dia 24/04

Parcelas serão pagas junto com os benefícios dos meses de abril e maio. Medida deve injetar R$ 66 bilhões na economia

13º salário do INSS: pagamento de aposentados e pensionistas começa a ser feito hoje: veja calendário 2024

Serviço está previsto em licitação de comunicação digital da Secom, que custará R$ 200 milhões; empresas vencedoras serão anunciadas nesta quarta

Governo Lula quer usar inteligência artificial para monitorar popularidade nas redes

Nesta semana, musa fitness e Belo anunciaram separação depois de 15 anos juntos


Gracyanne Barbosa: 7 curiosidades sobre a influencer, de diploma de Direito a gravidez proibida