Enem e Vestibular
PUBLICIDADE
Por — Rio

O aumento das inscrições do Enem neste ano se deu entre candidatos que ainda estão no ensino médio, mostram dados divulgados nesta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação responsável pela aplicação da prova. Enquanto a quantidade de formados que vão fazer as provas nos dias 3 e 10 se manteve em torno de 1,8 milhões, o de formandos (alunos que cursam o 3º do ensino médio) passou de 1,4 mi para 1,6 mi — maior número desde 2018 — e o de treineiros (estudantes no 1º e no 2º ano) foi de 620 mil para 841 mil.

Entre as justificativas para esse fenômeno, estão o primeiro ano do Pé-de-Meia — programa do governo federal que paga uma bolsa mensal para jovens de baixa renda estudarem e que tem parcela extra de R$ 200 para os participantes que prestarem o Enem — e uma mobilização maior das redes de ensino para a realização da prova.

— Além do Pé-de-Meia, houve também um trabalho das secretarias estaduais de educação que surtiu muito efeito e fez com que a participação dos concluintes subisse bastante. Os secretários estaduais são decisivos nisso, porque eles têm acesso direto aos alunos, e o que vimos esse ano foi uma mobilização inédita. Eles se engajaram e alcançamos novos patamares de inscrição — celebrou o presidente do Inep, Manuel Palacios.

Neste ano, 91% dos alunos do 3º ano do ensino médio estão inscritos para o exame. Em 2021, no pior momento desde 2018, foram 1,1 milhão, o que representava 54% dos formandos naquele ano. Especialistas apontam que não se inscrever no Enem indica dois sentimentos entre os jovens: a falta de confiança no preparo do ensino médio e também a desesperança em cursar o ensino superior.

Evolução nos estados

De acordo com os dados do Inep, 15 estados têm 100% dos alunos de escolas públicas inscritos no Enem. No Nordeste, só o Maranhão não atingiu essa marca. Mesmo assim, o estado teve 83% de seus estudantes matriculados. Os maiores estados do país — Rio (84%), São Paulo (79%) e Minas Gerais (84%) — também não conseguiram atingir 100%. A pior marca é Santa Catarina, com 73% dos alunos de escolas públicas inscritos no Enem.

Em 2023, só as redes de ensino médio do Ceará e de Goiás tiveram todos os alunos inscritos. Roraima, que tinha só 44% no ano passado, passou para 84% este ano. São Paulo (50%), Rio (54%) e Santa Catarina (56%) completavam a lista das menores proporções de formandos de escolas públicas fazendo o Enem. O tema foi tratado no final da aplicação do último exame pelo ministro da Educação, Camilo Santana.

— A nossa maior preocupação e prioridade é como garantir que os alunos matriculados no 3º ano do ensino médio façam o Enem. Como há estados que têm 90% de inscritos e outros têm 40%? Isso é um trabalho que vamos procurar fazer, encontrar mecanismos para estimular a inscrição de jovens, numa articulação com os estados — afirmou Santana no final do Enem de 2023.

Mais recente Próxima Enem 2024: Saiba o que revisar antes da prova de Linguagens, códigos e suas tecnologias
Mais do Globo

Polícia Militar respondeu a ofício do clube com a recusa

Vasco tem pedido para jogar em São Januário contra o Flamengo recusado pelo Bepe

Casa Branca justificou a isenção para algumas nações, alegando que 'já estão enfrentando tarifas extremamente altas e nossas sanções impostas anteriormente impedem qualquer comércio significativo com esses países'

De Rússia a Vaticano, que países ficaram de fora da lista de tarifas de Trump?

Números, divulgados na véspera do Dia Internacional de Conscientização sobre Minas, ressaltam a frágil situação de segurança no país árabe

Minas terrestres e explosivos deixaram mais de 700 mortos desde a queda de Assad na Síria, afirma Cruz Vermelha

Presidente americano anunciou tarifas chamadas por ele de recíprocas nesta semana

Eliminação de taxa de 10% por Trump é difícil, e caminho é buscar exceções, acreditam negociadores brasileiros

Corpos de 15 paramédicos foram encontrados amarrados, com sinais de tiro à queima-roupa e mutilação, incluindo uma decapitação; Exército israelense anunciou que investigará o caso

'Completamente mutilados': Socorrista relata cenas de horror durante exumação de colegas mortos por Israel em Gaza

Senadores reclamaram da demora para aval à exploração de petróleo na Margem Equatorial; críticas ocorrem às vésperas de encontro do governo com Ibama sobre o tema

Em encontro com senadores, Lula defende Marina Silva e promete novas linhas de crédito à população

Capitão ficará até 2030 com valorização que faz jus ao desempenho dentro e fora de campo

Flamengo e Gerson chegam a acordo final por renovação e preparam assinatura de contrato; saiba detalhes