Brasil
PUBLICIDADE

Por Paula Ferreira — Brasília

O novo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), Carlos Moreno, afirmou ao GLOBO que sua missão será garantir a estabilidade no órgão. Moreno buscou tranquilizar os candidatos que realizarão exames tocados pelo instituto, como o Enem, o Enade e o Revalida. As provas do Enem estão marcadas para acontecer em novembro deste ano.

Nesta quarta-feira, o ministro da Educação, Victor Godoy, anunciou a saída de Danilo Dupas da presidência do Inep e o nome do servidor de carreira Carlos Moreno como novo presidente. Ao GLOBO, Godoy confirmou que pretende mantê-lo no cargo até o fim do mandato do presidente Jair Bolsonaro.

— Aceitei esse desafio para garantir a normalidade e estabilidade sobretudo com os exames que se avizinham— disse.

O novo presidente da autarquia afirmou que seu principal objetivo possibilitar que as atividades tocadas pelo órgão sejam mantidas com excelência. Ele é o quinto presidente a assumir a o Inep durante o governo Bolsonaro.

— Faço parte desse corpo de servidores que tem o compromisso de garantir essas entregas nesse momento difícil, faltando 5 meses para a conclusão desse governo, tendo eleições. Assumo para dar essa tranquilidade sobretudo para aqueles que estão inscritos no Enem, no Enade, e no Revalida, que são exames que ainda serão aplicados pelo Inep neste ano. Essa é minha missão aqui nesse momento — afirmou Moreno.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de permanecer no cargo definitivamente, Moreno adotou cautela:

— A gente tem que que cumprir as missões quando elas vão acontecendo e acho que a missão agora é dar essa estabilidade na transição com a saída do presidente Danilo. Essa é minha missão agora. Como servidor do Inep, eu me sinto muito confortável em cumpri-la, embora saiba que é muito difícil dada a complexidade das ações que o Inep desenvolve — disse.

O presidente frisou a importância de outras ações do Inep para a manutenção de políticas públicas, como o Fundeb. De acordo com ele, essas atividades não podem ser prejudicadas pela troca de comando no órgão.

— O novo Fundeb será implementado agora com novos indicadores e são ações que estão regularmente sendo desenvolvidas pelo corpo técnico do Inep. Tudo isso precisa de atenção, muito profissionalismo e dedicação dos servidores. A gente não pode deixar que a saída do presidente Danilo tenha qualquer impacto em relação às atividades que estão em andamento— explicou.

Servidor do órgão desde 1985, Moreno estava há 12 anos no comando da Diretoria de Estatísticas Educacionais (Deed) do órgão. O novo presidente do Inep é mestre em estatística pela UnB e cursa doutorado em Educação na Universidade Católica de Brasília. A notícia de que Moreno assumirá a presidência foi comemorada entre servidores da instituição.

O ex-presidente, Danilo Dupas, era desafeto de grande parte dos servidores. Em novembro do ano passado, Dupas foi denunciado pelos funcionários da autarquia, acusado de praticar assédio moral e censura. Os relatos desencadearam a maior crise da história do Inep. Na época, Dupas negou as acusações e alegou que os servidores estavam insatisfeitos com mudanças promovidas por ele no órgão.

Mais recente Próxima
Mais do Globo

Ex-produtor de cinema foi transferido para hospital de Manhattan, em Nova York, para bateria de exames

Harvey Weinstein é internado dois dias depois de ter condenação por crimes sexuais anulada

Teca é neta de Marianinha, irmã de Maria Santa e entrega o bebê para Buba

'Renascer': qual é o final de Teca na trama?

Clube não vai arcar com multa rescisória

Bastidores: Ramón Díaz pediu para sair do Vasco após goleada e clube aceitou de imediato

Clube anunciou que o comandante interino será Rafael Paiva, técnico da equipe sub-20

Ramón Díaz e Emiliano Díaz pedem demissão do Vasco após goleada para o Criciúma

Vítima foi ferida dentro de casa, após ataque de criminosos contra policiais, segundo a PM

Mulher atingida por disparo de arma de fogo em Tomás Coelho deixa hospital

Baiana se tornou a primeira medalhista olímpica do país a ser campeã no mais alto nível

Bia Ferreira supera argentina e se sagra campeã mundial no boxe profissional

Terceira derrota seguida da equipe eleva o tom das críticas da torcida, que aplaudiu adversário após 4 a 0

Vasco sofre goleada para o Criciúma em tarde de protestos contra Ramon Díaz e SAF

Presidente do Senado reage a ministro da Fazenda e afirma que 'admoestação' foi desnecessária

Pacheco diz que Haddad foi 'injusto' com Congresso e que responsabilidade fiscal  não significa adesão ao Executivo

Prefeito de São Paulo afirma que só vai definir em julho seu parceiro na chapa para reeleição e diz que o presidente da câmara, Milton Leite, "é um bom nome" entre outros

Nunes diz ter lista de dez nomes para vice e nega favoritismo de vereador

Outra vítima teve ferimentos graves; segundo o parque onde fica o monte, escalada 'envolve a navegação em uma mistura de rocha íngreme, gelo e neve'

Alpinista morre após cair mais de 300 metros em montanha no Alasca