Por Eliana Nascimento, G1 AM


Candidatos falam sobre encerramento de provas do Enem no Amazonas

Candidatos falam sobre encerramento de provas do Enem no Amazonas

A aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Amazonas foi finalizada nesta quarta (24). Diferente dos demais estados, onde a prova aconteceu em dois domingos de janeiro, o exame foi realizado em dois dias consecutivos. Em locais de prova de Manaus, a movimentação de candidatos este ano foi baixa devido a pandemia da Covid-19.

No Amazonas, a aplicação do Exame Nacional foi adiada para os dias 23 e 24 de fevereiro por conta do colapso causado pela pandemia da Covid-19 em janeiro deste ano, durante a segunda onda do coronavírus.

Durante esses dois dias de realização do Exame, o governador Wilson Lima decretou ponto facultativo e feriado escolar. O resultado Enem deste ano deve ser divulgado no dia 29 de março.

Em Boca de Acre, no interior do Amazonas, as provas do Enem foram canceladas por conta da enchente que atinge a cidade. A cidade entrou em situação de emergência.

Na tarde desta quarta-feira (24), na Escola Estadual Professor José Bernardino Lindoso, a movimentação de saída dos candidatos foi tranquila, diferente dos anos anteriores, que costuma ter aglomeração de inscritos em frente ao local.

O estudante Tiago Azulay Viana, de 18 anos, participa do Enem pela primeira vez. Ele já tem experiência em vestibulares locais, como o Processo Seletivo Contínuo (PSC) da Universidade Federal do Amazonas e o da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio do Sistema de Ingresso Seriado (SIS). O jovem sonha em cursar medicina.

"O coronavírus atrapalhou muito o estudo das pessoas, mas creio que vai ser uma boa experiência para todos. Eu fiz o ensino híbrido ao final do ano, foi bem dinâmico. Não tive problemas no entendimento da prova, foi bem explicada no geral. Nas salas, foram poucas pessoas participando, o distanciamento foi cumprido", disse.

Já Grasielle Silva Passos, de 25 anos, participa do Enem pela terceira vez. Ela tenta uma bolsa de estudos por meio do vestibular para o curso de Estética.

"Eu estudei bastante sobre redação, mas preparação para estudar foi pouca pois eu trabalho, mas deu para fazer a prova, foi puxado porque foram dois dias", comentou.

Estudantes do Amazonas realizaram Enem neste mês, porque estado vivencia colapso na saúde em janeiro. — Foto: Eliana Nascimento/G1 AM

Grasielle disse que já chegou a cursar enfermagem, mas dessa vez, comentou que espera alcançar uma boa nota para conseguir uma bolsa de estudos.

Assim como ela, o motorista de aplicativo José Odair da Silva Deived, de 49 anos, participa do Enem pela quarta vez. Ele é formado em administração de empresas e chegou a cursar dois períodos de direito, mas teve que trancar a faculdade por conta da situação financeira. Ele se preparou para fazer a prova e sonha com uma bolsa para voltar aos estudos em uma universidade pública.

"Me preparei em casa, não tinha como eu ir para cursinho, e já tenho experiência de outros cursos que eu já fiz, eu utilizei. O vestibular foi tranquilo, normal, inclusive a redação estava muito boa. Esse ano, a prova foi mais tranquila que os outros anos", comentou.

O motorista saiu da escola com a sobrinha, de 19 anos, que fez prova no mesmo local. A movimentação em escolas e faculdades de Manaus após as provas foi tranquila, comparada aos anos anteriores, que costumam ser marcadas pela aglomeração de candidatos em frente aos locais de provas.

VÍDEOS: mais assistidos do G1 Amazonas nos últimos 7 dias

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!