Brasil

Enem: Inep divulga guias de correção de redação com materiais para alunos surdos e dislexos

Candidatos podem usa-los para estudar para o exame, que será realizado a partir de 17 de janeiro
Alunos do Enem 2019 terão nova possibilidade para o Prouni Foto: Marcelo Theobald / Agência O Globo
Alunos do Enem 2019 terão nova possibilidade para o Prouni Foto: Marcelo Theobald / Agência O Globo

RIO - O Inep publicou guias de como faz a correção das provas de redação do Enem. O material serve para orientar a preparação dos candidatos.

A cartilha mostra que as redações do Enem são avaliadas de acordo com cinco competências e detalha o que é esperado do candidato em cada uma delas. A nota pode chegar a mil pontos, mas o estudante também pode ter nota zero.

Exame chegando: Com mais inscritos e medidas anti-Covid, Enem da pandemia sairá 25% mais caro

Na cartilha estão as razões que podem zerar a nota, como fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame. Desrespeito aos direitos humanos causa a punição.

Neste ano, a novidade é um guia específico para alunos surdos e outro para estudantes dislexos.

No guia para candidatos dislexos, por exemplo, a correção da competência "Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa" considerará que esses estudantes tem determinadas dificuldades que desconderará "desvios  de convenções da escrita" como substituições de letras, sílabas ou palavras com diferenças mínimas de grafia (m-n, i-j,v-u); substituições de letras cujos sons são acusticamente próximos (/v/-/f/, /g/-/c/, /d/-/t/); escrita espelhada ou invertida; entre outros.

Enem 2020: Cartão de confirmação do exame estará disponível a partir de 5 de janeiro

As cartilhas pode ser acessadas no site do Inep ( clique aqui ).

As provas serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital).

Além da redação, a prova conta com 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.