Brasil Educação Enem e vestibular Enem e vestibular

Enem: Estudantes prejudicados por problemas logísticos poderão pedir nova aplicação da prova

Canal vai receber os pedidos, que deverão ser enviados até o dia 18 de novembro e serão analisados individualmente
Aplicação do Enem no Colégio GISNO, na Asa Norte, Brasília. Foto: Jorge William / Agência O Globo
Aplicação do Enem no Colégio GISNO, na Asa Norte, Brasília. Foto: Jorge William / Agência O Globo

RIO — Candidatos que fizeram o Enem no último domingo (3) e que tenham se sentido prejudicados por algum problema logístico poderão solicitar uma nova aplicação da prova. De acordo com o Inep , autarquia do governo federal responsável pelo exame, a solicitação deve ser feita por meio de um canal que será aberto na segunda-feira (11) e ficará disponível até o dia 18 de novembro.

+ Clique aqui para conferir o gabarito extraoficial das primeiras provas do Enem

Se o pedido for aceito, a prova será aplicada em 10 e 11 de dezembro. O Inep ressalta, no entanto, que a solicitação não significa que o estudante terá automaticamente direito à reaplicação. Cada caso será analisado de forma individual pela Comissão de Demandas do órgão.

A autarquia considera como problema logístico a existência de um desastre natural que comprometa o local da prova ou a aplicação do exame em locais cuja infraestrutura seja inapropriada. Além disso, a lista inclui erros cometidos pelo aplicador do exame que, comprovadamente, tenham prejudicado o desempenho do estudante e a falta de energia elétrica que comprometa a visibilidade.

Caso o pedido se encaixe em um desses cenários, o candidato deverá  solicitar a reaplicação na página do participante . O resultado da solicitação será publicado na mesma página.