Por Júnior Freitas, G1 Guajará-Mirim e Região


Prova foi aplicada nesta terça-feira em todo estado — Foto: Divulgação/Pixabay

A primeira parte das provas do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) foi aplicada nesta terça-feira (12) nos presídios masculinos e femininos de Rondônia. No estado, segundo Ministério da Educação (MEC), quase 300 presos fizeram a prova.

Em Guajará-Mirim (RO), a cerca de 330 quilômetros de Porto Velho, exame ocorreu entre 7h e 15h e foi aplicado para 22 presos, sendo 15 homens e sete mulheres.

O Enem PPL vai beneficiar diretamente 285 presos em todo o estado, que terão o direito de fazer as provas, sendo a primeira parte nesta terça e a segunda na quarta-feira (13). A aplicação do exame é feita por quatro agentes penitenciários em cada unidade.

Em Rondônia, várias cidades realizam a aplicação da avaliação, conforme a determinação do Governo Federal. A que tem o menor número de presos fazendo o exame é Costa Marques, com apenas dois inscritos.

Ainda segundo o MEC, além de homens e mulheres, o Enem PPL também está sendo feito por jovens que estejam cumprindo pena em centros socioeducativos em todo Brasil, com objetivo de dar oportunidades no ingresso acadêmico e avaliar o desempenho escolar ao término do ensino médio.

O Enem regular foi aplicado em todo território nacional nos últimos dias 5 e 12 de novembro, com pouco mais de 6 milhões de inscritos.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Sugerida para você

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?