'Enem dos concursos': veja onde estão as vagas e como se preparar desde já

A primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado, apelidado de "Enem dos concursos", vai ofertar mais de 6 mil vagas em ao menos 20 órgãos federais. Veja o que se sabe até agora e como já começar a se preparar para a prova.

O que já se sabe sobre o concurso

Serão oferecidas 6.590 vagas. O governo anunciou a adesão de 20 órgãos e entidades ao "Enem dos concursos". Entre eles, estão ministérios, IBGE, AGU, ANS, Incra e Funai.
A publicação do edital está prevista para o dia 20 de dezembro. O Concurso Unificado é uma proposta do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O objetivo é centralizar os concursos autorizados para o recrutamento e a seleção de servidores públicos federais nas vagas autorizadas pelo governo. Para o governo, esse modelo unificado irá agilizar a contratação de servidores após a perda de 73 mil funcionários públicos ao longo dos últimos seis anos.

As vagas serão agrupadas por blocos temáticos por áreas de atuação. O candidato poderá concorrer a mais de uma vaga ao mesmo tempo, dentro do mesmo bloco temático. Ele deverá optar por um dos blocos das áreas de atuação governamental disponíveis no concurso. Após fazer esta escolha, ele deve indicar seu cargo/carreira por ordem de preferência entre as vagas disponíveis no bloco de sua escolha.

A prova será realizada no mesmo dia. Será aplicada, simultaneamente, em 179 municípios, em todos os estados. A data da prova deve acontecer entre fevereiro e março de 2024.

Haverá uma prova objetiva (comum a todos os candidatos) e provas específicas (objetivas e dissertativas), por bloco da área de atuação. As questões específicas serão definidas pelas comissões organizadoras dos diferentes órgãos e entidades públicas cujos cargos/carreiras compõem um determinado bloco. Segundo o MGI, a proposta ainda será validada com os órgãos e entidades públicas que aderirem ao Concurso Nacional Unificado.

O governo projeta que os resultados sejam divulgados até maio. A expectativa é que a posse dos futuros servidores ocorra até agosto de 2024.

Veja onde estão as 6.590 vagas

Ministério da Gestão, Inovação em Serviços Públicos (MGI) e transversais (que servem para outros órgãos): 1.480

Ministério do Trabalho e Emprego (MTE): 900

Continua após a publicidade

IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística): 895

Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária): 742

Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet): 520

Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas): 502

AGU (Advocacia-Geral da União): 400

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação: 296

Continua após a publicidade

Ministério da Saúde (MS): 220

Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP): 130

Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC): 110

Ministério da Educação: 70

Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO): 60

Ministério da Cultura (MinC): 50

Continua após a publicidade

Ministério dos Direitos Humanos: 40

Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar): 40

Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica): 40

ANS (Agência Nacional de Saúde): 35

Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários): 30

Ministério dos Povos Indígenas (MPI): 30

Continua após a publicidade

Confira a distribuição das vagas e os cargos abertos em cada órgão aqui.

Como se preparar para o concurso

Gabriel Henrique Pinto, diretor da Central de Concursos, dá quatro dicas para você já começar a se preparar para o concurso unificado.

1) Comece a estudar já

Inicie os estudos pelas matérias básicas, intercalando o estudo da teoria, resolução de exercícios e resolvendo provas anteriores. Isso será um termômetro para dizer se você está no caminho certo.

O período entre edital e prova é para revisar o conteúdo antes da prova, repassar os pontos ainda não assimilados ou conteúdos novos que possam aparecer no edital. "O candidato que planeja a preparação antes da publicação de um edital consegue imprimir um ritmo de estudo muito maior que os que deixam somente para estudar após o edital ser divulgado", diz Pinto.

Continua após a publicidade

2) Foque nas matérias básicas agora

Os conteúdos das matérias básicas costumam estar presentes na maioria das seleções e poderão ajudar você mesmo se ainda não tiver escolhido uma carreira específica.

Via de regra, conhecimento básico é aquele conteúdo que o candidato vai utilizar em todos os concursos. Apesar de cada edital ter suas particularidades, os conhecimentos básicos presentes na grande maioria dos concursos públicos são língua portuguesa, informática, raciocínio lógico matemático e noções de direito constitucional e administrativo. Comece por língua portuguesa, e isso inclui interpretação de texto.

Não tem como prestar um concurso público sem saber língua portuguesa. Para mim, essa é a primeira matéria que o candidato precisa se organizar em termos de estudo, e isso inclui interpretação de texto, que é essencial para o desenvolvimento da agilidade e rapidez na hora de responder questões não só dessa disciplina, mas como de todas as outras matérias também.

Gabriel Henrique Pinto, diretor da Central de Concursos

3) Faça um planejamento de estudos

Continua após a publicidade

Faça um cronograma de estudos e estabeleça metas diárias, semanais e mensais, intercalando o estudo de novos conteúdos e revisão dos já vistos. Nenhum conteúdo deve ser negligenciado, nem mesmo aquele com o qual o candidato já está mais familiarizado.

Dedicar-se todos os dias em busca do sonho de ter estabilidade financeira e profissional, estudando como se a prova já estivesse marcada e fazendo o melhor a cada dia. Isso tudo garantirá que ele não chegue ao dia da prova com a sensação de que se tivesse estudado mais, teria se saído melhor.

Gabriel Henrique Pinto, diretor da Central de Concursos

4) Resolva questões e faça simulados

Estudar resolvendo exercícios propicia a fixação de conceitos. Procure estudar a teoria memorizando conceitos, regras e dados importantes e resolva o máximo de exercícios que você conseguir. Pinto diz que os exercícios são a forma rápida para a assimilação da matéria estudada e permite que você avalie sua evolução (percentual de acertos) dos temas estudados.

O candidato deve fazer as resoluções de questões tanto no início quanto na reta final da preparação para o concurso. Isso vai te auxiliar a desenvolver o ritmo de prova.

Continua após a publicidade

Quer dicas de carreira e empreendedorismo? Conheça e siga o novo canal do UOL "Carreira e Empreendedorismo" no WhatsApp.

Deixe seu comentário

Só para assinantes