Concursos

Por Rayane Moura, g1


  • No Concurso Nacional Unificado, os candidatos poderão concorrer a várias vagas em diferentes órgãos federais, pagando uma única taxa de inscrição.

  • Com a adesão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), são 21 órgãos que participarão do novo modelo de seleção, com 6.640 vagas sendo ofertadas.

  • O edital do concurso deve ser publicado em 10 de janeiro e as provas devem ocorrer de forma simultânea até maio de 2024 em 217 municípios brasileiros.

O que se sabe até agora sobre o “Enem dos Concursos”

O que se sabe até agora sobre o “Enem dos Concursos”

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou na quarta-feira (18) que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) aderiu ao Concurso Nacional Unificado – o "Enem dos concursos públicos", previsto para 2024.

As 50 vagas do Inep são para o cargo de pesquisador-tecnologista em informações e avaliações educacionais. Com a adesão do instituto, agora são 21 órgãos e entidades que participarão da prova unificada do governo federal para a seleção de novos servidores.

Com isso, o total de vagas sendo ofertadas sobe para 6.640 (veja a lista completa abaixo). A ideia é que, com a prova unificada, os candidatos possam concorrer a várias vagas em diferentes órgãos federais, pagando uma única taxa de inscrição.

O edital do concurso deve ser publicado em 10 de janeiro e as provas devem ocorrer de forma simultânea até maio de 2024 em 217 municípios brasileiros. Veja abaixo:

Definição da banca organizadora

No dia 24 de novembro, o MGI divulgou a empresa Fundação Cesgranrio como responsável pela aplicação das provas.

Anteriormente, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou que a banca organizadora do certame deveria ser definida até outubro.

Segundo ela, naquele mês começou a ser enviado às empresas interessadas o termo de referência, com o qual as bancas montam seus preços para a organização do concurso. Em geral, a instituição que apresenta o melhor valor e as técnicas necessárias é contratada.

Segundo a portaria nº 6.017, que regulamenta as normas para realização do Concurso Nacional Unificado, o prazo para contratação da banca examinadora foi até 22 de novembro.

A pasta informou que optou por aguardar o parecer jurídico final da Advocacia Geral da União (AGU) para dar início ao contrato e fazer a divulgação da fundação selecionada.

A escolha pela Cesgranrio ocorreu por conta da proposta ser mais vantajosa para a administração pública, com o valor mais baixo, segundo o MGI. A assinatura do contrato deve ser realizada até o fim de novembro.

Órgãos que aderiram e número de vagas

Segundo o regulamento, publicado no início do mês, os órgãos interessados em participar do Concurso Nacional Unificado tinham 15 dias para assinar o termo de adesão.

Nesta semana, a assessoria de imprensa do MGI disse ao g1 que "não está aguardando mais nenhuma adesão".

"Por enquanto, começou a correr o processo de contratação da banca. Mas se chegar alguma nova demanda antes da finalização do contrato, será avaliada", afirmou.

Confira abaixo os órgãos participantes e o número de vagas:

Órgãos e vagas do Concurso Nacional Unificado

Instituições Vagas
FUNAI 502
INCRA 742
MAPA 520
MGI e transversais 1480
MS 220
MTE 900
ANTAQ 30
MDIC 110
PREVIC 40
ANEEL 40
ANS 35
IBGE 895
MJSP 130
MCTI 296
MINC 50
AGU 400
MEC 70
MDHC 40
MPI 30
MPO 60
INEP 50
TOTAL 6.640

Cronograma

  • Publicação do edital: 10/1/2024
  • Inscrições: 19/01 a 09/02/2024
  • Divulgação dos dados finais de inscrições: 29/02/2024
  • Divulgação dos cartões de confirmação: 29/04/2024
  • Aplicação das provas: 05/05/2024
  • Divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redação: 03/06/2024
  • Divulgação final dos resultados: 30/07/2024
  • Início da convocação para posse e cursos de formação: 05/08/2024

Como vai funcionar a inscrição?

  • Os candidatos vão pagar uma única taxa de inscrição e concorrer a várias vagas dentro de uma mesma área de atuação.
  • Assim, no momento da inscrição, o candidato deverá escolher uma das áreas de atuação que estarão disponíveis no edital (por exemplo: administração, agricultura, educação, políticas sociais, etc).
  • Depois desta escolha, o candidato deverá indicar seu cargo/carreira por ordem de preferência entre as vagas disponíveis dentro daquela área de atuação. Essa área poderá incluir oportunidades em vários órgãos diferentes.
  • Para o preenchimento das vagas, a banca vai avaliar o desempenho do candidato na prova e também a ordem de preferência que ele determinou para os cargos.

Como será a prova?

  • A prova será aplicada em 217 municípios brasileiros e dividida em duas partes no mesmo dia.
  • A primeira parte será formada por questões objetivas com matriz comum a todos os candidatos, e a segunda com questões específicas e dissertativas por blocos temáticos.
  • Após a primeira fase, poderão ser agregadas, a critério dos órgãos ou por determinação legal de carreiras específicas, pontuações relativas à titulação acadêmica, experiência profissional, apresentação de memoriais, provas práticas, entre outras.
  • A realização da prova está prevista para ocorrer até maio de 2024, e os resultados devem ser divulgados em julho.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!