Por Artur Nicoceli, Rayane Moura, g1


  • O Concurso Nacional Unificado, ou "Enem dos concursos", vai preencher 6.640 vagas em 21 órgãos do governo federal.

  • Há oportunidades para engenheiro, psicólogo, economista, técnico em comunicação social e vários outros cargos, com salários iniciais de até R$ 22,9 mil (veja a tabela abaixo).

  • O edital com todos os detalhes do concurso está previsto para sair no dia 10 de janeiro.

O edital com todos os detalhes do concurso está previsto para sair no dia 10 de janeiro — Foto: Crédito: UFMT

O Concurso Nacional Unificado, ou "Enem dos concursos", terá um novo cronograma. O edital, com todas as regras, será divulgado dia 10 de janeiro.

As inscrições vão começar em 19 de janeiro e seguem até 9 de fevereiro. A realização da prova, por sua vez, deve acontecer em 5 de maio (veja o cronograma atualizado abaixo).

“Recebemos muitas solicitações pelas redes sociais de que as pessoas tivessem mais tempo para estudar”, disse Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

A alteração do cronograma também foi feita pelo ministério em diálogo com a banca responsável pela realização do concurso, a Fundação Cesgranrio, visando garantir tempo suficiente para elaboração das provas.

Em nota, a pasta informou também que agora a prova será realizada em 217 cidades (veja a lista abaixo) — antes eram 180. Segundo o ministério, "a ampliação visa garantir que regiões metropolitanas tenham provas em mais de uma cidade".

O "Enem dos concursos" vai preencher 6.640 vagas em 21 órgãos do governo federal (confira abaixo os cargos e salários previstos).

🤔 Como vai funcionar?

Os candidatos vão pagar uma única taxa de inscrição e concorrer a várias vagas dentro de uma mesma área de atuação. Vai funcionar assim, segundo o governo:

  • No momento da inscrição, o candidato vai escolher uma das áreas de atuação que estarão disponíveis no edital (por exemplo: administração, agricultura, educação, políticas sociais, etc);
  • Depois desta escolha, o candidato deverá indicar seu cargo/carreira por ordem de preferência entre as vagas disponíveis dentro daquela área de atuação. Essa área poderá incluir oportunidades em vários órgãos diferentes;
  • A prova será aplicada em um único dia em duas etapas: a primeira, formada por questões objetivas com matriz comum a todos os candidatos, e a segunda, com questões específicas e dissertativas de cada área de atuação;
  • Após a prova, poderão ser agregadas, a critério dos órgãos ou por determinação legal de carreiras específicas, pontuações relativas à titulação acadêmica, experiência profissional, apresentação de memoriais, provas práticas, etc.
  • Para o preenchimento das vagas, a banca vai avaliar o desempenho do candidato na prova e também a ordem de preferência que ele determinou para os cargos.

💼 Cargos

Apesar de o edital estar previsto para sair em janeiro, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) já divulgou as carreiras que serão ofertadas.

Há oportunidades para engenheiro, psicólogo, economista, técnico em comunicação social e vários outros cargos, com salários iniciais de até R$ 22,9 mil.

📍 Local das provas

As provas do "Enem dos concursos" serão realizadas em 217 cidades brasileiras. Para definir esses locais, foram selecionados municípios com mais de 100 mil habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As novas cidades são: Ananindeua (PA), Aparecida de Goiânia (GO), Várzea Grande (MT), Camaçari (BA), Lauro de Freitas (BA), Caucaia (CE), Maracanaú (CE), Jaboatão dos Guararapes (PE), Olinda (PE), Parnamirim (RN), São José dos Pinhais (PR), Farroupilha (RS), São José (SC), Serra Velha (ES), Vila Velha (ES), Betim (MG), Contagem (MG), Belford Roxo (RJ), Duque de Caxias (RJ), Niterói (RJ), Nova Iguaçu (RJ), São Gonçalo (RJ), São João de Meriti (RJ), Caçapava (SP), Guarulhos (SP), Hortolândia (SP), Jacarei (SP), Mauá (SP), Mogi das Cruzes (SP), Osasco (SP), Paulínia (SP), Santo André (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Caetano do Sul (SP), Taboão da Serra (SP), Valinhos (SP) e Vinhedo (SP).

🗓️ Novo cronograma:

  • Publicação do edital: 10/1/2024
  • Inscrições: 19/01 a 09/02/2024
  • Divulgação dos dados finais de inscrições: 29/02/2024
  • Divulgação dos cartões de confirmação: 29/04/2024
  • Aplicação das provas: 05/05/2024
  • Divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redação: 03/06/2024
  • Divulgação final dos resultados: 30/07/2024
  • Início da convocação para posse e cursos de formação: 05/08/2024

❓Canal de dúvidas

O Ministério da Gestão possui um canal oficial de atendimento para dúvidas e denúncias sobre o concurso: concursonacional@gestao.gov.br. O endereço do site oficial é gov.br/gestao/concursonacional.

LEIA TAMBÉM:

Veja dicas para estudar para concurso:

Como estudar legislação para concurso?

Como estudar legislação para concurso?

Veja dicas de como fazer uma boa redação para concurso

Veja dicas de como fazer uma boa redação para concurso

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!