Concursos

Por Rayane Moura, Anaísa Catucci, g1


  • Ao todo, 21 órgãos federais participarão do novo modelo de seleção e 6.640 vagas serão preenchidas nesta primeira edição.

  • O edital do concurso deve ser publicado em 20 de dezembro e as provas devem ocorrer de forma simultânea até março de 2024 em 180 municípios brasileiros.

  • Com a prova unificada, os candidatos vão poder concorrer a várias vagas em diferentes órgãos, pagando uma única taxa de inscrição.

O concurso nacional unificado está previsto para ocorrer até março de 2024 — Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (24), o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou a empresa Fundação Cesgranrio como responsável pela aplicação das provas do "Enem dos concursos", a seleção unificada que vai preencher 6,6 mil vagas em órgãos do governo federal e será realizada simultaneamente em 180 cidades.

Conforme o cronograma inicial do ministério, o edital do concurso deve ser publicado em 20 de dezembro e as provas devem ocorrer de forma simultânea até março de 2024.

Agora, a Fundação Cesgranrio deverá divulgar o edital com requisitos, vagas, salários, conteúdo programático, formas de inscrição, critérios de seleção, data e local das provas.

A assinatura do contrato entre a Cesgranrio e o MGI foi oficializada no dia 04 de dezembro, por meio extrato de contratação publicado no Diário Oficial da União. Segundo a publicação, a empresa fará "toda e qualquer logística necessária à execução dos serviços".

Para a escolha da banca, a pasta informou que realizou um Estudo Técnico Preliminar (ETR), que estabeleceu os requisitos para a escolha das empresas. Das 12 instituições que já fizeram seleções para o governo, 5 apresentaram propostas e, desse conjunto, 3 atendiam a todas as condições.

A escolha pela fundação ocorreu por conta da proposta ser mais vantajosa para a administração pública, com o valor mais baixo, além de receber o aval com o parecer jurídico final da Advocacia Geral da União (AGU), segundo o MGI.

Ao todo, 21 órgãos e entidades federais aderiram ao concurso unificado. O total de vagas sendo ofertadas é de 6.640, em cargos de engenheiro, arquiteto, economista, psicólogo, entre outros.

Com a prova unificada, os candidatos vão poder concorrer a várias vagas em diferentes órgãos, pagando uma única taxa de inscrição. Veja abaixo:

✅ Órgãos que aderiram e número de vagas

Órgãos e vagas do Concurso Nacional Unificado

Instituições Vagas
FUNAI 502
INCRA 742
MAPA 520
MGI e transversais 1480
MS 220
MTE 900
ANTAQ 30
MDIC 110
PREVIC 40
ANEEL 40
ANS 35
IBGE 895
MJSP 130
MCTI 296
MINC 50
AGU 400
MEC 70
MDHC 40
MPI 30
MPO 60
INEP 50
TOTAL 6.640

💼 Carreiras/cargos de cada órgão federal

📆 Cronograma

Linha do tempo

Publicação do Decreto 11.722 29/09/2023
Indicativo de adesão dos órgãos até 29/09/2023
Edital do concurso público 20/12/2023
Concurso realizado até março/2024
Resultado final da etapa unificada até maio/2024
Cursos de formação quando cabível até julho/2024
Posse de novos servidores até agosto/2024

👩🏽‍💻 Como vai funcionar a inscrição?

  • Os candidatos vão pagar uma única taxa de inscrição e concorrer a várias vagas dentro de uma mesma área de atuação.
  • Assim, no momento da inscrição, o candidato deverá escolher uma das áreas de atuação que estarão disponíveis no edital (por exemplo: administração, agricultura, educação, políticas sociais, etc).
  • Depois desta escolha, o candidato deverá indicar seu cargo/carreira por ordem de preferência entre as vagas disponíveis dentro daquela área de atuação. Essa área poderá incluir oportunidades em vários órgãos diferentes.
  • Para o preenchimento das vagas, a banca vai avaliar o desempenho do candidato na prova e também a ordem de preferência que ele determinou para os cargos.
  • Todas as informações serão detalhadas no edital, previsto para ser publicado até o dia 20 de dezembro.

📝 Como será a prova?

  • As provas vão ser aplicada em 180 municípios brasileiros e dividida em duas partes no mesmo dia.
  • A primeira parte será formada por questões objetivas com matriz comum a todos os candidatos, e a segunda com questões específicas e dissertativas por blocos temáticos.
  • Após a primeira fase, poderão ser agregadas, a critério dos órgãos ou por determinação legal de carreiras específicas, pontuações relativas à titulação acadêmica, experiência profissional, apresentação de memoriais, provas práticas, entre outras.
  • A realização da prova está prevista para ocorrer até março de 2024, e os resultados gerais da primeira fase devem ser divulgados até o final de maio. Confira os locais de aplicação:

🤔 Canal de dúvidas

O Ministério da Gestão possui um canal oficial de atendimento para dúvidas e denúncias sobre o concurso: concursonacional@gestao.gov.br. O endereço do site oficial é gov.br/gestao/concursonacional.

Veja mais sobre o Concurso Nacional Unificado:

O que se sabe até agora sobre o “Enem dos Concursos”

O que se sabe até agora sobre o “Enem dos Concursos”

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!