Concursos

Por Anaísa Catucci, g1


  • Os órgãos federais têm até o dia 29 deste mês para aderir ao Concurso Nacional Unificado, o 'Enem dos concursos públicos'.

  • Até agora, nove ministérios e uma agência reguladora já confirmaram a participação na prova unificada do governo para seleção de novos servidores.

  • A previsão é de que o edital seja publicado em dezembro e as provas ocorram em fevereiro de 2024 em 179 municípios brasileiros.

Concurso Nacional Unificado: o que se sabe até agora sobre o 'Enem dos concursos'

Concurso Nacional Unificado: o que se sabe até agora sobre o 'Enem dos concursos'

Nove ministérios e uma agência reguladora já confirmaram interesse em aderir à prova unificada do governo para a seleção de novos servidores, o "Enem dos concursos públicos", segundo levantamento parcial do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) (veja a lista completa abaixo).

Os ministérios têm até o dia 29 deste mês para aderir ao Concurso Nacional Unificado. A previsão é de que o edital seja publicado em dezembro e as provas ocorram em fevereiro de 2024 em 179 municípios brasileiros.

Até esta sexta-feira (22), o documento com a formação de uma comissão organizadora sobre o concurso estava em fase de revisão.

Além dos órgãos federais da lista abaixo, cuja participação no concurso unificado já foi confirmada pelo MGI, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) também disse ao g1 que vai aderir ao programa.

Veja os órgãos públicos e pastas que devem aderir ao 'Enem dos concursos':

ÓRGÃOS QUE CONFIRMARAM ADESÃO AO CONCURSO NACIONAL UNIFICADO

Órgãos Entidades vinculadas Quantidade de vagas
MCTI Unidade central + 16 vinculadas (CBPF, CTI, CETEM, CETENE, CEMADEN, IBICT, INMA, INPA, INPE, INT, INSA, LNA, LNCC, MAST, MPEG, ON) 814
MCTI CNPQ 50
MPI FUNAI 502
MS MS 220
MS FIOCRUZ 300
MTE MTE - Auditor Fiscal do Trabalho 900
MGI MGI - Carreira transversal - Analista de Infraestrutura 300
MGI MGI - Carreira transversal - Analista em Tecnologia da Informação 300
MGI MGI- ATPS 500
MGI MGI - Carreira transversal - EPPGG 150
MDIC MDIC - Analista de Comércio Exterior 50
MJSP MJSP - PGPE 100
MPO IBGE 895
MPS PREVIC 40
Agência ANTAQ 30
TOTAL 5.151

Qual é a proposta do 'Enem dos concursos'?

A intenção do Ministério da Gestão é criar algo similar ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cuja nota é usada por centenas de faculdades e universidades de todo o país em substituição ao vestibular tradicional.

Inicialmente, a proposta é realizar o concurso unificado para preencher as cerca de 8 mil vagas que estão abertas no serviço público federal neste ano, mas também cria bases de transição para um modelo de seleção periódico, afirma o MGI.

De acordo com o ministério, todas regras do programa vão ser esclarecidas após a adesão dos órgãos, que poderão agregar mais detalhes ao processo seletivo.

Como vai funcionar a inscrição?

Os candidatos poderão concorrer a várias vagas de uma mesma área de atuação. Assim, no momento da inscrição, eles deverão optar por um dos blocos temáticos disponíveis.

Depois disso, será necessário indicar seu cargo/carreira por ordem de preferência entre as vagas disponíveis no bloco de sua escolha. Caso deseje, o candidato também pode se inscrever somente para uma vaga específica.

Para o preenchimento das vagas, a banca vai avaliar o desempenho do candidato na prova e também a ordem de preferência que ele determinou para os cargos.

Como será a prova?

A prova será aplicada em 179 municípios brasileiros e dividida em duas partes no mesmo dia, sendo a primeira formada por questões objetivas com matriz comum a todos os candidatos, e a segunda com questões específicas e dissertativas por blocos temáticos.

Após a primeira fase poderão ser agregadas, a critério dos órgãos ou por determinação legal de carreiras específicas, pontuações relativas à titulação acadêmica, experiência profissional, apresentação de memoriais, provas práticas, entre outras.

Cronograma 🗓️

  • Até 29/9: adesão dos Ministérios ao Concurso Nacional Unificado;
  • Até 20/12: publicação do edital do Concurso Nacional Unificado;
  • 25/2: realização da prova em dia único (data indicativa inicial).

Os resultados gerais da primeira fase devem ser divulgados até o final de abril de 2024.

LEIA TAMBÉM:

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!