Enem 2020

Por Luiza Tenente, G1


Candidatos da versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também devem levar uma caneta preta de tubo transparente nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, quando a prova será aplicada.

Mesmo na versão informatizada, a redação é manuscrita, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Nas redes sociais, estudantes manifestaram estranhamento em relação à propaganda do Enem digital exibida na televisão, exatamente por mencionar a obrigatoriedade da caneta:

Primeira edição digital

Será a primeira edição digital do Enem, aplicada para 96.086 candidatos confirmados.

Em dezembro, o presidente substituto do Inep, Camilo Mussi, deu mais detalhes ao G1 sobre a dinâmica de aplicação da prova.

Tire suas dúvidas abaixo:

1- Como impedir a 'cola'?

Os computadores não terão acesso à internet nem lerão CDs ou dispositivos conectados por cabo USB. O candidato também não conseguirá usar programas de edição de texto (como Word) ou calculadora.

“É um ambiente específico que só permite que o estudante veja a prova do Enem. E haverá todo o esquema de segurança já usado na edição impressa, como fiscais na sala de aula e nas idas ao banheiro”, diz.

2- Vai ter câmera de vigilância?

Na edição de 2020, não haverá o uso de câmeras de vigilância, mesmo nos laboratórios que já tenham o equipamento de segurança instalado. “A gente ainda está pensando em como será no futuro. Mas, por enquanto, nada de filmagem”, diz o presidente substituto do Inep.

3- Como será a disposição de computadores? Um atrás do outro?

O Inep selecionou instituições que tivessem um padrão mínimo de tecnologia nos computadores, com orientações específicas sobre tamanho do monitor, capacidade de memória e modelo de processador. Mas a disposição das máquinas na sala de aula vai depender de cada local de prova.

“Em alguns, pode ser que seja um [formato de] U, com um computador ao lado do outro. Em outros, uma máquina atrás da outra, enfileirada. O importante é garantir certo distanciamento entre os candidatos, por causa da pandemia”, diz Mussi.

Assim como na versão impressa, serão quatro cores de prova, com ordens diferentes de questões. Na distribuição de lugares, haverá o cuidado para que o exame de um aluno nunca seja igual ao de quem está ao seu lado, dificultando a “cola”.

4- Quantos computadores haverá por sala?

Segundo Camilo Mussi, a média será de 25 computadores por sala.

5- Como selecionar as alternativas?

As questões de múltipla escolha serão respondidas no computador. “O candidato clica em uma das alternativas e, em seguida, dá um ‘salvar’”, diz Mussi.

6- Vai dar para levar o ‘gabarito’ para casa?

Na versão impressa do Enem, os alunos que ficam no local de prova até os 30 minutos finais podem levar para casa o caderno de questões. Assim, quando o Inep divulga o gabarito oficial, é possível conferir as próprias respostas e ter uma ideia do número de acertos.

No Enem digital, como não há questões impressas, o candidato pode escrever na folha de rascunho quais foram as alternativas assinaladas. Mas, da mesma forma, a possibilidade de levar o papel consigo só valerá para quem esperar até a última meia hora de prova.

7- A redação também é feita no computador?

Não, a redação é manuscrita. Ou seja: o candidato deve levar caneta preta, de tubo transparente, para escrevê-la.

Haverá também uma folha de rascunho para as contas das provas de ciências da natureza e de matemática.

8- O aluno pode escolher onde vai se sentar?

Não. Os lugares serão pré-determinados. Quando o participante chegar, sua prova já estará instalada em um computador específico, com a devida identificação (nome e, caso tenha cadastrado na inscrição, foto).

Para começar o exame, o candidato deverá digitar uma senha individual, que será enviada no mesmo dia pelo Inep. No segundo dia de exame, haverá um novo código de segurança.

9- O que fazer se o computador apresentar problemas técnicos?

“Com certeza, algum computador vai acabar dando problema durante a prova. Mas teremos um ou dois de reserva em cada laboratório”, diz Mussi.

Além disso, segundo o Inep, haverá um técnico de informática em cada uma das salas, além de outro coordenador no local de aplicação.

Se uma máquina apresentar problema, o profissional avaliará a possibilidade de transferir o candidato para outro computador. Se o procedimento demorar menos de 15 minutos, o estudante pode terminar a prova. Caso leve mais tempo, ele terá de fazer a reaplicação do Enem em fevereiro.

10- Haverá recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência?

Não. Nesta edição do Enem, as pessoas com deficiência que necessitam de alguma adaptação só puderam se inscrever na versão impressa da prova. A previsão, segundo o Inep, é proporcionar, aos poucos, a acessibilidade também no Enem digital.

Cronograma do Enem

  • Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro
  • Reaplicação da prova: 23 e 24 de fevereiro
  • Resultados: 29 de março

Vídeos: Enem 2020

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!