Brasil Educação Enem e vestibular

Enem: conheça as universidades americanas que aceitam as notas do exame

Além dos Estados Unidos, instituições renomadas de outros países usam a prova na admissão
Universidade de Nova York, Universidade de Northeastern e a Universidade Temple são algumas das instituições que aceitam o Enem Foto: MARK WICKENS / NYT
Universidade de Nova York, Universidade de Northeastern e a Universidade Temple são algumas das instituições que aceitam o Enem Foto: MARK WICKENS / NYT

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. O que nem todo mundo sabe é que a prova pode ajudar os alunos a estudarem em países como Canadá, Reino Unido e Portugal. O vestibulando pode, inclusive, usar as notas para pleitear vagas em instituições americanas.

Confira o gabarito extraoficial das provas de Matemática e Ciências da Natureza

As universidades de Nova York, Northeastern e Temple são algumas das que aceitam a prova em seus processos seletivo. Diretora da Temple, Jacqueline McCafferty explica que os estudantes que queiram aplicar para universidades americanas devem entrar na página https://www.commonapp.org/ . O site reúne o formulário de aplicação de quase 900 universidades.

Veja também: Enem 2019: prova de Matemática ficou mais complexa, dizem professores

Ela explica que as notas no vestibular são usadas como parâmetro inicial de avaliação. Para poder concorrer às vagas, o ideal é que o estudante tenha uma nota acima de 600 pontos no Enem. Além disso, é preciso fazer um teste de proficiência em inglês e enviar o histórico escolar completo para a instituição.

Algumas universidades pedem que o aluno escreva uma carta de apresentação, falando sobre sua vida e detalhando por que pretende estudar na universidade para a qual está aplicando.

O processo seletivo pode parecer um desafio, mas, segundo McCafferty, os benefícios de estudar nos Estados Unidos compensam.

— Universidades americanas normalmente seguem um modelo educacional baseado em artes liberais. Isso significa que o estudante tem a oportunidade de assistir aulas em outros cursos. O objetivo é desenvolver um graduando que tenha conhecimento em sua área e em outras áreas do conhecimento — explica McCafferty, que vai ministrar nesta terça-feira (12), no curso Ibeu, em Copacabana, uma palestra gratuita sobre o processo de admissão em universidades americanas.  O evento  começa a partir das 18h.

Moradia e ajuda financeira

Além de benefícios acadêmicos, as trocas sociais podem ser um outro ponto positivo.

— A Universidade Temple, por exemplo, tem mais de 300 organizações para estudantes. Quando se engaja nelas, o universitário pode aprender habilidades que serão muito úteis depois da faculdade. Elas o ajudam ainda a ampliar sua rede de contatos. Esse cotidiano vibrante contribui tanto para o desenvolvimento quanto para a vivência dos alunos.

Muitas universidades americanas oferecem moradia a seus estudantes. Esse é o caso da Universidade Temple, que também pode conceder ajuda financeira, dependendo de cada caso.

— Bolsas de estudo baseadas em mérito acadêmico são disponibilizadas e os estudantes que forem aprovados serão notificados sobre a possibilidade de receberem esse benefício — diz McCafferty.

Veja abaixo algumas universidades estrangeiras que aceitam o Enem:

Estados Unidos

- Universidade de Nova York

- Universidade de Northeastern

- Universidade Temple

Reino Unido

- Universidade de Oxford

- Universidade de Bristol

Canada

- Universidade de Toronto

Irlanda

- University College Cork

Portugal

- Universidade de Coimbra

- Universidade de Lisboa

- Universidade da Madeira

- Universidade de Aveiro