Por Educa Mais


O Aplicativo Enem ganhou o título de número um na categoria educação e serve para o aluno acompanhar todas as fases do exame — Foto: Inep Divulgação

De simples avaliação estudantil, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chega à maturidade duas décadas depois de ser criado, como o maior vestibular do país. Com mais de mais de 6,7 milhões de inscritos em 2017, ele é o principal sistema de seleção para cerca de 500 universidades públicas e privadas no Brasil.

Quando implementado em 1998, o objetivo do Enem era apenas avaliar os estudantes que estavam encerrando o período escolar. Naquele primeiro ano, foram 157 mil inscritos. Mas como foi que a prova tomou esta dimensão? A resposta é simples: seu progresso está costurado ao seu nível de importância. Além de servir de análise para o governo definir políticas públicas educacionais, o exame avalia o desempenho individual de cada aluno. Com isso, as universidades começaram a se apropriar desses resultados. Para se ter uma ideia, a fama do Enem já ultrapassou as fronteiras do Brasil.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) fechou em 2018 o 28º convênio com uma instituição de ensino superior de Portugal, que também utiliza os resultados para o ingresso de brasileiros em sala de aula lá naquele país.

Anualmente, as faculdades e universidades se inscrevem para adotar a nota do Enem nos seus processos seletivos. E por lei, só podem se candidatar a usar o exame como seleção as universidades bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC). Isso significa que independentemente da instituição escolhida pelo estudante, ele já terá a garantia de uma graduação de qualidade, um diploma reconhecido e uma boa aceitação no mercado de trabalho.

Mais tempo de prova em 2018

Na última quarta-feira, o Inep publicou no Diário Oficial da União o edital do concurso para 2018. As inscrições podem ser feitas de 7 a 18 de maio só pelo site (http://enem.inep.gov.br/participante). Pelo segundo ano consecutivo, o exame, que era aplicado em um único final de semana, será feito em dois domingos: nos dias 4 e 11 de novembro.

A principal mudança com relação aos anos anteriores está no tempo de prova de Matemática e Ciências da Natureza: os estudantes terão 30 minutos a mais, 5 horas ao todo para resolverem as questões, no dia 11. No primeiro domingo de provas, no dia 4, os candidatos devem resolver as questões de Linguagens e Ciências Humanas, além da redação.

O MEC também quer em 2018 diminuir os prejuízos causados por quem é isento e não vai fazer a prova. Conforme balanço do Enem, foram gerados R$ 152,25 milhões em perdas. Portanto, os faltosos que são declarados isentos terão de se explicar. Atestado médico, documento jurídico, certidão pública ou boletim de ocorrência podem justificar a ausência. O prazo é de 2 a 11 de abril. Esse é o mesmo período para quem quer pedir isenção na edição de 2018.

Os participantes também podem acompanhar todas as fases do exame no “Aplicativo Enem”. A ferramenta está disponível na loja de aplicativos do seu celular: Google Play ou App Store. Em 2017 foram tantos downloads que o aplicativo se tornou o número um na categoria educação.

Principais datas do Enem 2018

Solicitação de isenção da taxa de inscrição: 2 a 11 de abril

Inscrições: 7 e 18 de maio

Pagamento da taxa de inscrição: 7 a 23 de maio

Valor da taxa: R$ 82

Solicitação de atendimento pelo nome social: de 28 de maio a 3 de junho

Data das provas: 4 e 11 de novembro

Bolsas de estudo de até 70%

Os estudantes do ensino médio que buscam alternativas além do ENEM para ingressar em cursos de graduação podem optar por bolsas de estudo de até 70% do Educa Mais Brasil, o maior programa de inclusão educacional do país. O Educa Mais dispõe de descontos em mensalidades de cursos como Direito, Administração, Ciências Contábeis, Educação Física, Psicologia, entre outros.

Educa Mais
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1