Enem: começa período para remarcação de provas para quem mora longe

Publicado em 13/11/2023 - 07:31 Por Oussama El Ghaouri - Repórter Rádio Nacional - Brasília

Se você estava inscrito no Enem 2023 e deixou de participar por morar a mais de 30 km do local das provas, fique atento!

Você pode solicitar uma nova oportunidade de fazer o Exame Nacional do Ensino Médio a partir desta segunda-feira, dia 13.

As regras do Enem garantem isso. E o mesmo vale pra quem teve problemas no local de provas, como, por exemplo, falta de energia. Mas, para ter direito a essa nova oportunidade, é preciso fazer a solicitação na página do participante até a próxima sexta-feira, dia 17. O endereço é enem.inep.gov.br/participante. Repetindo: enem.inep.gov.br/participante.

O pedido vai ser analisado e decidido pelo Inep. As novas provas serão aplicadas nos dias 12 e 13 de dezembro.

E olha só... Mesmo o Enem 2023 sendo feito em dois períodos diferentes, segundo o Inep, o método de avaliação do exame permite a comparação das notas e a igualdade de condições entre os participantes.

Com as notas do Enem, o estudante pode concorrer a vagas no Ensino Superior público, pelo Sisu, o Sistema de Seleção Unificada. Já nas instituições privadas de ensino superior, ele tem duas possibilidades. Usar as notas do exame para disputar bolsas de estudo, integrais ou parciais, pelo Prouni, o Programa Universidade para Todos. Ou ainda, usar o resultado para buscar financiamentos pelo Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil.

E mais uma possibilidade... Só que no exterior... As notas também podem ser usadas nos processos seletivos de instituições portuguesas que têm convênio com o Inep. Ou seja, não faltam oportunidades com as notas do Enem na mão.

Edição: Roberta Lopes / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Geral

Papa Francisco manifesta solidariedade às vítimas da tragédia no RS

O Papa Francisco manifestou, neste domingo, solidariedade às famílias afetadas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Tragédia climática no RS já soma 75 vítimas fatais e 103 desaparecidos

O número de vítimas fatais durante a tragédia climática no Rio Grande do Sul já chegou a 75, de acordo com o último boletim da Defesa Civil estadual. As autoridades ainda investigam se seis óbitos têm relação com as chuvas e há 103 pessoas oficialmente desaparecidas.

Baixar arquivo
Geral

Governo antecipa benefícios previdenciários a atingidos pelas chuvas

Moradores dos municípios do Rio Grande do Sul atingidos pelas fortes chuvas terão acesso ao pagamento antecipado dos benefícios previdenciários, que vão passar de junho para maio, inclusive os de prestação continuada.

Baixar arquivo
Economia

Entenda o que é desoneração da folha e para quê serve

A desoneração substitui a contribuição previdenciária sobre a folha de pagamento de 17 setores por um percentual do faturamento.

Baixar arquivo
Política

UNICEF alerta para importância do voto de adolescentes de 16 e 17 anos

O prazo para tirar o título de eleitor termina na próxima quarta-feira (8). Segundo dados preliminares do Tribunal Superior Eleitoral, o Brasil reverteu a tendência de queda no cadastro eleitoral de adolescentes. 

Baixar arquivo
Geral

Ministros instalam escritório pra coordenar ações federais no RS

No local, serão concentradas as informações sobre o apoio da União ao estado após dos danos causados pelas fortes chuvas.

Baixar arquivo