Por FACUNICAMPS

Não é novidade que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das principais portas de acesso ao ensino superior, a grande questão está na melhor forma de usar a nota para garantir a vaga. Quem fez o Enem 2023 já terá acesso ao resultado oficial a partir do próximo dia 16 de janeiro. As notas poderão ser usadas para concorrer a vagas em universidades públicas, pelo Sistema Seleção Unificada (Sisu); a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e para obter financiamento estudantil, pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Com o resultado do Enem em mãos, começa um período de grande ansiedade para os candidatos. Já na espera pela abertura das inscrições do Sisu, a estudante Beatriz Guimarães, de 18 anos, é um exemplo disso. Ela fez o exame pela primeira vez em 2022, para conhecer a prova e testar os próprios conhecimentos. Com a prova de 2023, Beatriz pretende usar o desempenho para tentar uma vaga no curso de Relações Internacionais. “Estou bem ansiosa para o resultado do Enem e estou ainda mais nervosa para as inscrições do Sisu”, relata.

Esse turbilhão de emoções que aparece quando a pessoa está aguardando um resultado, como nota de prova ou resposta de entrevista de emprego, é considerado normal desde que ela desapareça quando a situação causadora deixa de existir, segundo especialistas. No caso dos candidatos do Enem, o indicado é tentar manter a rotina diária após conhecer a nota e ficar atento aos processos seletivos que usam o desempenho como critério de seleção.

Foi o que fez Isadora Domingos, de 19 anos. Com a nota do Enem de 2022, a estudante conquistou uma bolsa na FacUnicamps por meio do ProUni. “Depois do resultado, eu tive que pesquisar os próximos passos. Fiquei bem ansiosa durante esse processo de inscrição nos programas para entrar na faculdade, mas deu tudo certo. Consegui 50% de desconto no curso de Farmácia. Começo a graduação agora, no primeiro semestre de 2024. Estou realmente feliz”, conta.

Outro exemplo de sucesso é a já graduada Francisca Luciana Ribeiro, de 43 anos. Formada em Direito, a bacharel acaba de conquistar a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “Fiz o Enem várias vezes e, na época, consegui meia bolsa, mas não tive como estudar. Mesmo assim, coloquei na cabeça que iria focar no Enem para tirar uma nota boa e ganhar bolsa integral", diz.

Francisca lembra que era grande o nervosismo nesse período entre a prova e as inscrições, e que manter a calma dependia de ter informações sobre o processo. "Em 2018, Deus me abençoou. Quando vi minha nota deu vontade de chorar, pois meu esforço tinha valido a pena. Fiz minha inscrição no Prouni e quando recebi o e-mail para levar os documentos na FacUnicamps, a sensação que tive era de que minha vida iria mudar”, lembra.

Para além das bolsas

Como no caso de Isadora e Francisca, o Enem pode ser utilizado como requisito para seleção de bolsas integrais e parciais (50%). Todos os anos, diferentes instituições da rede privada, como a própria FacUnicamps, aderem ao Prouni. As inscrições para o programa, voltado para candidatos sem diploma de curso superior, são abertas duas vezes por ano. Mas quem participou do Enem também pode aproveitar o desempenho para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Várias universidades brasileiras utilizam o Sisu na seleção de estudantes para cursos de graduação. Um dos requisitos é ter feito a versão mais recente do Enem. Outra dica do que fazer ao receber a nota do Enem é tentar a chance de financiar um curso por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). O programa do Ministério da Educação (MEC) tem como critério a participação no Enem. As inscrições acontecem duas vezes por ano, uma no primeiro semestre e outra no segundo.

Além disso, há ainda a possibilidade de disputar a chance de estudar no exterior. Mas, para tudo isso, não basta apenas fazer a prova do Enem: é preciso focar em ter uma boa nota, para superar a nota de corte do curso escolhido.

A nota de corte é o valor mínimo que você precisa alcançar para conseguir uma das vagas disponíveis para o curso desejado. Isso vale para o Sisu, Fies, ProUni e instituições particulares que usam o Enem como método seletivo. Essa pontuação pode variar entre um ano e outro. Quanto maior a concorrência, mais acirrada é a disputa e o valor tende a subir.

Informar e direcionar

Com isso em mente, é importante ter informações sobre como, onde e qual é a melhor maneira de usar a nota do Enem para alcançar seus objetivos, certo? Pensando nisso, a FacUnicamps, em parceria com TV Anhanguera, vai promover um evento para direcionar alunos: Fiz o Enem, e agora?

A ação será realizada no dia 20 de janeiro, com palestra sobre os diversos programas de ingresso no ensino superior e como acessá-los, orientação individual, contato com laboratórios dos diversos cursos e testes vocacionais disponíveis para os participantes. São mil vagas presenciais para os primeiros inscritos.

“O evento será realizado no Teatro FacUnicamps, que fica no campus III da instituição. A inscrição é gratuita e está aberta até o dia 19 de janeiro de 2024”, explica Almério Freitas, pró-reitor de Graduação da FacUnicamps. Os interessados devem acessar o portal G1 Goiás. “Esgotadas as vagas presenciais, os inscritos poderão assistir online ao evento, que terá transmissão ao vivo no site do G1 Goiás”, completa.

Serviço
Fiz o Enem, e agora?
Data: 20/01/2024
Horário: 08h às 12h
Local: Av. Perimetral Q 61, 498 - St. Coimbra, Goiânia - GO, 74530-020 – CAMPUS III
Inscrições: facunicamps.edu.br/enem2023
Limite de 1000 vagas presenciais para os primeiros inscritos;
Evento com transmissão ao vivo no G1 para os inscritos.

FACUNICAMPS

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!