Enem e Vestibular
PUBLICIDADE

Por O Globo — Rio de Janeiro

Estudantes de baixa renda beneficiados pelo Bolsa Família e matriculados no terceiro ano vão receber um incentivo financeiro para participarem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), informou o ministro da Educação, Camilo Santana, em entrevista coletiva realizada na manhã desta terça-feira, em Brasília. Na ocasião, as notas do Enem 2023 foram divulgadas oficialmente.

Santana explicou que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva vai lançar na tarde de hoje o programa Pé-de-Meia, que concede bolsa poupança a estudantes de baixa renda do ensino médio que participam do Bolsa Família. O ministro adiantou que os estudantes do terceiro ano - que se enquadram neste perfil - também serão contemplados com um valor para que participem do Enem 2023.

— O programa, posso adiantar aqui, terá também o incentivo quem fizer o Enem. Então isso vai ser uma forma de estimular o jovem regular do Ensino Médio, que vai receber esse auxílio financeiro nos três anos do Ensino Médio, mas no último ano, no terceiro ano, ele vai receber um percentual, um valor para fazer a prova do Enem — afirmou Santana.

Dados divulgados durante a coletiva mostram que cerca de metade dos estudantes concluintes do Ensino Médio faltaram às provas, sendo que apenas 1 milhão (50,8%) dos 2 milhões de jovens matriculados prestaram o exame. A abstenção foi vista com preocupação pelo ministro da Educação.

— Metade dos jovens que estão concluindo o Ensino Médio não fez o Enem. Precisamos saber o motivo disso e reverter esses números — disse o ministro.

Santana acrescentou que é preciso convencer o estudante a participar do exame, uma vez que não há custo.

— [O Enem 2023] é a porta, a oportunidade que ele tem de acessar o ensino superior brasileiro, então não há motivo para o jovem não fazer o Enem, independente do resultado que ele vai alcançar — pontuou.

O Pé-de-Meia é um programa de bolsas para incentivo à permanência dos estudantes do ensino médio. Santana disse que espera começar os pagamentos no mês de março deste ano.

Mais recente Próxima Enem 2023: como ver resultado na página do participante do Inep
Mais do Globo

Movimento batizado de ‘boy sober’ ajudaria a direcionar energia sexual para outros setores da vida

Cresce número de mulheres que adotam abstinência de homens

Menos tempo de espera para ser atendido, acesso a partir de áreas remotas e acompanhamento são benefícios do formato para os pacientes

Telemedicina: modelo cresce com integração no SUS, inteligência artificial e expansão na rede privada

Encontrar o H5N1 no gado de leite não é preocupação urgente para a saúde humana, mas precisa ser encarado com seriedade

Gripe da vaca?

Americano Vincent Dransfield dirige todos os dias e vive sozinho na mesma casa desde 1945

Com 110 anos, americano compartilha os 6 segredos da longevidade

Pesquisa no Reino Unido mostra que a maior parte dos espirros acontece em casa

Alergias: Descubra itens na sua casa que podem servir de gatilho para sua rinite atacar

Dicas como não deixar o aparelho descarregar podem prolongar a vida útil do dispositivo

Como carregar o celular sem danificar a bateria

Especialistas dão 5 dicas para que atividade física no começo do dia deixe de ser um sofrimento e passe a ser uma fonte de prazer

Como fazer seu corpo gostar de se exercitar de manhã

Ocheretyno é apenas a última de uma série de pequenas derrotas que as tropas ucranianas vêm sofrendo na região do Donbass desde que perderam a importante cidade industrial de Avdiivka

No front na Ucrânia: Armas baratas e velhas táticas soviéticas permitem avanço da Rússia na guerra

Entrada de jovens de 16 a 24 anos a legendas chega ao menor patamar na década; partido de Lula divide campo da esquerda com PSOL, que lidera entre todas as legendas pela 1ª vez

Filiação de jovens a partidos políticos segue caindo, mas polarização reverte quedas de PT e PL