Conteúdo de Marca

Brasil Conteúdo de marca

Enem abre as portas para graduação na Universidade de Coimbra

Além da experiência de morar em outro continente, formar-se na instituição aumenta as chances de seguir carreira profissional na Europa
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
UC aceita candidaturas de estudantes brasileiros que fizeram o Enem nos últimos cinco anos Foto: Banco de Imagens
UC aceita candidaturas de estudantes brasileiros que fizeram o Enem nos últimos cinco anos Foto: Banco de Imagens

Em 1576, o Brasil mal se reconhecia como país, e a Universidade de Coimbra (UC) recebia o primeiro estudante brasileiro. A tradição que se renova e ganha outros contornos desde 2014, quando a instituição foi a primeira universidade de Portugal a aceitar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso para estudantes brasileiros.

Além da experiência de morar em outro continente, estudar na UC pode significar também abrir as portas profissionais na Europa, já que o diploma da instituição é reconhecido internacionalmente em 47 países que fazem parte do Espaço Europeu de Ensino Superior.

A UC aceita candidaturas de estudantes brasileiros que fizeram o Enem nos últimos cinco anos (2017 a 2021) e que, claro, tenham o diploma do ensino médio. As notas do Exame Nacional, no entanto, têm pesos diferentes para cada curso. É necessário consultar a tabela de pontuação no site da instituição para saber a nota mínima. Em geral, a menor pontuação para concorrer aos cursos de graduação na Universidade de Coimbra é de 120 pontos na escala portuguesa de 0-200, que equivalem a 600 no Enem.

A possibilidade de se candidatar por meio do Enem, no entanto, é exclusiva a candidatos que não tenham nacionalidade portuguesa nem de países integrantes da União Europeia e que não residam legalmente em Portugal há mais de dois anos. Os candidatos também devem  atentar para os pré-requisitos, que são aptidões exigidas para alguns cursos. Para a Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEF), por exemplo, é necessário ser aprovado no critério aptidão funcional, física e desportiva.

— Ao possibilitar a candidatura de brasileiros para graduação através da nota do Enem, a UC reforça sua disposição de estreitar laços com os brasileiros, contribuindo para que os estudantes se sintam bem acolhidos na universidade. Também ajuda na sensação de bem-estar o fato de a UC ter a cultura e a identidade da lusofonia (países que têm o português como língua oficial) — destacou o reitor da Universidade de Coimbra, professor doutor Amílcar Falcão.

O reitor da UC ressaltou que, entre os cursos de graduação, mestrados, doutorados, pós-doc, os mais procurados são Direito, Relações Internacionais e Arquitetura. Desde 2021, a instituição também oferece a graduação em Direito Luso-Brasileiro.

Falcão acrescenta que o estudante brasileiro se sente muito acolhido e integrado à comunidade acadêmica em Coimbra, já que a cidade tem uma atmosfera cosmopolita e multicultural, com atividades esportivas, científicas e de voluntariado dentro e fora da universidade.

— Temos uma rede completa de serviços de apoio que acolhe o aluno a partir da aprovação de sua candidatura. Ele pode ser recebido por um conterrâneo já veterano na universidade, para facilitar sua chegada e sua ambientação no campus, ou contar com as associações de estudantes brasileiros, que são muito ativas e atuam em cooperação com a universidade — contou o reitor.

INTERCÂMBIO

Com o diploma da Universidade de Coimbra, o estudante pode fazer intercâmbio, formação ou estágios curriculares e profissionais em instituições nacionais e estrangeiras de ensino superior, até mesmo depois de concluir o curso.

A experiência representa a chance de enriquecer o currículo, aprender outras línguas e culturas, além de aproveitar oportunidades de emprego no Velho Continente.

Instituição oferta outras formas de ingresso

Quem não obteve pontuação suficiente pode optar por passar um ano em Coimbra antes da graduação
Amílcar Falcão destaca outras opções da UC Foto: Divulgação
Amílcar Falcão destaca outras opções da UC Foto: Divulgação

Neste ano a Universidade de Coimbra (UC) passou a disponibilizar novas formas de ingresso, como explica o reitor professor doutor Amílcar Falcão. Uma delas é o Ano Zero: com duração de um ano letivo, o programa é um curso preparatório de estudos pré-universitários, que permite a aquisição de conhecimentos linguísticos e disciplinares necessários à candidatura à graduação da Universidade de Coimbra.

O Ano Zero é dividido em dois segmentos. Um deles é Ciência e Tecnologia, com formação intensiva e acompanhamento personalizado aos candidatos que queiram ingressar nas áreas de Ciências, Tecnologias, Engenharia, Matemática, Ciências Farmacêuticas e Medicina Dentária. O conteúdo inclui Matemática, Física, Química, Biologia e Geologia, assim como um curso de Língua Portuguesa para fins acadêmicos.

Já o segmento Ciências Sociais e Humanidades é voltado aos que seguirão nas áreas de Humanidades e Ciências Sociais, Gestão, Direito e Ciências do Desporto. Ao longo do curso, são ministradas aulas de História, Geografia, Filosofia, Sociedade Contemporânea e Matemática para as Ciências Sociais, assim como cursos de Língua Portuguesa para fins acadêmicos e Inglês.

Após a conclusão do período, os alunos podem tentar uma vaga no curso universitário correspondente às áreas pretendidas. A nota de candidatura à Universidade de Coimbra é calculada a partir da média das avaliações do Ano Zero e das notas obtidas nos exames de acesso à UC.

Também é possível se candidatar às vagas por provas específicas aplicadas virtualmente. Para concorrer, os candidatos precisam ter um documento de identificação, a equivalência ao ensino secundário português e dominar a língua portuguesa, além de apresentar uma autodeclaração que ateste que o candidato não possui nacionalidade portuguesa nem esteja impedido de realizar candidatura ao concurso especial de acesso e ingresso do estudante internacional.

— A aprovação nessas provas permite aos titulares do ensino secundário a candidatura aos cursos de graduação da Universidade de Coimbra — destaca o reitor.

A Universidade também aceita candidatos com um diploma de ensino secundário que tenham realizado exames do International Baccalaureate Diploma Programme (IB-DP) e do A-Level.

Estrutura une tecnologia e tradição

Três campi universitários contam com oito faculdades, 38 unidades de pesquisa, teatro, museus, bibliotecas, observatório astronômico, jardim botânico e refeitórios
Instalações do laboratório de Odontologia da Universidade de Coimbra Foto: Divulgação
Instalações do laboratório de Odontologia da Universidade de Coimbra Foto: Divulgação

Durante 732 anos a Universidade de Coimbra construiu (e ainda constrói) uma história que mistura tradição e pesquisa. São três campi universitários, oito faculdades, 38 unidades de pesquisa, um teatro, dois museus, 16 bibliotecas, um observatório astronômico, um jardim botânico e 18 pontos de alimentação (cantinas ou refeitórios). No belíssimo Palácio Real, fica a Sala dos Atos Grandes, considerada a mais importante da instituição, onde moraram os reis da 1ª dinastia portuguesa e o rei D. João I foi aclamado; hoje, o espaço abriga os mais importantes eventos da vida acadêmica.

A instituição oferece, ao todo, 347 cursos aos 25.772 estudantes que formam a comunidade acadêmica. Do total de alunos, 20% são oriundos de mais de cem países. Referência mundial em ensino e pesquisa, a UC integra programas conjuntos com as melhores universidades do mundo, como  Erasmus Mundus, MIT Portugal, CMU Portugal, Harvard-Portugal Clinical Scholars Research Training Program e UT Austin Portugal. A universidade, aliás, faz parte do Espaço Europeu de Ensino Superior, formado por 47 países.

INCUBADORA

Em Coimbra, está uma das melhores incubadoras de empresas do mundo, a IPN Incubadora, com 50% de participação da UC. Docentes e pesquisadores da instituição têm à disposição a UC Business, unidade especializada na promoção e aconselhamento entre a universidade e o setor empresarial.

Em Cantanhede, próximo à cidade, funciona o Biocant, o primeiro parque biotecnológico de Portugal, criado em parceria com a UC, que concentra unidades de pesquisa de ponta e empresas de biociências.

Criado por iniciativa do Marquês de Pombal em 1772, o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, no centro da cidade, estende-se por mais de 13 hectares e representa uma das principais coleções botânicas de Portugal. Outra instalação do século XVIII que se destaca até hoje é o Laboratório Chimico, concebido para o ensino experimental de Química. O projeto de arquitetura que transformou o laboratório em Museu da Ciência, em 2006, recebeu diversos prêmios. No Observatório Geofísico e Astronômico da Universidade de Coimbra, o planetário digital  apresenta programas e metas curriculares que incluem diversas disciplinas.

Já a Biblioteca Joanina, expoente máximo do Barroco português, é considerada uma das mais ricas bibliotecas da Europa, com um acervo de 60 mil volumes, datados do século XVI ao século XVIII.

Instituição é tesouro da educação portuguesa

Universidade de Coimbra ajudou a escrever a História de Portugal com sua atuação ao longo dos séculos
Biblioteca Joanina, uma das mais bonitas do mundo, foi construída em 1717 Foto: Divulgação
Biblioteca Joanina, uma das mais bonitas do mundo, foi construída em 1717 Foto: Divulgação

Ao assinar o “Scientiae thesaurus mirabilis”, termo em latim que significa “O maravilhoso tesouro da Ciência”, o Rei D. Dinis criava, em 1290, a universidade mais antiga do país, sob as bênçãos (e autorização) do Papa Nicolau IV. O escritor Eça de Queiroz, o estadista Marquês de Pombal e o patrono da Independência do Brasil, José Bonifácio de Andrada e Silva, são alguns dos ex-alunos da instituição. Protagonista de uma revolução educacional que impulsionou a ciência no século XVIII e palco de um movimento estudantil que colaborou para redemocratização do país na década de 1960, a UC foi considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, devido ao seu conjunto arquitetônico, em 2013.

A instituição começou a funcionar em Lisboa e foi transferida definitivamente para Coimbra em 1537, estendendo-se pela cidade e inserindo-se definitivamente em sua paisagem. Entre suas joias arquitetônicas está a Biblioteca Joanina, uma das mais bonitas do mundo, construída em 1717. Em 1773, outro marco da instituição, a inauguração do Museu de História Natural, o mais antigo do país.

Então secretário de Estado, o Marquês de Pombal foi a Coimbra em 1772 entregar os novos estatutos da universidade, que deram origem à Faculdade de Matemática e de Filosofia Natural. A medida modernizou o ensino no país, com investimento em pesquisa científica, a partir das aquisições dos laboratórios químico, de anatomia, de física e do observatório astronômico.

Em 1808, durantes as invasões francesas, a resistência da universidade ao domínio francês deu origem ao primeiro jornal da cidade, a Minerva Lusitana. Em 17 de abril de 1969, durante a inauguração do prédio do Departamento de Matemática, com a presença do então presidente almirante Américo Tomás, um líder do Diretório Acadêmico foi impedido de discursar e se iniciou o maior movimento estudantil do país, que contribuiu para a redemocratização, em 1974. No século XXI, a universidade segue reafirmando sua importância unindo tradição, pesquisa e debate.

Prêmios e reconhecimentos da Universidade de Coimbra

Centre for World University Rankings

A Universidade de Coimbra está entre as 500 melhores do mundo no ranking que considera: número de ex-alunos com distinções acadêmicas e que ocupam cargos executivos em grandes empresas, além da qualidade do corpo docente e das pesquisas acadêmicas.

QS Stars University Ratings

A instituição é considerada pelo QS Stars University Ratings uma universidade top, de nível 5 estrelas (o máximo é 5 estrelas +) . O sistema de classificação elabora o ranking de acordo com paradigmas como programa pedagógico, instalações, empregabilidade de graduados, responsabilidade social e inclusão.

U-Multirank

A ferramenta web U-Multirank permite comparações entre universidades com perfis institucionais semelhantes. A Universidade de Coimbra obteve a classificação de excelente em vários indicadores, como pesquisa, transferência do conhecimento e internacionalização.

The Times Higher Education Impact Rankings 2021

Em 2021, a UC foi classificada como a instituição de ensino mais sustentável de Portugal e a 21ª do mundo, de acordo com a terceira edição do ranking The Times Higher Education Impact Rankings.

Patrimônio Mundial da Unesco

Desde junho de 2013, a universidade integra a Lista de Patrimônio Mundial da Unesco, devido a destaques da arquitetura da instituição, como o Pátio das Escolas e a Rua da Sofia e os seus colégios, onde a História da universidade começou a ser escrita.

Experiências são enriquecedoras

Qualidade de vida, infraestrutura da universidade e convivência com pessoas do mundo todo encantam brasileiros
Alunos brasileiros se deparam com diferentes regras acadêmicas e variada cultura local Foto: Divulgação
Alunos brasileiros se deparam com diferentes regras acadêmicas e variada cultura local Foto: Divulgação

Quando desembarcou em Coimbra, em 2016, para cursar Licenciatura em Estudos Artísticos, Letícia Moro, de 23 anos, iniciava uma jornada que misturou aprendizado, experiência cultural e engrandecimento pessoal. Sonhava estudar no exterior e escolheu a cidade portuguesa porque a avó cursava pós-doutorado na UC. Atualmente Letícia é doutoranda na instituição.

Letícia usou a nota no Enem para a aprovação na universidade e se apaixonou pelo curso que oferecia ensino articulado envolvendo música, teatro, dança e técnicas audiovisuais. Além do currículo instigante, surpreendeu-se com a infraestrutura da UC e com a forma como foi acolhida. Também aproveitou as diversas atividades extracurriculares nos departamentos autônomos da Associação Académica de Coimbra.

— A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra é a melhor que já conheci, tem um catálogo abrangente, de fácil acesso aos estudantes e uma sala de estudos confortável, com uma equipe muito eficiente e organizada. Também devo tecer elogios aos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (Sasuc), que coordenam as cantinas da universidade, com refeições sociais para todas as dietas e a preços acessíveis — elogiou a doutoranda.

Apesar de ser uma cidade portuguesa, Letícia conta que a maioria dos estudantes estrangeiros se comunica em inglês para interagir. Além dos graduandos e pós-graduandos, a universidade recebe estudantes de muitos países, que fazem intercâmbio por meio do programa Erasmus. Como estudava na Faculdade de Letras, Letícia transformou o contato com várias nacionalidades em uma possibilidade de aprendizado, agregando noções de italiano e alemão ao seu currículo acadêmico.

— Mais de uma vez aconteceu de fazer trabalhos ou escrever artigos com estudantes internacionais. Nessas ocasiões, é normal que haja uma divisão em prol da escrita de um pensamento ou de uma dinâmica a ser apresentada em aula. Mais do que entender de onde vínhamos, precisávamos perceber como cada um, enquanto estudante internacional, relacionava-se com a universidade e com Coimbra — contou.

Para ela, a cidade brilha de modo diferente para quem estuda na Universidade de Coimbra:

Ao mesmo tempo que oferece um ambiente seguro e pacato, fervilha com diversas opções de lazer, cultura e festivais, além da pluralidade proporcionada pela presença de jovens de todos os lugares do mundo.

Cidade oferece facilidades para os estudantes

Alunos contam com descontos em serviços e comércio. Coimbra tem diversas opções de cultura e lazer
As margens do Rio Mondego, que atravessa toda a cidade, são um convite para aproveitar o contato com a natureza Foto: Banco de Imagens
As margens do Rio Mondego, que atravessa toda a cidade, são um convite para aproveitar o contato com a natureza Foto: Banco de Imagens

Dos 150 mil moradores de Coimbra, 30 mil são estudantes. A forte presença da universidade influencia não só a faixa etária da população, como também a vida cultural, a oferta de serviços e o bem-estar dos habitantes de uma forma geral. Instalada no centro da cidade, a UC é rodeada por diversos polos de estudo e pesquisa, opções para a prática de esportes e atividades culturais. Os estudantes também contam com rede de apoio e ação social para alojamento, alimentação e saúde a preços acessíveis.

Os jovens têm descontos em restaurantes, bares, lojas, salões de beleza, transportes públicos, ginásio, piscinas, livrarias, teatros, cinemas, galerias de arte, entre outros. Coimbra também é um palco cultural de eventos literários, festivais de música e exposições, além de contar com diversas salas de cinema. Artistas como Madonna, U2, Rolling Stones, entre outros, já se apresentaram na região. Bares descolados e eventos alternativos também não faltam na cidade.

Patrimônio da Humanidade pela Unesco, a cidade mistura a arquitetura histórica e modernas infraestruturas. As margens do Rio Mondego, que atravessa toda a cidade, são um convite para aproveitar o contato com a natureza e praticar esportes ao ar livre. O verde também está presente em reservas florestais, parques, jardins e diversas praças espalhadas por diversos locais.

Além de contar com um sistema de transportes eficiente, composto de redes ferroviária e rodoviária, a região fica a duas horas do aeroporto de Lisboa e a uma hora do  Porto – de onde partem diariamente voos a preços econômicos para várias capitais europeias. Por Coimbra passam também trens internacionais com ligações para Madri e Paris.

Outros destaques da região são segurança, com uma das taxas mais baixas de criminalidade de Portugal, e a disponibilidade de rede pública de saúde. Em Coimbra, é possível usufruir de uma ótima qualidade de vida por custos razoáveis quando comparada com outras cidades da Europa.

Oportunidades em mestrados e doutorados na UC

Além de ser uma das universidades mais tradicionais da Europa, a UC está na seleta lista das 500 melhores do Centre for World University Rankings e é considerada uma instituição de excelência pela QS Stars University Ratings. Os reconhecimentos se devem às suas distinções acadêmicas e destaque em pesquisas, e também aos bons programas de mestrado e doutorado. A boa notícia é que os cursos de pós-graduação também estão disponíveis para brasileiros. As inscrições podem ser realizadas on-line.

O processo seletivo se baseia em uma análise acadêmica e laboral específica de cada área. Os calendários são distintos para cada uma delas e o processo seletivo é dividido em três fases, algumas provas se iniciando em abril. Informações sobre os cursos estão no endereço uc.pt/brasil/pos_graduacao.

As definições sobre o que é cada área e a qual departamento ela pertence não seguem a mesma lógica do Brasil. A pós-graduação em Letras, por exemplo, inclui, além de estudos linguísticos de uma forma geral, Ciências da Informação, Comunicação, entre outros; já Antropologia deve ser cursada na Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC). Há oportunidade em instituições tradicionais, como a Faculdade de Economia (FEUC), a de Direito e a de Medicina, além de outras unidades, totalizando 109 cursos de mestrado.

O 68 cursos de doutorado são disponibilizados nos mesmos departamentos dos de mestrado, mais o Instituto de Investigação Interdisciplinar. Os cursos de mestrado e doutorado estão distribuídos nos três campi da Universidade de Coimbra.