Enem: 3,9 milhões de estudantes participam do maior vestibular do País; confira recomendações

Neste domingo, candidatos realizam as provas de linguagens, ciências humanas e redação

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

Mais de 3,9 milhões de candidatos participam neste domingo, 5, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas, que funcionam como o maior vestibular para as universidades públicas e privadas do País, terão ainda uma segunda data de aplicação no dia 12. O Enem será aplicado em 132 mil salas de aulas de 1.750 municípios de todo o País.

PUBLICIDADE

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo exame, mais de 1,8 milhão (48,2%) dos candidatos já concluíram o ensino médio, enquanto os concluintes deste ano são 1,4 milhão (35,6%). Entre os inscritos também estão 620.250 (15,8%) estudantes dos 1.º ou 2º anos que vão fazer o Enem com o objetivo de testar conhecimentos e outros 17.443 (0,4%) “treineiros”, como são chamados aqueles que não cursam nem concluíram o ensino médio.

Com o fim da pandemia, os 3,9 milhões inscritos no Enem confirmam a retomada do crescimento no número de participantes do exame, de acordo com dados do Inep. O aumento em relação a 2022 é de 13,1%, quando foram 3,47 milhões de estudantes, e de 14,2% em comparação com a edição de 2021, que teve 3,44 milhões inscritos.

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes seja como critério único ou complementar.  Foto: sidneydealmeida.com

Após o temporal da última sexta-feira, 3, em São Paulo, a concessionária Enel se comprometeu a garantir o fornecimento de energia em todas as escolas que aplicarão as provas do Enem no Estado. A companhia identificou no sábado, 4, que 84 pontos de aplicação do exame na capital estavam com falta de luz. Em caso de o fornecimento não estar normalizado, irá instalar um gerador no local.

Neste domingo, os candidatos realizam as provas de linguagens (40 questões de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol), ciências humanas (45 questões) – além da redação. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração.

No próximo dia 12, os participantes fazem as avaliações de ciências da natureza (45 questões) e matemática (45 questões). A aplicação terá 5 horas de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.

Mais de 3,9 milhões de candidatos participam neste domingo do Enem Foto: Werther Santana/Estadão

A aplicação do Enem 2023 seguirá o horário de Brasília:

  • Abertura dos portões - 12 horas;
  • Fechamento dos portões - 13 horas;
  • Início das provas - 13h30;
  • Término das provas 1º dia - 19 horas;
  • Término das provas 2º dia - 18h30.

Publicidade

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes seja como critério único ou complementar. Os resultados do Enem também podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o governo brasileiro para aceitar as notas do exame.

O exame será feito apenas presencialmente. Em março, o Ministério da Educação decidiu acabar com o formato digital do Enem, criado pelo governo de Jair Bolsonaro (PL) em 2020 em meio à pandemia. Segundo o MEC, poucos estudantes optaram nos últimos anos pela avaliação feita pelo computador, que tem alto custo.

Confira as recomendações:

  • Certifique-se, com antecedência, a confirmação de sua inscrição e o local onde irá realizar as provas.
  • Chegue ao local das provas indicado no cartão de confirmação de inscrição a partir das 12h (horário de Brasília).
  • Apresente-se na porta da sala de provas até as 13 horas para os procedimentos de identificação.
  • Apresente-se no local de aplicação das provas com documento de identificação válido, sob pena de ser impedido de realizar o exame.
  • Aguarde, na sala de provas, das 13 horas às 13h30 (horário de Brasília), até que seja autorizado o início do exame, cumprindo as determinações do aplicador.
  • Não se ausente da sala de provas com o material de aplicação, exceto o caderno de questões, desde que, neste caso, deixe a sala em definitivo nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.

Neste ano, a distribuição dos locais de prova foi alvo de críticas de estudantes, que reclamaram que foram alocados em escolas distantes de suas residências, alguns deles até em outra cidade. O Inep, responsável pelo Enem, então, anunciou que estudantes que foram alocados a mais de 30 quilômetros de suas residências poderão pedir reaplicação da prova. De acordo com o Inep, cerca de 50 mil pessoas estão nessa situação. A nova prova será nos dias 12 e 13 de dezembro.

PUBLICIDADE

Em São Paulo, o governo do Estado e a Prefeitura da capital determinaram a gratuidade no metrô, trens e ônibus neste domingo e no próximo dia 12. A gratuidade será concedida entre 9 horas e 21 horas em todas as cidades atendidas pelo sistema estadual de transporte público metropolitano. O objetivo é facilitar o acesso dos candidatos aos locais de prova.

Cronograma:

  • Data das provas: 05 e 12/11/2023;
  • Divulgação dos Gabaritos: 24/11/2023;
  • Resultados: 16/01/2024.

Temas abordados no Enem

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia.
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.