Enem: 2º dia acontece hoje com prova de matemática e ciências da natureza

Este domingo (12) é o segundo dia de aplicação do Enem 2023, principal porta de entrada ao ensino superior no país. Com o resultado, os candidatos podem se inscrever no Prouni, programa de bolsas em universidades particulares, no Fies, mecanismo de financiamento, ou no Sisu, que oferta vagas nas instituições federais.

Como será o segundo dia de prova?

Os candidatos terão de responder 90 questões de matemática e ciências da natureza. No primeiro dia do exame, no último domingo (5), foram 90 questões de linguagens e ciências humanas, além da produção de uma redação de até 30 linhas, cujo tema foi "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".

Qual o horário e local das provas?

Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). É recomendado que os candidatos cheguem com antecedência porque é proibida a entrada após o fechamento dos portões.

A aplicação das provas terá início às 13h30 e término às 18h30. Os candidatos podem sair com no mínimo duas horas de duração. Para saber o local onde sua prova será realizada, é necessário consultar o Cartão de Confirmação, disponível no portal oficial do Inep, órgão responsável pelo exame.

Quem faltou no primeiro dia pode fazer a prova hoje?

Sim. No entanto, quem faltou por algum motivo que não se enquadra no edital não tem direito à reaplicação e será considerado ausente. O participante terá as notas do segundo dia divulgadas no boletim de desempenho individual. As pontuações servirão apenas para autoavaliação de conhecimento.

Já as pessoas que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas podem pedir para fazer as provas nos dias 12 e 13 de dezembro. O mesmo vale para as pessoas que foram alocadas em endereços de prova com distância superior a 30 km da residência informada na inscrição. As solicitações devem ser feitas na Página no Participante, entre 13 e 17 de novembro.

28% dos inscritos faltaram ao Enem no primeiro dia. Mais de 3,9 milhões de pessoas se inscreveram para o exame, aumento de cerca de 15% em comparação com o ano passado.

O que levar para o Enem?

Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Como a máquina responsável por fazer a leitura do gabarito não detecta a cor azul, ela não é permitida.

Continua após a publicidade

Documento de identidade original e com foto. RG e CNH são aceitos, por exemplo.

Cartão de confirmação da inscrição.

A entrada de lanches é permitida desde que esses sejam vistoriados pelo chefe de sala.

O que não levar para o Enem?

É importante que o participante esteja atento para o que não pode levar no dia do exame. Dados preliminares apontam que 4.293 inscritos foram eliminados no primeiro dia do Enem 2023 — uma das razões de eliminação previstas em edital é o porte de itens não permitidos durante a aplicação.

É o caso de garrafas térmicas com termômetro de temperatura, por exemplo. O uso de outros objetos eletrônicos, como celulares e tablets, também não é permitido — o participante deverá guardar esses materiais, desligados, no envelope porta-objetos, antes de entrar na sala de provas. O envelope deve ser mantido debaixo da carteira, lacrado e identificado, durante toda a permanência do estudante no local.

Continua após a publicidade

Quando sai o resultado?

Os gabaritos oficiais das provas objetivas serão divulgados no dia 24 de novembro. Já o resultado final será divulgado no dia 16 de janeiro de 2024.

Deixe seu comentário

Só para assinantes