Enem e Vestibular
PUBLICIDADE
Por — Rio de Janeiro

É possível estudar para o Enem 2023 sem deixar as telas totalmente de lado. Professores ouvidos pelo GLOBO ressaltam que filmes e séries podem ajudar, e muito, na hora dos estudos. A seguir, confira uma lista de produções para assistir na TV nesta reta final antes da prova, e que trazem assuntos em voga neste ano de 2023.

Este conteúdo faz parte do canal digital especialmente voltado para estudantes do Enem, e criado em parceria com a Plataforma AZ de Aprendizagem. Até a data da prova, que acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro, reportagens exclusivas serão publicadas no site do jornal. Os alunos também podem acessar gratuitamente um almanaque especial com dicas preciosas para os candidatos.

Filmes e séries para ver antes do Enem

'Barbie'

Barbie e seu mundo cor de rosa — Foto: Divulgação
Barbie e seu mundo cor de rosa — Foto: Divulgação

"Lançado em 2023, o filme narra a jornada da famosa boneca entre o universo de Barbieland e o mundo real. Ao longo da película, é possível observar questões contemporâneas importantíssimas, como a representatividade feminina no mercado de trabalho, a busca por um padrão de beleza inacessível, a importância da parceria entre as mulheres, além dos impactos do consumismo. Além disso, o enredo constrói uma narrativa divertida para questionar o machismo na sociedade patriarcal", afirma Raquel Cardoso, professora de Redação e orientadora acadêmica. Disponível no Amazon Prime Video.

'Olhos que condenam'

Cena da série 'Olhos que condenam' — Foto: Divulgação
Cena da série 'Olhos que condenam' — Foto: Divulgação

"Não há como negar a relevância dessa minissérie para a prova que os alunos realizarão daqui a algumas semanas, uma vez que a narrativa de 'Olhos que condenam' lança luz para uma das maiores e mais graves chagas do país: o racismo. Por essa razão, se considerarmos que o Enem é uma prova que aborda, sobretudo, os problemas que atravessam a nossa história, enquanto nação e sociedade, reconhecemos a importância de refletir sobre pautas fundamentais apresentadas na obra, como os efeitos do racismo, da violência policial e das falhas judiciais para o país, e como isso pode ser cobrado nas provas de Redação ou de Ciências Humanas. Sem esquecer, tampouco, que a ficção possui papel fundamental na formação cultural e crítica do candidato", avalia Rebekka Menezes, professora de Redação do Colégio Matriz Educação. Disponível na Netflix.

'Espero tua (re)volta'

Cena do filme 'Espero tua (re)volta' — Foto: Divulgação
Cena do filme 'Espero tua (re)volta' — Foto: Divulgação

"Um filme que traz a narrativa de jovens do movimento estudantil. Retrata o Brasil de 2013 (à época da manifestação do 'Gigante acordou') até eleição de 2018. Ao pensar na prova do Enem, este ano completamos dez anos das manifestações de 2013, que foi uma manifestação importante para compreender o Brasil dos últimos anos. Portanto, temas como movimento estudantil, recrudescimento da direita conservadora no Brasil e no mundo, e as características dos movimentos sociais são de relevância para a prova de humanas", indica Gabrielle Cotrim, professora de Filosofia e Sociologia, do Colégio Ao Cubo. Disponível no Globoplay.

'Black mirror'

Miley Cyrus em 'Black mirror' — Foto: Netflix/Divulgação
Miley Cyrus em 'Black mirror' — Foto: Netflix/Divulgação

"O seriado de seis temporadas — com episódios independentes um do outro — aborda temas relacionados a geografia (território), história (memória e tecnologia) e sociologia (redes sociais e violência como espetáculo)", indicam os professores Carlos Regalo, de Geografia, e Rodolfo Dartan, de Artes, da Escola SEB Lafaiete. Disponível na Netflix.

'AmarElo — É tudo para ontem'

“AmarElo”. Majur, Pabllo Vittar e Emicida (da esq. para a dir.) no clipe da faixa que dá nome ao último disco do rapper, que ganhou um Grammy Latino Reprodução — Foto: Reprodução
“AmarElo”. Majur, Pabllo Vittar e Emicida (da esq. para a dir.) no clipe da faixa que dá nome ao último disco do rapper, que ganhou um Grammy Latino Reprodução — Foto: Reprodução

"Nesse documentário, o rapper brasileiro Leandro Vieira (o Emicida) mostra os bastidores de gravação do show 'AmarElo' no THeatro Municipal de São Paulo, palco histórico da cultura europeizada e colonizada. No documentário, Emicida faz um resgate da história do movimento negro brasileiro e leva para o palco parte da história brasileira que foi invisibilizada, assim como personagens e heróis negros. O documentário de 90 minutos é ótimo para estudar temas de história, sociologia e geografia, como escravidão, racismo, apagamento histórico, história do trabalho no Brasil, imigração, gentrificação, desigualdade social, cultura popular, entre outros", sugere a professora de História Lucimeire Oliveira, do Colégio Qi. Disponível na Netflix.

'Cidade de Deus'

O ator Douglas Silva, em cena do filme 'Cidade de Deus' — Foto: Divulgação
O ator Douglas Silva, em cena do filme 'Cidade de Deus' — Foto: Divulgação

"Indicado a quatro categorias do Oscar, 'Cidade de Deus' é um clássico da filmografia brasileira. O longa atravessa a criação de uma das maiores favelas cariocas e aborda o cotidiano de seus moradores. Ao longo do enredo, diversos temas relevantes são abordados, como a desigualdade social, o racismo estrutural, as violências sociais e suas consequências na vida dos moradores, a segregação socioespacial da cidade, entre outros. Por esse motivo, este clássico é essencial como repertório sociocultural", avalia Raquel Cardoso, professora de Redação e orientadora acadêmica. Disponível no Globoplay.

'Nunca me sonharam'

Cena do filme 'Nunca me sonharam' — Foto: Divulgação
Cena do filme 'Nunca me sonharam' — Foto: Divulgação

"Em formato de documentário, 'Nunca me sonharam' é um repertório excelente para todo candidato que irá realizar o Enem. Isso se deve pela sua temática central, que revela a importância da educação pública e de qualidade para a formação de uma sociedade mais justa e democrática. Pensar a respeito dessas questões, portanto, é crucial para fazer a prova de Redação, por exemplo, haja vista que os relatos apresentados no filme propiciam reflexões sobre o valor do Ensino Médio na formação do aluno, sobre os efeitos da histórica negligência governamental das escolas públicas e sobre como nós, enquanto sociedade e profissionais da educação, tratamos nossos jovens", indica Rebekka Menezes, professora de Redação do Colégio Matriz Educação. Disponível na Apple TV e no YouTube.

'Guerras do Brasil.Doc'

Imagem de divulgação da série 'Guerras do Brasil.doc' — Foto: Divulgação
Imagem de divulgação da série 'Guerras do Brasil.doc' — Foto: Divulgação

"A série documental de cinco episódios, dirigida por Luiz Bolognesi, propõe uma abordagem histórica sobre o Brasil", indicam o professor de Geografia Carlos Regalo e o professor de Artes Rodolfo Dartan, ambos da Escola SEB Lafaiete. Disponível no YouTube.

'A história do obsolescência programada'

"Este é um filme que conta a história do primeiro produto que se torna obsoleto programadamente (a lâmpada) e a partir dessa narrativa toca em temáticas clássicas de sociologia, filosofia, história e geografia. Estão lá assuntos como cartel, crise de 1929, sociedade do consumo, modelos de produção (do Fordismo ao Toyotismo), Estado soviético, queda do muro de Berlim... A produção também aponta como é preciso uma mudança radical nos modos de produção, trazendo experiências reais e denúncias sobre racismo ambiental", sugere Gabrielle Cotrim, professora de Filosofia e Sociologia, do Colégio Ao Cubo. Disponível no YouTube.

'O invasor americano'

Michael Moore, em cena do filme 'O invasor americano' — Foto: Divulgação
Michael Moore, em cena do filme 'O invasor americano' — Foto: Divulgação

"Com uma proposta satírica, o filme 'O invasor americano' promove reflexões muito valiosas ao candidato que fará o Enem, porque compara a realidade social de alguns países, como EUA, França, Espanha, Brasil e Itália, a fim de provocar o telespectador a respeito de suas convicções culturais. O mais interessante e importante é perceber como essas informações devem (e podem) ser usadas na produção do texto dissertativo argumentativo. Por isso, assuntos como alimentação nas escolas, leis trabalhistas e condições de trabalho, sistema carcerário mais humanizado, escolas mais livres e criativas, e igualdade de gênero, que estão presentes na obra, são temáticas valiosas na reta final da prova", avalia Rebekka Menezes, professora de Redação do Colégio Matriz Educação.

'Segunda chamada'

Débora Bloch, em cena da série 'Segunda chamada' — Foto: Divulgação/TV Globo
Débora Bloch, em cena da série 'Segunda chamada' — Foto: Divulgação/TV Globo

"A série 'Segunda Chamada' é uma excelente produção nacional que narra o cotidiano de uma escola para jovens e adultos. Os episódios apresentam diversos desafios que professores e alunos enfrentam em seu dia a dia: disparidade social, abandono familiar, dependência de drogas, preconceitos raciais e de gênero, evasão escolar, etc. O seriado é um grande coringa para pensar muitas problemáticas do eixo educacional e social. Por isso, essa dica pode ser um ótimo recurso para a prova de Redação", ressalta Raquel Cardoso, professora de Redação e orientadora acadêmica. Disponível no Globoplay.

'Não olhe para cima'

Leonardo Dicaprio e Jennier Lawrence em 'Não olhe para cima': NetflixNIKO TAVERNISE/NETFLIX — Foto: NETFLIX/NIKO TAVERNISE
Leonardo Dicaprio e Jennier Lawrence em 'Não olhe para cima': NetflixNIKO TAVERNISE/NETFLIX — Foto: NETFLIX/NIKO TAVERNISE

"Estrelado por Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrence, o filme conta a história de dois cientistas que descobrem que um enorme asteroide está em rota de colisão com o planeta Terra. Apesar de provocar a possível extinção de toda a vida humana, a chegada do asteroide não provoca a atenção da sociedade para a real gravidade do problema. O filme é excelente para fazer uma analogia com o negacionismo científico atual que recusa os riscos do aquecimento global", avalia a professora de História Lucimeire Oliveira, do Colégio QI. Disponível na Netflix.

'Rede de ódio'

Cena do filme 'Rede de ódio' — Foto: Divulgação
Cena do filme 'Rede de ódio' — Foto: Divulgação

"O longa-metragem conta a história de Tomasz, que trabalha para uma empresa de relações públicas que desenvolve conteúdos falsos e espalha ódio on-line, atacando personalidades famosas, celebridades da internet e políticos. O filme trabalha temas como fake news, era da pós-verdade e "capitalismo de vigilância", termo usado pela pesquisadora Shoshana Zuboff para definir um gênero de capitalismo que monetiza dados adquiridos por vigilância", afirma Gabrielle Cotrim, professora de Filosofia e Sociologia, do Colégio Ao Cubo. Disponível na Netflix.

'Sex education'

Maeve Willey (Emma Mackey) e Aimee Gibbs (Aimee Lou Wood) em cena da série "Sex Education", da Netflix — Foto: Reprodução
Maeve Willey (Emma Mackey) e Aimee Gibbs (Aimee Lou Wood) em cena da série "Sex Education", da Netflix — Foto: Reprodução

"A série chega em 2023 na sua última temporada e apresenta a trajetória final de Otis (Asa Butterfield) e Maeeve (Emma Mackey), que são duas adolescentes secundaristas que montam uma clínica terapêutica para ajudar os colegas na escola e resolver dúvidas sobre saúde mental e sexual. A série perpassa por vários temas que podem ajudar os alunos a aumentar o seu repertório sociocultural como bullying, assédio sexual, questões de diversidade, gênero, preconceito e desigualdade social. Além disso, debate outros temas de saúde pública como educação sexual, doenças sexualmente transmissíveis e aborto", indica Lucimeire Oliveira, professora de História do Colégio QI. Disponível na Netflix.

'Profissão repórter'

O jornalista Caco Barcellos — Foto: Maurício Fidalgo/Divulgação/TV Globo
O jornalista Caco Barcellos — Foto: Maurício Fidalgo/Divulgação/TV Globo

"O programa 'Profissão repórter', no ar desde 1995, é um grande aliado para o vestibulando que deseja ficar informado sobre diversos assuntos relevantes para a sociedade. Caco Barcellos e sua equipe de jovens repórteres viajam o território brasileiro em busca da notícia de forma empática e humanizada. O programa já debateu múltiplos tópicos contemporâneos que atravessam muitos eixos temáticos: saúde, educação, economia, entre outros. Logo, esse é um ótimo repertório para quem deseja se manter informado sobre muitos assuntos relevantes na atualidade", diz Raquel Cardoso, professora de Redação e orientadora acadêmica. Disponível no Globoplay.

'O mundo global visto do lado de cá'

"O documentário do diretor Silvio Tendler traz uma abordagem sobre globalização e aborda temas acerca de História, Sociologia e Geografia", afirmam os professores Carlos Regalo (Geografia) e Rodolfo Dartan (Artes), ambos da Escola SEB Lafaiete.

Mais recente Próxima Almanaque do GLOBO traz dicas para estudantes do Enem 2023; saiba como acessar gratuitamente
Mais do Globo

Apostas foram feitas até as 19h, em lotéricas credenciadas, na internet ou no app

Mega-Sena: confira os números sorteados do prêmio de R$ 3 milhões

Surfista brasileiro sofreu grave acidente em Pipeline, no Havaí, no início de dezembro

João Chianca volta às competições avançando na Austrália

Prédio pegou fogo na madrugada desta sexta-feira e não tinha alvará, diz Corpo dos Bombeiros

Cinco das dez vítimas do incêndio em pousada de Porto Alegre são identificadas

Tela é vista por uma média de 20 mil pessoas por dia, muitas delas tentando fazer selfies com a obra ao fundo

Louvre estuda exibir 'Mona Lisa', de Da Vinci, em uma sala exclusiva

Mulher esteve numa casa onde foram encontradas drogas e armas e pode ter servido de apoio a presos que escaparam do presídio federal e depois foram recapturados

Polícia prende suspeita de ajudar fugitivos do presídio de Mossoró

Ex-produtor de cinema foi transferido para hospital de Manhattan, em Nova York, para bateria de exames

Harvey Weinstein é internado dois dias depois de ter condenação por crimes sexuais anulada

Teca é neta de Marianinha, irmã de Maria Santa e entrega o bebê para Buba

'Renascer': qual é o final de Teca na trama?

Clube não vai arcar com multa rescisória

Bastidores: Ramón Díaz pediu para sair do Vasco após goleada e clube aceitou de imediato

Clube anunciou que o comandante interino será Rafael Paiva, técnico da equipe sub-20

Ramón Díaz e Emiliano Díaz pedem demissão do Vasco após goleada para o Criciúma

Vítima foi ferida dentro de casa, após ataque de criminosos contra policiais, segundo a PM

Mulher atingida por disparo de arma de fogo em Tomás Coelho deixa hospital