Por g1 AL


Confira as dicas para a prova de redação no Enem

Confira as dicas para a prova de redação no Enem

O AL1 dá continuidade à série de entrevistas com professores sobre os assuntos abordados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta quarta-feira (25), o professor Luiz André Medeiros trouxe algumas dicas para fazer uma boa redação.

As provas do Enem vão ser aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro em todo o país. Os cartões com os locais já foram disponibilizados (clique aqui para saber como consultar).

Escrevendo uma boa redação

"A ideia do texto precisa estar bem coordenada para que o aluno possa escrever. É preciso relacionar e interpretar e trazer o seu ponto de vista, a opinião a respeito do que está sendo colocado, capacidade crítica. É importante trazer um repertório sociocultural".

O que evitar na redação

"Frazes prontas e de efeito. Muitas vezes os alunos trazem estrutura de pensadores, mas isso deve ser evitado. Na redação tem que ter a opinião do aluno. Pode, sim, ter elementos da filosofia, da sociologia, do direito, mas que tenham relação com o tema apresentado".

Uso das palavras

"Tem que se estabelecer de fato o critério científico, não se pode usar palavras que não estejam dentro daquilo que se esteja pedindo. Sob hipótese nenhuma deve-se fazer abreviações no texto".

Uma boa conclusão

"Não perca espaço poetizando a conclusão, tem que ir direto ao ponto. Se quiser, até pode fazer uma menção a algo que já foi dito no texto, mas sem poetizar".

LEIA TAMBÉM

Confira o cronograma de revisão do AL1:

  • Quinta-feira (26) - geografia, com o professor Carlos Cavalcanti
  • Sexta-feira (27) - história, com o professor Cláudio Lopes

Aulão gratuito em Maceió e em Arapiraca

Revisões antes da prova do Enem ajuda alunos a guardar melhor os conteúdos — Foto: Divulgação

Alunos da rede pública de ensino vão ter direito ao aulão. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até a sexta-feira (27), diretamente na escola em que cada aluno estuda.

Na capital, o evento será realizado no Ginásio Lauthenay Perdigão. Já em Arapiraca, no HD Hall. O horário é o mesmo nas duas cidades, das 8h às 12h. A ação é uma iniciativa da Organização Arnon de Mello (OAM).

Veja os vídeos mais recentes do g1 AL

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!