Por TV TEM


Professor dá dicas de como gerenciar tempo em questões de matemática — Foto: Reprodução/TV TEM

Quase 20 mil estudantes que prestaram a primeira parte do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas regiões de Sorocaba, Jundiaí e Itapetininga (SP) no dia 5 de novembro retornam para as salas neste domingo (12) para a segunda e última parte da prova.

O primeiro dia de provas teve 90 questões de linguagens e ciências humanas, além da redação. Desta vez, os candidatos responderão a questões de matemática e ciências da natureza.

À TV TEM, o professor de matemática Lucas Factor deu dicas de como se preparar para as questões do último dia de provas. Segundo ele, é preciso pensar na matemática básica e focar em alguns pilares.

São eles: conhecimentos das quatro operações, potências, raízes, relações entre grandezas, regras de três, razão, proporção função e geometria. "Para aquela galera que dá um friozinho na barriga, é sempre bom revisar esses assuntos", completa.

As questões de matemática exigem interpretação por parte do estudante. Por isso, o professor reforçou que, tanto em matemática quanto em ciências da natureza, é preciso ler e identificar os principais pontos da pergunta.

"É preciso identificar primeiro aquilo que ela [questão] está pedindo para depois identificar o conteúdo. Se vai ser uma questão mais de lógica ou se vai precisar de algo um pouco mais estruturado", diz.

⏳Gerenciamento de tempo

O último dia de provas terá 45 questões de matemática e outras 45 de ciências da natureza.

Com isso, o estudante precisará gerenciar o tempo para responder a todas as perguntas dentro do tempo de prova estipulado. Além disso, é preciso se atentar para que tenha tempo hábil de preencher o gabarito com cuidado e tranquilidade.

"A gente tem que lembrar que no Enem é muito importante resolver e acertar as questões fáceis. Então, leia a prova e identifique aquelas questões que você consegue resolver. Comece por elas. Deixa um tempo no final para preencher o gabarito [...] Depois que você tiver identificado essas questões mais tranquilas, que você consegue resolver e que, para você, são mais fácies, volte e resolva as questões que você tiver mais dificuldade ou que não tenha conseguido identificar o conteúdo abordado nela. Isso vai te trazer mais eficiência na hora de resolver a prova", recomenda.

Locais de prova

Em Sorocaba, serão 15 locais de prova, com a maior concentração na Universidade Paulista (Unip), próxima à região do Éden. A abertura dos portões ocorrerá às 12h, com fechamento às 13h e início de prova às 13h30.

O local de prova está disponível no cartão de confirmação do participante, que pode ser acessado pela Página do Participante.

A nota do Enem serve de porta de entrada para faculdades tanto públicas quanto privadas no Brasil, mas o que muitos não sabem é que também pode ser usada em processos seletivos de universidades no exterior.

Mais de 60 instituições de países como Portugal, Estados Unidos, Reino Unido e Canadá utilizam o resultado do Enem em seus processos de admissão. Clique aqui e confira a lista completa.

Transporte gratuito

Para usufruir do benefício, basta apenas mostrar o cartão que comprove sua inscrição no Enem para o motorista. Assim, a tarifa não será descontada na catraca dos ônibus.

Prova em Jundiaí

Já em Jundiaí (SP), mais de 6,3 mil estudantes fazem a prova neste domingo. A prefeitura informou que, no primeiro e terceiro domingos de cada mês, a tarifa do transporte coletivo é social, no valor de R$ 1.

Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí

VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!