Enem e Vestibular
PUBLICIDADE
Por — Rio

A divulgação do local de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na última terça-feira gerou uma avalanche de reclamações nas redes sociais, mas o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou ao GLOBO que não é possível pedir a troca do lugar da prova, em nenhuma circunstância.

Ainda de acordo com os organizadores da prova, "caso todas as informações tenham sido declaradas corretamente" pelo candidato, o local de prova deve ficar, no máximo, a 30km da residência, quando o município de prova do participante for o mesmo que seu município de residência.

No caso de não haver aplicação naquela cidade, o aluno é alocado para fazer a prova "em local de prova na área central no município de prova, considerando malha viária e de transporte coletivo".

Segundo o Inep, o erro não foi do sistema, mas da estudante que teria marcado a opção incorreta. A família nega o erro, afirma que jovem já fez a prova no ano passado, em Campos. Quando fez a inscrição desse ano, utilizou os mesmos dados que já ficam cadastrados no site do governo federal. Por isso, descarta que tenha preenchido errado o formulário.

Nas redes sociais, os candidatos também tem reclamado demais de terem sido alocados em distâcias muito longas. Em alguns casos, acima de 30km dentro da mesma cidade.

Já o Inep explicou que utiliza as informações que os participantes declararam no sistema para fazer o ensalamento. "A Autarquia aplica as informações de onde os inscritos pediram para fazer a prova em um sistema no qual também são inseridos os dados dos endereços de residência desses. A plataforma considera critérios georreferenciados, com o objetivo de deixar o participante mais próximo possível do local onde mora", afirmou.

Mais recente Próxima Enem 2023: Professores apontam as 'pegadinhas' mais comuns na prova de português; veja lista
Mais do Globo

Comissões querem investigar enchentes no Jardim Pantanal e fraudes na venda de moradia popular; se siglas não indicarem integrantes dentro do prazo, as CPIs serão arquivadas

CPIs na Câmara Municipal de SP correm o risco de caducar por articulação de partidos da base de Nunes

Giulia classificou como “doentio” o hábito de compará-la com a mãe

Giulia Costa critica comparações com Flávia Alessandra e pressão nas redes: 'Haja terapia'

Autoridades americanas apontam grupo chamado de 'TraderTraitor', também conhecido como Lazarus, como responsável por crimes

Como time de hackers 'ciberladrão' deixou a Coreia do Norte bilionária com furto de criptomoedas

Palhaço compartilha imagens dos estragos causados pela forte chuva e diz que conta com a solidariedade do público para reconstruir o circo

Ex-BBB Edy relata 'destruição total' após circo ser devastado por tempestade em Minas Gerais

Na guerra comercial deflagrada por Donald Trump, presidente chinês enfrenta o maior teste desde a pandemia. E confia que sua população está disposta a sacrifícios para não sucumbir a humilhações

Quem pisca primeiro? Xi Jinping, líder mais poderoso da China desde MaoTsé-Tung, mira o longo prazo