Enem e Vestibular
PUBLICIDADE
Por — Rio

O Inep divulgou nesta segunda-feira que estudantes que foram alocados em escolas com distâncias acima de 30 km de suas casas poderão fazer a prova de reaplicação do Enem, marcada para os dias 12 e 13 de dezembro. Cerca de 50 mil estudantes atendem esse critério, segundo o instituto.

Como pedir a reaplicação

  • O Inep informou que a Página do Participante (enem.inep.gov.br/participante) terá um canal específico para o pedido
  • Essa requisição poderá ser feita entre os dias 13 a 17 de novembro

Essa foi a solução apresentada para a insatisfação dos estudantes que desde terça-feira têm reclamado muito a respeito da alocação dos candidatos neste ano. Segundo o instituto, os casos são restritos a um universo aproximado de 1% dos inscritos, o que significa em torno de 50 mil candidatos, e estão concentrados, majoritariamente, em grandes cidades, como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

"Os inscritos para o Enem 2023 não serão prejudicados pela designação de locais de prova distantes de sua residência. As normas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) garantem alocação num raio máximo de 30 (trinta) quilômetros do domicílio informado na inscrição e o Cebraspe, instituição vencedora da licitação para a aplicação do Enem em 2023, já foi acionado para que sejam rigorosamente cumpridos todos os requisitos acordados", informou o Inep.

Ainda segundo o instituto, não há casos de inscritos alocados em município distinto daquele indicado pelo próprio participante no ato da inscrição para o Enem 2023. "Nesse contexto, a cidade escolhida para fazer a prova não poderá ser alterada", informou o Inep.

O Inep afirma que a forma com que o Enem é corrigido, utilizando a Teoria de Resposta ao Item (TRI, que mede a coerência das respostas; entenda), faz com que seja possível comparar o desempenho de alunos que fizeram edições diferentes da avaliação. Essa prova de reaplicação acontece todos os anos para atender diferentes motivos.

Na semana passada, O GLOBO mostrou a história de diversos estudantes que foram alocados em escolas muito distantes. Camille Gomes, de 17 anos, mora em Ermelino Matarazzo, na Zona Leste de São Paulo, e foi alocado a 66km de casa. Para piorar, a jovem afirma ter declarado ao Inep que necessita de atendimento especial, por ter miopatia central core (MCC), doença neuromuscular que dificulta sua locomoção.

Como ver local de prova pela Página do Participante

  • Para acessar o cartão de confirmação basta entrar na "Página do Participante - Entrar com gov.br" (https://enem.inep.gov.br/participante) ;
  • Informe o número do seu CPF, senha e clique em "entrar";
  • Você será redirecionado à pagina inicial do Inep-Enem, onde consta todas as suas informações pessoais, inclusive o local de prova.

Consultar local de prova enem 2023 — Foto: Reprodução
Consultar local de prova enem 2023 — Foto: Reprodução

É preciso levar o cartão de confirmação no dia da prova do Enem?

A recomendação do Inep é imprimir e levar o cartão nos dias de exame (5 e 12 de novembro), apesar de não ser obrigatório.

Que horas fecham os portões?

O portão fecha às 13h, mas a orientação é chegar às 12h no local de prova.

Como recuperar a senha para consultar o local de prova do Enem 2023?

Caso o participante não lembre a senha da conta cadastrada, é possível recuperá-la. Para isso, basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”. Em seguida, selecione a opção “Esqueci minha senha”.

Existem diversas formas de recuperar a conta: por meio do aplicativo Meu gov.br, de bancos credenciados, do internet banking de bancos conveniados, por e-mail ou por mensagem de texto (SMS). O participante deve selecionar uma das alternativas para gerar uma nova senha.

Qual o cronograma do Enem 2023?

  • Aplicação das provas do Enem 2023: 05 e 12/11/2023
  • Pedido para reaplicação: entre os dias 3 a 17 de novembro
  • Aplicação Enem PPL 2023/Reaplicação: 12 e 13/12/202
  • Divulgação do Gabarito: 24/11/2023
  • Divulgação das notas: 16/01/2024

Datas prova

5 de novembro

  • 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
  • 45 questões de ciências humanas; e redação.

12 de novembro

  • 45 questões de matemática; e
  • 45 questões de ciências da natureza.

Cartilha para o Enem 2023

As melhores dicas para o Enem 2023 estão a um clique de distância de estudantes de todo o país, a partir desta segunda-feira (16). Em parceria com a Plataforma AZ de Aprendizagem, o GLOBO lança um canal digital com informações valiosas e indispensáveis sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, que acontecerá, neste ano, nos dias 5 e 12 de novembro. O material pode ser acessado por meio do site do GLOBO no canal oglobo.com.br/enem e ganha um incremento a partir da próxima terça-feira (17), com a disponibilização de uma cartilha especial para os candidatos.

— Nossa missão com esse projeto, em parceria com o GLOBO, é compartilhar toda a nossa expertise em alta performance para auxiliar os estudantes de todo o Brasil nesta reta final de preparação para o Enem — afirma Sandro Bonás, CEO da Conexia Educação e da Plataforma AZ. — Para isso, reunimos uma equipe com os melhores profissionais das quatro áreas de conhecimento exigidas na prova, além de professores de redação, a fim de preparar um material de qualidade e gratuito.

Mais recente Próxima Como tirar nota máxima na redação do Enem? Confira exemplos e comentários de professores
Mais do Globo

Rússia teria cerca de US$ 300 bilhões em países do G7, na Austrália e na União Europeia; segundo porta-voz do Kremlin, dinheiro ocidental no país poderia ser alvo de contramedidas russas

Moscou ameaça Ocidente com 'resposta severa' se houver confisco de bens russos congelados no exterior

Dezenas de pessoas saltam de ônibus em desespero, algumas pela janela

Caos na Lapa: arruaceiros descem de ônibus lotado, promovem correria e levam pânico a moradores

Goiana de 27 anos se torna um dos nomes mais comentados no TikTok e ganha o mundo com publicação de transformação do rosto com maquiagem

Saiba quem é Camila Pudim, brasileira que viralizou com vídeo inspirado em 'trend' indiana

Após mal-estar do ano passado, em que Fávaro citou 'desconvite' da organização, ministro participou de cerimônia simbólica. Manifestação do ex-presidente teve grito 'Volta, Bolsonaro' do governador paulista

Com Tarcísio e Caiado, Bolsonaro faz ato em Ribeirão Preto no mesmo dia da abertura da Agrishow com governistas

Manifestações ocorreram simultaneamente em vários aeroportos brasileiros após morte de cão em voo com bagagens extraviadas

Após morte de Joca, políticos embarcam em protestos por melhorias no transporte aéreo de pets

Após ter sido chamado de 'idiota', dono do SAF do Botafogo falou que dirigente do Palmeiras deve parar de 'agir como culpada' e disse já ter buscado técnico do Alviverde para 'outros lugares'

John Textor rebate Leila Pereira, diz que presidente do Palmeiras ‘está mentindo’ e revela já ter procurado Abel Ferreira

Estado teve oito das dez maiores máximas deste domingo, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

Onda de calor chega ao estado do Rio e Niterói registra maior temperatura máxima do país com 38,8 graus

Derrota passa por incapacidade de produção ofensiva mais efetiva

Fluminense de Diniz tem 'falso domínio' e é atropelado pelo Corinthians: 3 a 0

Fãs do cantor e da modelo fisiculturista iniciam campanha informal, nas redes sociais, para que artista perdoe traição e reate casamento

Reconciliação com Gracyanne? Após fala de Belo, web especula volta do casal e cria 'teoria da conspiração'; entenda

Francisco não viajava desde sua visita a Marselha, no sul da França, em setembro de 2023; uma bronquite o obrigou a cancelar a viagem a Dubai, em dezembro.

Papa Francisco celebra missa para 10 mil pessoas em Veneza, sua primeira viagem em sete meses