Por Sistema Fiep

Matemática e Ciências da Natureza são as provas do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, que será no próximo domingo (12). Além do conhecimento adquirido ao longo dos anos de estudo, os quase 4 milhões de candidatos em todo Brasil devem ficar atentos às revisões finais e dicas de especialistas para que conquistem bons resultados e a tão sonhada vaga no Ensino Superior.

Para ajudar quem vai participar do exame, os professores João Paulo de Oliveira e Mauricio Bisetto trazem direcionamentos importantes como: por quais questões começar, quais temas devem aparecer, como não cair nas temidas “pegadinhas”, entre outros pontos que fazem a diferença na hora da prova.

Além disso, no final da matéria, confira informações como horários e datas que todos os candidatos devem acompanhar.

Dicas para a prova de Matemática do Enem

Também conhecido como “Professor Cenoura”, João Paulo atua no Colégio Sesi e tem formação em Física e mestrado em Educação. Desde 2002, ele se dedica e prepara estudantes para vestibulares e Enem. Aqui, conta suas observações e aprofundamentos de mais de duas décadas.

Ele explica que as provas de Matemática e suas Tecnologias costumam ser balanceadas no grau de dificuldade, sendo compostas por questões fáceis, médias e difíceis. Professor Cenoura explica que, nas provas dos anos anteriores, os assuntos mais cobrados foram:

  • Análise de gráficos;
  • Razões e proporções;
  • Relações entre grandezas;
  • Geometria plana e espacial;
  • Análise combinatória e funções.

Sobre dicas úteis para o momento de responder às questões, ele explica que embora o Enem utilize a Teoria da Resposta ao Item (TRI) – que determina que o mesmo número de acertos entre candidatos resulte em uma pontuação diferente – é mais interessante ter a preocupação de acertar as questões mais fáceis no primeiro momento da prova.

O especialista recomenda ainda aos alunos “visualizar as questões que julga que irão tomar mais tempo de resolução e deixar para os momentos finais da prova. A leitura adequada, sublinhando as principais informações, pode evitar a marcação de itens errados da resposta. Ter a clara leitura do comando da questão, ou seja, ‘o que ela quer saber?’, é o principal para nortear o pensamento da resolução”.

Continuando a estratégia, o professor aconselha que, depois da preocupação em acertar as mais fáceis, é importante ter em mente que aquela questão mais difícil pode oferecer uma pontuação alta no resultado final.

Quer mais dicas para a prova de Matemática? Veja aqui!

Cinco dicas para a prova de Matemática do Enem

Cinco dicas para a prova de Matemática do Enem

“No ano passado, não tivemos questões sobre logaritmos, sendo assim, uma ótima aposta para a prova deste ano. A dica principal sobre logaritmos é conhecer as principais propriedades dessa ferramenta, como o produto e divisão entre valores de logaritmos. Outra questão que costuma ser considerada muito difícil é sobre combinatória. Pensando nos momentos finais da prova, talvez, um ‘chute certeiro’ pode ser dado analisando os dados oferecidos e as opções de respostas tendo em mente ‘quais destes valores não fazem muito sentido neste contexto?’. A partir daí, é possível eliminar algumas opções e aumentar as chances de acertos em questões mais valiosas”, explica João Paulo.

Dicas para a prova de Ciências da Natureza do Enem

Formado em Ciências Biológicas, Pedagogia e com mestrado em Gestão Ambiental, o professor Mauricio Bisetto também atua no Colégio Sesi e orienta diversos alunos que buscam ter bons resultados no Enem, que sempre aborda temas como Ecologia e Sustentabilidade.

“Os alunos devem estar preparados para responder a questões relacionadas a problemas ambientais e conceitos de sustentabilidade. Outra tendência é na parte de imunologia. Vacinas e doenças como a Covid-19 sempre estão presentes nas questões de Ciências da Natureza ou até mesmo na redação. Ter conhecimento dessa área pode fazer um grande diferencial na nota”, recomenda.

Em relação às dicas práticas para o momento da prova, ele lembra que responder primeiro às questões que já tem mais certeza pode ser muito importante para a otimização do tempo da prova, já que é uma avaliação longa e, por isso, muitas pessoas sentem falta de um tempinho extra para finalizar. Outra dica importante é ler o enunciado com calma, algo que às vezes não recebe a devida atenção, e é exatamente o que dita o que fazer naquela questão. Entre os temas nos quais “aposta”, o professor fez uma lista por área:

Biologia

  • Ecologia: ciclos biogeoquímicos, relações ecológicas, conservação ambiental.
  • Genética: hereditariedade, conceitos de DNA, RNA e genoma.
  • Evolução: teoria da evolução, seleção natural.
  • Biotecnologia: engenharia genética, clonagem, terapia gênica.

Física

  • Mecânica: leis de Newton, energia cinética e potencial.
  • Termodinâmica: leis da termodinâmica.
  • Eletricidade e Magnetismo: circuitos elétricos, campos magnéticos.
  • Óptica: reflexão, refração, lentes.

Química

  • Química Orgânica: estruturas e reações de compostos orgânicos.
  • Química Inorgânica: tabela periódica, ligações químicas.
  • Estequiometria: cálculos envolvendo massas e reações químicas.
  • Cinética Química: velocidade de reações, fatores que a influenciam.
  • Sustentabilidade e Meio Ambiente: mudanças climáticas, impactos humanos e conservação.

E como manter o equilíbrio e concentração nessas horas que, para muitas pessoas, podem ser de muita tensão? “Não estude até à exaustão na véspera do exame. Descanse adequadamente, alimente-se bem e durma o suficiente para estar alerta no dia da prova. O Enem não avalia apenas o conhecimento intrínseco, mas também sua habilidade de aplicar o que aprendeu de forma crítica. Portanto, estude com antecedência, pratique e mantenha a calma durante o exame”, orienta o professor Mauricio.

Quer mais dicas sobre a prova de Ciências da Natureza? Clique aqui.

Cinco dicas para a prova de Ciências da Natureza do Enem

Cinco dicas para a prova de Ciências da Natureza do Enem

O que todo candidato precisa saber sobre as provas do Enem 2023

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem 180 questões objetivas e uma redação. No primeiro dia de prova do Enem (5/11), os candidatos respondem a 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias; e a redação, que deve ser um texto dissertativo-argumentativo. O exame começa às 13h30 e termina às 19h.

Já no segundo dia de provas (12/11), são 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias. O exame inicia às 13h30 e vai até as 18h30. Nos dois dias, os portões dos locais de prova são fechados às 13h (horário de Brasília).

O resultado está previsto para 16 de janeiro de 2024. A divulgação do gabarito oficial está para 24 de novembro. Vale destacar que os candidatos não conseguem, a partir do gabarito, calcular suas notas, pois o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) utiliza um método diferente para o cálculo da nota, que é a Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Aplicado anualmente no Brasil, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes. Atualmente, a nota é a principal de ingresso no ensino superior: é usada em programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade Para Todos (ProUni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e até em processos seletivos de universidades no exterior.

Saiba mais informações sobre o Colégio Sesi aqui.

Sistema Fiep

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!