Enem e Vestibular
PUBLICIDADE

Às vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos próximos dias 5 e 12 de novembro, possíveis mudanças nos critérios de avaliação da redação tomaram conta das redes sociais. Em meio às especulações em relação ao tema, que deixou internautas ansiosos, o Inep garante que não foram realizadas alterações no formato de correção da prova.

O assunto surgiu com a liberação da cartilha exclusiva para corretores da redação. Professores, que também corrigem a prova, perceberam algumas mudanças. De acordo com a professora Marina Rocha, do Colégio e Curso AZ, corretora oficial do Enem desde 2016, as alterações não foram significativas, mas estabeleceram uma nova regra na Competência 1 (C1).

— Houve mudança na avaliação da C1, que julga a escrita e o domínio do aluno na gramática, ortografia, sintaxe e registro. Os erros são classificados em dois tipos: desvio e falha. Para levar nota máxima na competência, o candidato pode ter até uma falha e dois desvios. Antes, ele poderia errar uma vez a estrutura sintática, duplicar palavras, por exemplo. E até duas vezes a gramática, ortografia ou registro, ou seja, vírgula, crase, concordância e regência — explicou a professora. — Esse ano, as questões gramaticais deixam de ser desvios e passam a ser consideradas falhas. Agora, o inscrito pode errar vírgula apenas uma vez, por exemplo. Se errar duas vírgulas já perde ponto, mas, em compensação, se errar apenas uma vírgula e duas crases, o participante tira nota completa. Na minha opinião, equilibrou a competência.

Apesar do que foi notado por alguns profissionais, o Inep alega que a cartilha é apenas uma preliminar e que o material consolidado para orientar os corretores ainda será entregue durante as capacitações presenciais. Segundo o instituto, não houve qualquer alteração nas regras de avaliação da prova.

"Não houve mudanças nos critérios para a edição de 2023. A capacitação dos corretores será realizada após a aplicação das provas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com base nas regras e diretrizes já apresentadas na Cartilha do Participante. O material consolidado para orientar os corretores quanto ao trabalho a ser executado ainda será entregue e utilizado nas capacitações presenciais", afirmou o Inep, em nota.

Os professores apontaram mais alterações. No entanto, Marina afirma que não vê outras mudanças claras na cartilha e que o conteúdo está confuso e ambíguo.

— Achei o material desse ano confuso e, por isso, estamos vendo uma serie de interpretações. Todas as outras mudanças que estão falando são fruto desse problema. O texto está confuso, mas a grade, onde fica a regra de pontuação, a matriz, apenas a C1 está diferente — esclareceu a professora. — Os temas foram mal explicados no material e isso abre muito espaço para interpretações ruins. Me orientei pela grade de pontuação, porque já estou acostumada com a prova, mas se fosse minha primeira vez corrigindo, seria difícil.

Como acertar na redação do Enem?

Na prova, os candidatos deverão escrever um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas sobre o tema indicado, seja ele de ordem social, científica, cultural ou política. A redação deve defender uma opinião a respeito do tópico proposto com argumentos consistentes, estruturados com referências de diversas áreas do conhecimento. Além de ter coerência e coesão, o texto também deve ser encerrado com uma proposta de intervenção social, solucionando o problema apresentado ao longo dos parágrafos. A proposta e a argumentação devem respeitar os direitos humanos.

Mais recente Próxima Às vésperas do Enem 2023, saiba como reduzir a tensão e manter a calma até a prova
Mais do Globo

Expectativa é gerar dez mil empregos em projeto que já acumula prejuízo de US$ 14 bilhões

Petrobras abre licitação para retomar construção de refinaria no polêmico Comperj

Precipitação deve continuar no fim de semana, mas de forma mais isolada e com menor intensidade; no entanto, pancadas devem voltar já no início da próxima semana

Temporais no RS terão dias mais críticos nesta quinta e sexta; veja até quando vão as chuvas

Devotos da Rainha do Pop conseguiram chamar a atenção do patrocinador e poderão ver a diva de perto neste sábado (4)

Área VIP de show da Madonna terá 'fã senior', filha de Fernanda Young e trauma superado; conheça as histórias

Ex-governdora do Ceará ainda não decidiu se estará na disputa, mas ficará a disposição; prazo para desincompatibilização é até 6 de junho

Izolda Cela deve deixar o MEC para poder concorrer à prefeitura de Sobral (CE)

Presidente criticou a convocação organizado pelas centrais sindicais que levou ao baixo comparecimento do público

Ato 'esvaziado' do 1º de maio com Lula reuniu menos de 2 mil pessoas, calcula grupo de pesquisa da USP

Governador demonstrou incômodo após ONGs levarem queixa a conselho da ONU sobre operação na Baixada Santista. Nos bastidores, no entanto, descreveu a ação da PM como 'horrorosa'

A aliados, Tarcísio fez mea-culpa após dizer que não estava 'nem aí' para excessos da polícia em SP: 'Perdi a cabeça'

Nível do rio superou em 9 centímetros a cota de inundação, na tarde desta quinta

Em Porto Alegre, rio Guaíba transborda e águas invadem o Cais Mauá

Cantora passou por uma transformação que mudou totalmente seu visual

Mari Fernandez ostenta shape de biquíni após emagrecer com treinos e dieta; veja fotos

Nessa jornada Lúcifer vai até as últimas consequências para tentar conseguir o seu merecido descanso.

A Toda Poderosa no Teatro Raul Cortez: assinante O GLOBO tem 50% de desconto